quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

TOP10 - Piores decepções da Jmusic em 2011



Olá Pessoal

Mais um ano se passa e chega essa hora de mais reflexões do fim de ano, agora é a vez de falar o que de pior decepcionou na jmusic em 2011.

Essa lista ficou bem mais pessoal e pode desagradar algumas pessoas, realmente não poupei nada.

Foi bem mais difícil montar esse TOP do que o outro mas só esclarecer que eu preferi não incluir notícias de morte, infelizmente esse ano o Jrock perdeu Isshi(Kagrra), Taiji Sawada (X-Japan) e Kazuno do Charlotte, preferi não colocar esse tipo de coisa na lista.

Algumas decepções que ficaram de fora foram os hiatus e términos de algumas bandas conhecidas como D'espairsRay, Kobukuro, Cocoa Otoko etc.

Fiquem ai com as 10 maiores decepções da jmusic em 2011:



10 - EXILE, Perfume e seus albums cheios de músicas recicladas

A primeira decepção representa os trabalhos de artistas populares em que existia grande expectativa, no entanto não corresponderam o esperado, os dois albums estavam sendo aguardados a anos e tinham potencial para estarem entre os melhores albums do ano foram o Negai no Tou do EXILE e o JPN do Perfume, ambos tem pouquíssimas musicas novas, e as inéditas não surpreenderam, no caso do EXILE as melhores musicas tinham sido tiradas do "mini-album" Fantasy e colocadas lá junto com os singles, nada de novo foi marcante, pra piorar a situação o album foi lançado logo na semana do terremoto, e não teve o êxito esperado como seus albums anteriores que venderam mais de um milhão de cópias, no caso do Perfume, seu album de inéditas foi praticamente um album Best reunindo um monte de a-sides, mas não teve nada além disso de marcante.



09 - Monkey majik e seu novo album

Nem sempre uma decepção com um album é algo que você tinha expectativa e foi ruim, as vezes a decepção é porque é bom demais pra você, a ponto que você não consegue digerir as musicas, foi mais ou menos isso que aconteceu com o westview do monkey majik pra mim.

Depois dos ótimos TIME e Sora wa Marude, o quarto album da banda que tinha um conceito interessante e similar com o que eles já tinham feito anteriormente e se mostrou um album muito "não-comercial"/artístico, um album que eles fizeram pra eles e com certeza sabiam que não iriam vender muito com aquilo, ou seja, foi cult demais pra mim, uma decepção não conseguir gostar porque eu fiz pre-order e acabei comprando algo que não gostei.



08 - Fim do Deluhi :^/

2011 foi um ano com muitas notícas ruins para o jrock, como todo ano aconteceram vários disbands, mas nenhum conseguiu ser mais decepcionante que o do DELUHI, a banda que já continha músicos conhecidos do cenário de VK conseguiu chamar bastante atenção nos últimos anos, praticamente todas as pessoas que eu conheço que escutam jrock me diziam "escuta isso", "não esquece o nome dessa banda, eles vão bombar", "eles são muito bons" vocês não tem idéia de quantas vezes eu escutei isso, eles realmente formaram um bom fandom durante sua existência, enfim em abril desse ano a banda decidiu por ao fim o hiatus deles e anunciar que a iriam acabar mesmo porque um dos membros decidiu de afastar.

Enfim,  acabar depois de tanto hype, decepcionante...



07 - Mai Kuraki ..zzzZZZZ
Apesar de não ter muito fandom por aqui, Mai Kuraki é uma das maiores cantoras japonesas da atualidade, até 2008 ela se destacava por ter um estilo mais reservado de promoção não aparecendo em programas de tv etc.

Se eu foi parar pra pensar o que foi o ano de 2011 pra ela terei duas reações, a primeira é que dificilmente eu vou conseguir me lembrar de alguma coisa, todos os seus trabalhos foram bem esquecíveis, em segundo é capaz que eu sinta muito sono e durma, porque foram baladas atrás de baladas e ....zzzzZZZZZ

Mai foi uma das poucas cantoras conhecidas a lançar muitos singles esse ano, ao todo foram 4, todos baladas, nada notório pra mim, e ainda bem uma colaboração com o rapper Nerdhead, outra balada sem graça alguma, pra mim ela teve um ano desanimador, o que me decepcionou.



