segunda-feira, 20 de agosto de 2012

EUVÍ: OS MERCENÁRIOS 2 (Expendables 2) crítica

Antes de tudo:

1-      Se o filme é bom? Duas palavras: CHUCK NORRIS.

2-      Não tem spoilers, ok?



É impossível não comparar com o primeiro filme da série, que é bem pior, por vários motivos, como uma história que se leva a sério demais e personagens sem motivação convincente, além de efeitos especiais estranhos. Ainda assim adorei o filme, pois cresci vendo aqueles caras em seus próprios filmes e sempre sonhei numa reunião dessas.



Os mercenários dois conta com uma participação maior de atores com pouco espaço no filme anterior como Arnold Schwargenegger e Bruce Willis.



Quem rouba a cena dessa vez é o Chuck Norris, que apesar de aperecer pouco, dá um tom mais especial ao filme.



Jet Li aparece quase nada nesse filme, Jason Statham figura ainda como braço direito de Stallone, Terry Crews é alívio cômico como sempre e o Couture ta apagado, Dolph Lundgren agora é do bem.



A novidade do filme fica por conta Liam Hemsworth e Nan Yu que integram a nova equipe de mercenários.



Já Jean Claude Van Damme faz um vilão totalmente esteriotipado,  um cara malvado que não mede esforços pra conseguir fazer o que quer, pra mim, o ponto baixo do filme.



Diferente do primeiro filme que era dirigido e escrito pelo Stallone, nesse ele só atua, quanto à direção, algumas poucas cenas são muito cortadas, muito rápidas e não dá pra entender o que está acontecendo.



No roteiro, o grande acerto do filme, o filme dessa vez se leva menos a sério, infelizmente existe uma grande barriga no filme, pois, a cena de abertura e a final são tão superiores às demais que chegam a destoar, nada que incomode já que o filme é permeado de cenas de ação.



Vamos à sinopse:



Os mercenários dessa vez já começam numa missão de resgate onde é introduzido o personagem de Liam Hemsworth, depois o personagem do Bruce Willis encontra com o do Stallone o coage a ir numa nova missão, missão nessa em que morre um dos mercenários e a partir daí o filme se resume numa palavra: vingança!



Um fato triste é a pouca participação do Chuck Norris, da pra pensar que cada frame do trailer foi posto no filme e nada mais, tudo parece rápido demais.



Outro ponto é a cena em que a moto explode o helicóptero, no trailer essa cena aparece de outro ângulo, que é melhor.



Falta no filme uma abordagem realista do que seriam os mercenários no mundo real, pois na vida real eles existem e trabalham para empresas notoriamente conhecidas. Esses homens têm seus conflitos e crises existênciais pelo fato de arriscarem suas vidas sem um ideal, apenas por dinheiro.

Nos filmes, tanto no primeiro quanto no segundo, a ação acontece não por dinheiro, mostrando  que eles são mercenários que tem alguma índole. Isso demonstra que por trás da imagem de mercenários existem seres humanos com sentimentos capazes de mover céus e terras para estravasar o que tem dentro de si.

O roteiro mais evoluído do segundo filme é finalizado através de um arco da vingança, onde no final, as atitudes violentas tomadas seriam justificadas pela vingança pela morte de um de seus companheiros e pela escravização de um povoado.

As cenas finais do filme demonstram como ele tenta ser mais profundo quando eles realizam a vontade de seu companheiro morto.

Um ponto positivo do filme é não tentar responder a pergunta mais profunda do filme:

Porque as pessoas que querem viver morrem e as pessoas que querem morrer continuam vivendo?



Essa pergunta sem resposta demonstra que o personagem que a profere, interpretado por Stallone, já não vê tanta importância na vida a ponto de botá-la em risco por algo insignificante, dinheiro. Isso mostra que por trás daqueles personagens existe um background de dores e frustrações. Algo que eles tentam tratar através da violência, mas esse instinto assassino e pecaminoso que eles põe pra fora não consegue esconder o vazio existencial que cada um deles possui, por isso a vontade de morrer. Tanto é que quando deparados com a morte, eles não pestanejam, não sentem medo, porque no fundo eles estão procurando no perigo a saída para os seus embates pessoais, que seria a morte.



Esse filme consolida a série como a melhor série de ação da atualidade e diria até que é o melhor filme de ação de 2012, por sinal, acho que Os Mercenários 2 fecha o ano nerd com chave de ouro mesmo sendo inferior aos grandes blockbusters lançados em 2012(Batman,vingadores,homen-aranha). Curiosidade: a cena com Novak Djokovik foi cortada na sala de edição.



As expectativas eram muito grandes, já tinha pensado o filme todo só pelos trailers, imaginava que seria um filme maior, mas dar densidade a todos esses personagens em 90 minutos seria impossível, o resultado final é que Os Mercenários 2 não é nada dispensável.



[polldaddy poll=6588085]

Nenhum comentário:

Postar um comentário