quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

TOP10 - Piores decepções da Jmusic em 2011



Olá Pessoal

Mais um ano se passa e chega essa hora de mais reflexões do fim de ano, agora é a vez de falar o que de pior decepcionou na jmusic em 2011.

Essa lista ficou bem mais pessoal e pode desagradar algumas pessoas, realmente não poupei nada.

Foi bem mais difícil montar esse TOP do que o outro mas só esclarecer que eu preferi não incluir notícias de morte, infelizmente esse ano o Jrock perdeu Isshi(Kagrra), Taiji Sawada (X-Japan) e Kazuno do Charlotte, preferi não colocar esse tipo de coisa na lista.

Algumas decepções que ficaram de fora foram os hiatus e términos de algumas bandas conhecidas como D'espairsRay, Kobukuro, Cocoa Otoko etc.

Fiquem ai com as 10 maiores decepções da jmusic em 2011:



10 - EXILE, Perfume e seus albums cheios de músicas recicladas

A primeira decepção representa os trabalhos de artistas populares em que existia grande expectativa, no entanto não corresponderam o esperado, os dois albums estavam sendo aguardados a anos e tinham potencial para estarem entre os melhores albums do ano foram o Negai no Tou do EXILE e o JPN do Perfume, ambos tem pouquíssimas musicas novas, e as inéditas não surpreenderam, no caso do EXILE as melhores musicas tinham sido tiradas do "mini-album" Fantasy e colocadas lá junto com os singles, nada de novo foi marcante, pra piorar a situação o album foi lançado logo na semana do terremoto, e não teve o êxito esperado como seus albums anteriores que venderam mais de um milhão de cópias, no caso do Perfume, seu album de inéditas foi praticamente um album Best reunindo um monte de a-sides, mas não teve nada além disso de marcante.



09 - Monkey majik e seu novo album

Nem sempre uma decepção com um album é algo que você tinha expectativa e foi ruim, as vezes a decepção é porque é bom demais pra você, a ponto que você não consegue digerir as musicas, foi mais ou menos isso que aconteceu com o westview do monkey majik pra mim.

Depois dos ótimos TIME e Sora wa Marude, o quarto album da banda que tinha um conceito interessante e similar com o que eles já tinham feito anteriormente e se mostrou um album muito "não-comercial"/artístico, um album que eles fizeram pra eles e com certeza sabiam que não iriam vender muito com aquilo, ou seja, foi cult demais pra mim, uma decepção não conseguir gostar porque eu fiz pre-order e acabei comprando algo que não gostei.



08 - Fim do Deluhi :^/

2011 foi um ano com muitas notícas ruins para o jrock, como todo ano aconteceram vários disbands, mas nenhum conseguiu ser mais decepcionante que o do DELUHI, a banda que já continha músicos conhecidos do cenário de VK conseguiu chamar bastante atenção nos últimos anos, praticamente todas as pessoas que eu conheço que escutam jrock me diziam "escuta isso", "não esquece o nome dessa banda, eles vão bombar", "eles são muito bons" vocês não tem idéia de quantas vezes eu escutei isso, eles realmente formaram um bom fandom durante sua existência, enfim em abril desse ano a banda decidiu por ao fim o hiatus deles e anunciar que a iriam acabar mesmo porque um dos membros decidiu de afastar.

Enfim,  acabar depois de tanto hype, decepcionante...



07 - Mai Kuraki ..zzzZZZZ
Apesar de não ter muito fandom por aqui, Mai Kuraki é uma das maiores cantoras japonesas da atualidade, até 2008 ela se destacava por ter um estilo mais reservado de promoção não aparecendo em programas de tv etc.

Se eu foi parar pra pensar o que foi o ano de 2011 pra ela terei duas reações, a primeira é que dificilmente eu vou conseguir me lembrar de alguma coisa, todos os seus trabalhos foram bem esquecíveis, em segundo é capaz que eu sinta muito sono e durma, porque foram baladas atrás de baladas e ....zzzzZZZZZ

Mai foi uma das poucas cantoras conhecidas a lançar muitos singles esse ano, ao todo foram 4, todos baladas, nada notório pra mim, e ainda bem uma colaboração com o rapper Nerdhead, outra balada sem graça alguma, pra mim ela teve um ano desanimador, o que me decepcionou.



06 - Ayumi Hamasaki, escandalos e poucos lançamentos

2011 não foi um ano muito bom pras cantoras como um todo, muitas estão em hiatus ou não lançam mais tantos trabalhos quanto antes. Ayumi Hamasaki que casou no início desse ano, e se manteve bem afastada do cenário em 2011 se comparado a sua participação nos últimos anos, nos quais ela sempre tinha um trabalho previsto atrás do outro e conseguia animar sua fanbase, a pequena decepção foi ver o mercado musical sem ela esse ano com apenas um mini-album e seus shows Ayumi fez falta, mas não foi só isso...

Esse ano Ayumi deu o que falar em vários momentos deixando seu próprio fandom confuso, reclamou sobre a reprovação de Urata Naoya pelos seus fãs, não fechou o a-nation como ela faz a anos, se envolveu num grande problema a faltar num Music Station especial de 25 anos(onde tiveram rumores que ela teria se sentido ofendida por não fechar o programa no lugar do AKB48), além disso seus fãs ainda reclamam bastante do conteúdo musical dela (excesso de baladas).



