terça-feira, 27 de dezembro de 2011

TOP10 - Melhores surpresas da Jmusic em 2011



Olá Pessoal

Mais um ano se passa e chega nessa hora das reflexões do fim de ano, o que foi bom, o que foi ruim, enfim, hora de lembrar aquilo que marcou e foi mais impactante em 2011.

Nessa lista apresentarei as minhas 10 maiores surpresas de 2011, isso envolvendo música mesmo, logo não espere "Koda Kumi grávida" no meio da lista, e essa envolve apenas as surpresas boas, farei outra só com as decepções do ano depois.

Não deu pra colocar tudo, mas três surpresas que ficaram de fora foi o supreendente Janken Senbatsu do AKB48 , aiko lançando um album Best pela primeira vez na carreira e claro, Nana Tanimura lançando o 1° album que foi praticamente o "Chinese Democracy" do jpop de tanto que demorou.

Fiquem ai com as 10 maiores surpresas da jmusic em 2011:



10 - Che'Nelle, a estrangeira desconhecida que teve um dos albums mais vendidos do ano

A cantora Australiana conseguiu ser uma das artistas estrangeiras mais bem sucedidas esse ano no Japão, ficando atrás apenas de Lady Gaga e idols coreanas, seu êxito surpreendente veio da idéia de traduzir ótimas músicas desconhecidas e hits da música japonesa para o inglês, seus maiores êxitos dentro do album foram os covers de Baby I Love You do cantor de j-urban TEE e de sunshine girl do duo moumoon. O album conta também com covers de outros artistas como lecca, ikimonogakari, Misia e muitos outros, com certeza será mencionado na lista de melhores albums do ano. É um sinal que um bom trabalho pode ainda ser bem reconhecido em vendas e que os idols coreanos não são os únicos  estrangeiros que conseguem se dar bem no Japão, uma cantora sem fandom conseguiu ter o 31° album mais vendido do ano apenas pelo seu bom trabalho.



9 - Acid black cherry lançando singles sem parar :D

Depois de passar por um hiatus devido a problemas nas cordas vocais do vocalista Yasu, o Acid Black Cherry voltou com tudo esse ano, lançando nada mais nada menos que 5 singles, sendo que os últimos 4 em meses consecutivos, e já tem mais um single previsto pra janeiro do ano que vem, realmente não dá mais pra reclamar que a banda tá parada rs :)



8 - Colaborações de fim de ano da LDH & H!P

2011 realmente foi um ano marcado pelas colaborações, houveram várias incluindo triplas e projetos beneficentes que uniram vários artistas, mas algumas delas chamaram mais atenção, primeiramente pela colaboração dos dois grupos que formavam o Hello Project kids, C-ute e Berryz Koubou, e claro pela formação ALL-STARS do Hello!Project chamada de Mobekimasu. A agência LDH não ficou pra trás e também formou as E-girls. Ambos os projetos foram bastante comparados ao AKB48 pelo número de meninas se apresentando, coincidência ou não foram dois bons projetos que me surpreenderam.



7 - Volta do ZONE /inri

Num cenário atual cheio de idols, o talento esta cada vez mais sendo deixado de lado, logo uma das notícias mais impactante do ano foi a volta da banda ZONE, elas voltaram para promover seu Best Album ZONE Tribute ~Kimi ga Kureta Mono~ e rendeu ótimas performances, com certeza um dos acontecimentos mais marcantes do jpop esse ano.



6 - Sucesso do Golden Bomber, os palhaços do Visual Kei

Por incrivel que pareça a banda de Visual Kei que mais supreendeu foi o Golden Bomber, com o humor em 1° lugar eles quebraram muitas barreiras que a muito tempo bandas de VK não alcançavam, o single Memeshikute Memeshikute foi um grande hit e fez com que eles se destacassem em todas as paradas musicais em 2011, Oricon, chaku-uta, downloads, karaoke, definitivamente todos os lançamentos deles deram o que falar, em especial a versão kpop do maior hit da banda que chegou a ser premiada por ter muitas visualizações.



5 - kyary pamyu pamyu, levando um pouco da moda nonsense de harujuku para o cenário musical e sendo ovacionada na internet

A modelo japonesa kyary pamyu pamyu debutou esse ano com a produção do renomado músico de eletro Nakata Yasutaka, sua música PONPONPON se tornou um grande hit na internet obtendo muitas vizualizações, tudo devido ao visualismo exótico e nonsense que faz parte do trabalho dela, apesar de não achar que ela é tudo isso que todo mundo diz, de fato ela é um caso de criatividade na jmusic, ela pode não estar fazendo sucesso no Japão mas é a artista japonesa que mais conquistou fãs overseas e isso surpreendeu bastante.



4 - LDH, as fêmeas do EXILE mostram que girlgroups podem ter qualidade e não cair na mesmisse.

Infelizmente em 2011, muitos muitos grupos debutaram e aterrissaram no Japão pra mamar nas tetas do público babão que paga pau pra idols, nisso tivemos o cenário sendo flodado com grupos que não representavam nada além da mesmisse e pobreza musical, e alguns ainda por cima se resumiam a copiar grupos que fazem sucesso.

