sexta-feira, 1 de abril de 2011

EUVÍ: JINGLES POLÍTICOS

d

Outro dia estava em casa e descobri que minha carteira de identidade havia sido perdida dentro da minha própria casa.

Ela simplesmente desapareceu.

Sumiu, escafedeu-se, pirulitou-se, criou pernas e fugiu pra bem longe.

Ela não voltou.

É como se eu tivesse deixado de existir técnicamente, afinal das contas, sem minha identidade não sou ninguém, não posso me cadastrar em lugar algum ou posso ser parado na rua por um PM a qualquer momento e além de ser preso, levar um esculacho.

Mas tem uma coisa que eu não posso fazer sem a identidade, VOTAR!

Assim me deu uma forte vontade de me lembrar dos melhores singles políticos brasileiros!

10º-Janio Quadros (presidente 1960/venceu)







"Varre, Varre, Varre, varre vassourinha, varre, varre, bandalheira, o povo esta cansado de sofrer dessa maneira, Janio Quadros, a esperança desse povo abandonado."

Primeiro os jingles históricos, Janio Quadros foi o presidente mais polêmico que o Brasil já teve, tanto é que renunciou ocasionando situações que geraram o golpe militar.

Seu jingle reflete todo seu populismo e toda a aurea de que ELE era a ÚNICA esperança do Brasil e que salvaria-nos de todos os nossos problemas e livraria-nos dos outros políticos, todos corruptos.

9º. Getúlio Vargas (presidente 1950/venceu)







"Bota o retrato do velho meu bem, bota no mesmo lugar, o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar."

Getúlio foi o mais importante nome dentre todos os nossos presidentes, o que governou por mais tempo.

Seu jingle ressalta duas coisas, sua idade avançada, retratando sua experiência e seu apoio aos trabalhadores.

8º. Afif Domingos (presidente 1989/perdeu)

1989 foi na minha opnião a melhor eleição que o Brasil ja teve, com mais de 30 candidatos e o maior espectro ideológico.

Afif era um candidato liberal e recebeu votos da classe média paulista, chegou a ter 20 pontos nas pesquisas, mas seus votos pouco a pouco migraram para Collor.

Seu single fala da fauna e flora brasileira e alerta que juntos chegaremos lá, só que lá era lugar nenhum.

7º. Brizola (presidente  1989/perdeu)







Brizola é o único político que governou dois Estados, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, lugares onde venceu, porém teve menos de 1% em São Paulo e deixou de ir pro segundo turno, mas se fosse venceria, pois tinha mais apoio em setores da sociedade que não gostavam do Lula.

6º. Lula (presidente 1989/perdeu)







O melhor single da campanha 1989!  Imprimia na letra toda a vontade de votar de uma geração de esquerdistas, repleto de artistas, que estavam conscientizados politicamente na época, quando o PT ainda era um partida de integridade ilibada.

5º. FHC (presidente 1994 e 1998/venceu)

Levanta a mão foi a mensagem nas duas campanhas.







Depois da eleição de 1989, os marqueteiros entraram em ação e FHC veio com um single incisivo no ritmo nordestino ( onde o Lula ganhava ), onde a música dizia que FHC era quem iria vencer. Como o povo não quer votar em perdedor, FHC venceu facilmente, o plano Real foi fundamental.







Em 1998, FHC e seus marqueteiros voltam com a mesma idéia, fazer um single direcionado para os nordestinos, dizendo que o Brasil não poderia parar.

4º. Lula (presidente 2002/venceu)







Lula finalmente venceu com um single bem chiclete, mais um!

3º. Serra (presidente 2002/perdeu)







Serra contra-atacou Lula com um single que incitava o medo de uma mudança esquerdista no Brasil que retirasse os avanços adquiridos nos governos FHC,  alertava que a bandeira brasileira era verde e amarela e não vermelha como a do PT, por um certo lado, estava certo.

2º.Alckmin (presidente 2006/perdeu)







Depois do mensalão, os tucanos resolveram dar uma chance ao Alckmin pra perder pro Lula, e ele o fez graciosamente, mesmo não tendo carisma, seu single foi o melhor de 2006, ele englobava toda a população a dizer que agora era a vez do Geraldo, ô nome sem graça.

1º.Dilma (presidente 2010/venceu)







A desconhecida Dilma pegou uma carona na calda do foguete Lula e se lançou ao maior cargo político do Brasil, sem siquer ser eleita a vereadora.

Seu single dizia que era a vez das mulheres e que o Brasil estava melhor com o governo Lula, e que não podia mudar.

Bem, espero que os singles melhorem nas próximas eleições, porque os candidatos não tem como piorar.

[polldaddy poll=6588085]

Nenhum comentário:

Postar um comentário