06 - Ayumi Hamasaki, escandalos e poucos lançamentos

2011 não foi um ano muito bom pras cantoras como um todo, muitas estão em hiatus ou não lançam mais tantos trabalhos quanto antes. Ayumi Hamasaki que casou no início desse ano, e se manteve bem afastada do cenário em 2011 se comparado a sua participação nos últimos anos, nos quais ela sempre tinha um trabalho previsto atrás do outro e conseguia animar sua fanbase, a pequena decepção foi ver o mercado musical sem ela esse ano com apenas um mini-album e seus shows Ayumi fez falta, mas não foi só isso...

Esse ano Ayumi deu o que falar em vários momentos deixando seu próprio fandom confuso, reclamou sobre a reprovação de Urata Naoya pelos seus fãs, não fechou o a-nation como ela faz a anos, se envolveu num grande problema a faltar num Music Station especial de 25 anos(onde tiveram rumores que ela teria se sentido ofendida por não fechar o programa no lugar do AKB48), além disso seus fãs ainda reclamam bastante do conteúdo musical dela (excesso de baladas).



05 - Carreira musical da Becky :(

A talento Becky se destacou em 2010 ao fazer o re-debut no mercado musical com o nome Becky♪♯ com uma produção musical caprichada, trabalhando com produtores que tinham sido responsaveis pelo sucesso de outras cantoras, Becky realmente conseguiu fazer músicas mais bonitas e sérias e teve um ótimo ano em 2010.

Em 2011 Becky regrediu bastante, fez parte da ridícula colaboração GOOD LUCKY!!!!! com a famosa banda Greeeen e teve um péssimo resultado em vendas como nenhum trabalho dela ou do Greeeen já tinham tido, seu único single físico, Kaze no Shirabe também foi arranjado pelo Greeeen, teve um bom resultado mas não animou como seus trabalhos anteriores.

Seu segundo album Kaze to Melody vendeu mal e foi completamente esquecivel musicalmente parecendo que ela quer deixar a seriedade de lado fazendo até musicas características de idols, e pra fechar seu ultimo single digital Shiawase no Kaban teve esse clipe.



4 - Debut do Sexy Zone

Além do muito esperado debut do Kisumai a J&A lançou mais um grupo em 2011, o Sexy Zone. O grupo é jovem demais pra debutar e parece que vai apostar na demanda que as menininhas e pedófilos tem por idols, o nome é o pior imaginavel, as músicas são toscas, tem um garoto que tem sei lá 11 anos no grupo, e lógico são jovens demais pra se apresentar direito. Enfim 2011 poderia passar sem essa.



3 - S/mileage ...

Se eu fizesse a lista das surpresas ano passado com certeza o S/mileage estaria estaria no TOP10, o grupo debutou muito bem com uma música bem produzida, membros carismáticas, um pouco de criatividade, enfim algo bom vindo do Hello!Project.

Em 2011 o grupo desceu ladeira abaixo, uma música pior que a outra, nunca mais fizeram nada que eu conseguisse nem escutar, e pra piorar em menos de um ano o grupo mudou completamente, perdeu duas importantes membros e passou uma grande vergonha ao fazer uma audição pra novos membros e uma das 5 aprovadas ter pedido pra sair do grupo poucos dias depois da aprovação :^/



2 - Hallyu, idols coreanos invadindo a jmusic e atormentando a minha vida

Em 2011 a Jmusic virou um playground dos idols em geral, mas o pior foi ver a coréia toda debutando no Japão pra se aproveitar desse auge. Pra resumir o trabalho dos k-idols conteve falta de criatividade, mesmisse, musicas grudentas, foco na imagem/fanservice, vulgaridade, lançando hit reciclados coreanos ou músicas novas que são praticamente kpop em japonês, os grupos coreanos foram uma das maiores decepções do ano.

Pior ainda é ter que aturar os fandoms de kpop comentando coisas da música japonesa com a sua característica opinião enviesada, falando mal de tudo que é tem toque cultural, tudo que tem qualidade é considerado chato por eles e ainda querendo impor que os grupos coreanos estão "salvando a jmusic", é alienação demais pra aturar definitivamente fica difícil ver e não se irritar, posso dizer que foi o responsavel por ter que parar de acompanhar charts musicais e ter parado de fazer o meu podcast semanal da Oricon porque não tava dando mais.



1 - NEWS ?