Em 2011 houve o debut major dos 2 novos grupos da LDH, Happiness e Flower, com ótima habilidade de canto e dança, rítmo musical puxado pro R&B e um formato que é bem próprio do EXILE elas ao meu ver foram o grupo feminino que mais supreenderam por mostrar que nem tudo que esta aparecendo é ruim.



3 - Namie Amuro resolve levantar do sofá e trabalhar

Depois de um 2010 meio parado, Namie Amuro veio com tudo e fez de 2011 praticamente o seu ano, todos os seus trabalhos tiveram um enorme alarde e não passaram batidos por quem acompanha jpop, quebrou várias barreiras com o Checkmate, um dos albums mais vendidos do ano que continha uma colaboração tripla com AI e Anna Tsuchiya e pela primeira vez na carreira colaborou um um johnny e com um grupo idol coreano. Seus dois singles tiveram ótimas vendagens para uma cantora e como todo ano seu DVD de tour foi um dos shows mais esperados. A surpresa é que eu não esperaria que Namie fosse conseguir estar no auge e superar todas as outras cantoras.



2 - Keisuke Kuwata se recupera do câncer e mostra porque é o MUSICMAN/ forma o TEAM AMUSE!!

Esse ponto é bem pessoal, mas em 2011 eu pude conhecer mais do trabalho do Kuwata e fiquei bem fã dele, seu album que teve sua produção interrompida em  2010 devido ao câncer do cantor e foi concluido em fevereiro desse ano, valeu a espera, o album foi um dos mais vendidos do ano se não contar os idol groups, Kuwata se marcou por chartear em 1° lugar com seus quatro albums solo, sendo um em cada década. Comento melhor o album em outra lista, mas ele realmente se mostrou como o "Homem da música" ao conseguir fazer um album bem diverso em gêneros e com uma produção musical bem caprichada.

Além disso, Kuwata fez vários shows beneficentes pra ajudar as vítimas do Terremoto e supreendeu por idealizar junto com Fukuyama Masaharu o TEAM AMUSE!!, colaboração de vários artistas da agência como Perfume, Porno Graffitti, Begin e Fukuyama Masaharu cujo trabalho lançado por eles foi nada mais nada menos que o 12° single mais vendido do ano e melhor resultado que  algum artista teve no ranking de singles.



1 - Volta da ayaka no Music Station Super Live / Kouhaku

No final de 2009 ayaka anunciou que estava se retirando do mercado musical devido ao tratamento da Doença de Graves, uma doença auto-imune que afeta o sistema imunológico, na época não liguei muito pra grande perda que a jmusic teve, no entanto de lá pra cá a o cenário teve essa avalanche de idols e musicas ruins dominando os charts, logo o cenário ficou carente da qualidade musical e o talento surreal de ayaka .

A performance do Music Station Super Live já foi o suficiente pra marcar essa como a melhor surpresa do ano, espero que 2012 seja o ano dela, pois ela merce.

___

Então galera, se faltou algo reclamem ai ;)

4 comentários:

  1. Olá!
    Gostei dessa listas. E concordo que o mercado está cheio de idols, isso é até um pouco chato.
    Mas os acontecimentos que escolheu não tem lá muita relação com isso.
    Quero ver os outros tops em.
    E admito que a notícia da Gravidez da Koda foi... Surpreendnte. Falta só o bebê da Ayu agora. XD
    Feliz natal atrasado! E feliz ano novo! E um otimo 2012.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Boas festas pra vc também

    tomara que o bebê da Ayumi não demore pra chegar ^^

    ResponderExcluir
  3. Che’nelle é a grande surpresa. E tem alguns covers que ficaram ótimos (TEE e moumoon), e outros nem tanto (ikimonogakari). Feliz pelos japoneses terem gostado do trabalho dela.

    Yasu fez um lançamento melhor que outro nessa sequência que deciciu fazer. Tanto que já perdoamos o fail “Shangri-la” XD

    Eu estou surpreso em você colocar H!P aqui nesta lista XD
    Mas é merecido. Gostei das colaborações que elas fizeram.

    E dessas gurias talentosas da LDH, pode citar também as TOKYO GIRLS´ STYLE e BRIGHT (essas já um tempinho de carreira). Todos grupos femininos ótimos.

    Golden Bomber e Kyary outras surpresas, vindo com grande hits. Resta saber se esse será o único? O positivo para o Golden Bomber já tem uma fã base sólida. E certeza que o novo álbum venda bem.

    Como eu fiquei torcendo que esta volta do ZONE seja definitiva, que virou realidade. Infelizmente, perderam mais uma integrante (_ saiu por problemas de saúde), mas mesmo assim espero ansiosamente por conteúdo novo delas.

    Também desconhecia o trabalho de ayaka. E também fiquei muito contente com o seu retorno. E especula-se que Utada volte também, em 2012.

    Namie e Kuwata..... simplesmente foi o ano deles.

    ResponderExcluir
  4. concordo sobre Che’nelle e yasu

    Pois é eu tb me supreendi por colocar H!P na lista XD

    esses grupos que você comentou são muito bons, mas pra mim o Flower se destacou muito

    Viva a volta do Zone \o/ pena que uma saiu T__T

    Tomara que a Utada volte *__*

    Namie e Kuwata….. simplesmente foi o ano deles. [2]

    brigado mais uma vez pelo comentário :)

    ResponderExcluir