Mesmo sem ser fã acho difícil que qualquer coisa esse ano seja mais decepcionante do que acompanhar o NewS, o grupo que até 2008 fazia um sucesso estrondoso começou a lançar cada vez menos lançamentos em 2009 e 2010, deixando suas fãs desesperadas por mais trabalhos do grupo. Elas inclusive fizeram esse ano um projeto de comprar o single Hoshi wo Mezashite e demonstrar que estavam interessadas em mais trabalhos deles, apesar da boas vendas que o single teve poucos meses depois houve o anuncio que Yamashita Tomohisa e Nishikido Ryo estariam saindo do grupo, os dois até então eram os membros de maior destaque e que tinham mais fãs, a notícia decepcionante veio com a  desculpa que Tamapi estaria querendo investir na carreira solo e Nishikido Ryo preferiu focar no seu trabalho com o Kanjani8, como se isso não fosse o bastante (tendo visto que o grupo que começou com 9 e sempre foi muito focado no Yamapi) de lá pra cá o grupo como quarteto não anunciou nada e existe ainda o medo que ele vá acabar de vez...

__

Enfim, qualquer reclamação etc só comentar.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

TOP10 - Melhores surpresas da Jmusic em 2011



Olá Pessoal

Mais um ano se passa e chega nessa hora das reflexões do fim de ano, o que foi bom, o que foi ruim, enfim, hora de lembrar aquilo que marcou e foi mais impactante em 2011.

Nessa lista apresentarei as minhas 10 maiores surpresas de 2011, isso envolvendo música mesmo, logo não espere "Koda Kumi grávida" no meio da lista, e essa envolve apenas as surpresas boas, farei outra só com as decepções do ano depois.

Não deu pra colocar tudo, mas três surpresas que ficaram de fora foi o supreendente Janken Senbatsu do AKB48 , aiko lançando um album Best pela primeira vez na carreira e claro, Nana Tanimura lançando o 1° album que foi praticamente o "Chinese Democracy" do jpop de tanto que demorou.

Fiquem ai com as 10 maiores surpresas da jmusic em 2011:



10 - Che'Nelle, a estrangeira desconhecida que teve um dos albums mais vendidos do ano

A cantora Australiana conseguiu ser uma das artistas estrangeiras mais bem sucedidas esse ano no Japão, ficando atrás apenas de Lady Gaga e idols coreanas, seu êxito surpreendente veio da idéia de traduzir ótimas músicas desconhecidas e hits da música japonesa para o inglês, seus maiores êxitos dentro do album foram os covers de Baby I Love You do cantor de j-urban TEE e de sunshine girl do duo moumoon. O album conta também com covers de outros artistas como lecca, ikimonogakari, Misia e muitos outros, com certeza será mencionado na lista de melhores albums do ano. É um sinal que um bom trabalho pode ainda ser bem reconhecido em vendas e que os idols coreanos não são os únicos  estrangeiros que conseguem se dar bem no Japão, uma cantora sem fandom conseguiu ter o 31° album mais vendido do ano apenas pelo seu bom trabalho.



9 - Acid black cherry lançando singles sem parar :D

Depois de passar por um hiatus devido a problemas nas cordas vocais do vocalista Yasu, o Acid Black Cherry voltou com tudo esse ano, lançando nada mais nada menos que 5 singles, sendo que os últimos 4 em meses consecutivos, e já tem mais um single previsto pra janeiro do ano que vem, realmente não dá mais pra reclamar que a banda tá parada rs :)



8 - Colaborações de fim de ano da LDH & H!P

2011 realmente foi um ano marcado pelas colaborações, houveram várias incluindo triplas e projetos beneficentes que uniram vários artistas, mas algumas delas chamaram mais atenção, primeiramente pela colaboração dos dois grupos que formavam o Hello Project kids, C-ute e Berryz Koubou, e claro pela formação ALL-STARS do Hello!Project chamada de Mobekimasu. A agência LDH não ficou pra trás e também formou as E-girls. Ambos os projetos foram bastante comparados ao AKB48 pelo número de meninas se apresentando, coincidência ou não foram dois bons projetos que me surpreenderam.



7 - Volta do ZONE /inri

Num cenário atual cheio de idols, o talento esta cada vez mais sendo deixado de lado, logo uma das notícias mais impactante do ano foi a volta da banda ZONE, elas voltaram para promover seu Best Album ZONE Tribute ~Kimi ga Kureta Mono~ e rendeu ótimas performances, com certeza um dos acontecimentos mais marcantes do jpop esse ano.



6 - Sucesso do Golden Bomber, os palhaços do Visual Kei

Por incrivel que pareça a banda de Visual Kei que mais supreendeu foi o Golden Bomber, com o humor em 1° lugar eles quebraram muitas barreiras que a muito tempo bandas de VK não alcançavam, o single Memeshikute Memeshikute foi um grande hit e fez com que eles se destacassem em todas as paradas musicais em 2011, Oricon, chaku-uta, downloads, karaoke, definitivamente todos os lançamentos deles deram o que falar, em especial a versão kpop do maior hit da banda que chegou a ser premiada por ter muitas visualizações.



5 - kyary pamyu pamyu, levando um pouco da moda nonsense de harujuku para o cenário musical e sendo ovacionada na internet

A modelo japonesa kyary pamyu pamyu debutou esse ano com a produção do renomado músico de eletro Nakata Yasutaka, sua música PONPONPON se tornou um grande hit na internet obtendo muitas vizualizações, tudo devido ao visualismo exótico e nonsense que faz parte do trabalho dela, apesar de não achar que ela é tudo isso que todo mundo diz, de fato ela é um caso de criatividade na jmusic, ela pode não estar fazendo sucesso no Japão mas é a artista japonesa que mais conquistou fãs overseas e isso surpreendeu bastante.



4 - LDH, as fêmeas do EXILE mostram que girlgroups podem ter qualidade e não cair na mesmisse.

Infelizmente em 2011, muitos muitos grupos debutaram e aterrissaram no Japão pra mamar nas tetas do público babão que paga pau pra idols, nisso tivemos o cenário sendo flodado com grupos que não representavam nada além da mesmisse e pobreza musical, e alguns ainda por cima se resumiam a copiar grupos que fazem sucesso.

Em 2011 houve o debut major dos 2 novos grupos da LDH, Happiness e Flower, com ótima habilidade de canto e dança, rítmo musical puxado pro R&B e um formato que é bem próprio do EXILE elas ao meu ver foram o grupo feminino que mais supreenderam por mostrar que nem tudo que esta aparecendo é ruim.



3 - Namie Amuro resolve levantar do sofá e trabalhar

Depois de um 2010 meio parado, Namie Amuro veio com tudo e fez de 2011 praticamente o seu ano, todos os seus trabalhos tiveram um enorme alarde e não passaram batidos por quem acompanha jpop, quebrou várias barreiras com o Checkmate, um dos albums mais vendidos do ano que continha uma colaboração tripla com AI e Anna Tsuchiya e pela primeira vez na carreira colaborou um um johnny e com um grupo idol coreano. Seus dois singles tiveram ótimas vendagens para uma cantora e como todo ano seu DVD de tour foi um dos shows mais esperados. A surpresa é que eu não esperaria que Namie fosse conseguir estar no auge e superar todas as outras cantoras.



2 - Keisuke Kuwata se recupera do câncer e mostra porque é o MUSICMAN/ forma o TEAM AMUSE!!

Esse ponto é bem pessoal, mas em 2011 eu pude conhecer mais do trabalho do Kuwata e fiquei bem fã dele, seu album que teve sua produção interrompida em  2010 devido ao câncer do cantor e foi concluido em fevereiro desse ano, valeu a espera, o album foi um dos mais vendidos do ano se não contar os idol groups, Kuwata se marcou por chartear em 1° lugar com seus quatro albums solo, sendo um em cada década. Comento melhor o album em outra lista, mas ele realmente se mostrou como o "Homem da música" ao conseguir fazer um album bem diverso em gêneros e com uma produção musical bem caprichada.

Além disso, Kuwata fez vários shows beneficentes pra ajudar as vítimas do Terremoto e supreendeu por idealizar junto com Fukuyama Masaharu o TEAM AMUSE!!, colaboração de vários artistas da agência como Perfume, Porno Graffitti, Begin e Fukuyama Masaharu cujo trabalho lançado por eles foi nada mais nada menos que o 12° single mais vendido do ano e melhor resultado que  algum artista teve no ranking de singles.



1 - Volta da ayaka no Music Station Super Live / Kouhaku

No final de 2009 ayaka anunciou que estava se retirando do mercado musical devido ao tratamento da Doença de Graves, uma doença auto-imune que afeta o sistema imunológico, na época não liguei muito pra grande perda que a jmusic teve, no entanto de lá pra cá a o cenário teve essa avalanche de idols e musicas ruins dominando os charts, logo o cenário ficou carente da qualidade musical e o talento surreal de ayaka .

A performance do Music Station Super Live já foi o suficiente pra marcar essa como a melhor surpresa do ano, espero que 2012 seja o ano dela, pois ela merce.

___

Então galera, se faltou algo reclamem ai ;)