05 - Carreira musical da Becky :(

A talento Becky se destacou em 2010 ao fazer o re-debut no mercado musical com o nome Becky♪♯ com uma produção musical caprichada, trabalhando com produtores que tinham sido responsaveis pelo sucesso de outras cantoras, Becky realmente conseguiu fazer músicas mais bonitas e sérias e teve um ótimo ano em 2010.

Em 2011 Becky regrediu bastante, fez parte da ridícula colaboração GOOD LUCKY!!!!! com a famosa banda Greeeen e teve um péssimo resultado em vendas como nenhum trabalho dela ou do Greeeen já tinham tido, seu único single físico, Kaze no Shirabe também foi arranjado pelo Greeeen, teve um bom resultado mas não animou como seus trabalhos anteriores.

Seu segundo album Kaze to Melody vendeu mal e foi completamente esquecivel musicalmente parecendo que ela quer deixar a seriedade de lado fazendo até musicas características de idols, e pra fechar seu ultimo single digital Shiawase no Kaban teve esse clipe.



4 - Debut do Sexy Zone

Além do muito esperado debut do Kisumai a J&A lançou mais um grupo em 2011, o Sexy Zone. O grupo é jovem demais pra debutar e parece que vai apostar na demanda que as menininhas e pedófilos tem por idols, o nome é o pior imaginavel, as músicas são toscas, tem um garoto que tem sei lá 11 anos no grupo, e lógico são jovens demais pra se apresentar direito. Enfim 2011 poderia passar sem essa.



3 - S/mileage ...

Se eu fizesse a lista das surpresas ano passado com certeza o S/mileage estaria estaria no TOP10, o grupo debutou muito bem com uma música bem produzida, membros carismáticas, um pouco de criatividade, enfim algo bom vindo do Hello!Project.

Em 2011 o grupo desceu ladeira abaixo, uma música pior que a outra, nunca mais fizeram nada que eu conseguisse nem escutar, e pra piorar em menos de um ano o grupo mudou completamente, perdeu duas importantes membros e passou uma grande vergonha ao fazer uma audição pra novos membros e uma das 5 aprovadas ter pedido pra sair do grupo poucos dias depois da aprovação :^/



2 - Hallyu, idols coreanos invadindo a jmusic e atormentando a minha vida

Em 2011 a Jmusic virou um playground dos idols em geral, mas o pior foi ver a coréia toda debutando no Japão pra se aproveitar desse auge. Pra resumir o trabalho dos k-idols conteve falta de criatividade, mesmisse, musicas grudentas, foco na imagem/fanservice, vulgaridade, lançando hit reciclados coreanos ou músicas novas que são praticamente kpop em japonês, os grupos coreanos foram uma das maiores decepções do ano.

Pior ainda é ter que aturar os fandoms de kpop comentando coisas da música japonesa com a sua característica opinião enviesada, falando mal de tudo que é tem toque cultural, tudo que tem qualidade é considerado chato por eles e ainda querendo impor que os grupos coreanos estão "salvando a jmusic", é alienação demais pra aturar definitivamente fica difícil ver e não se irritar, posso dizer que foi o responsavel por ter que parar de acompanhar charts musicais e ter parado de fazer o meu podcast semanal da Oricon porque não tava dando mais.



1 - NEWS ?

Mesmo sem ser fã acho difícil que qualquer coisa esse ano seja mais decepcionante do que acompanhar o NewS, o grupo que até 2008 fazia um sucesso estrondoso começou a lançar cada vez menos lançamentos em 2009 e 2010, deixando suas fãs desesperadas por mais trabalhos do grupo. Elas inclusive fizeram esse ano um projeto de comprar o single Hoshi wo Mezashite e demonstrar que estavam interessadas em mais trabalhos deles, apesar da boas vendas que o single teve poucos meses depois houve o anuncio que Yamashita Tomohisa e Nishikido Ryo estariam saindo do grupo, os dois até então eram os membros de maior destaque e que tinham mais fãs, a notícia decepcionante veio com a  desculpa que Tamapi estaria querendo investir na carreira solo e Nishikido Ryo preferiu focar no seu trabalho com o Kanjani8, como se isso não fosse o bastante (tendo visto que o grupo que começou com 9 e sempre foi muito focado no Yamapi) de lá pra cá o grupo como quarteto não anunciou nada e existe ainda o medo que ele vá acabar de vez...

__

Enfim, qualquer reclamação etc só comentar.

6 comentários:

  1. Oi Ryo, muito bom o post! Fiquei sabendo de muita coisa, até porque não acompanho j-music tão de perto quanto você.
    Nunca acompanhei muito a carreira da Becky, mas gostei muito de Emerald e até baixei o CD que tem essa música, gostei bastante (não sei se foi o primeiro da carreira, só sei que foi o único que ouvi). É triste mesmo ver que um monte de artista tá querendo ir pro lado de idols, o mercado já tá tão cheio que não precisa de mais, né?

    Em relação a ayu, 2011 foi um ano fraquíssimo mesmo, mas que valeu muito a pena pela power of music, que acabou sendo uma das melhores turnês dela. A ideia de fazer uma turnê mais simples e com uma orquestra em todas as músicas foi muito boa. Eu gostei do FIVE, mas ele é bem ruim se comparado com qualquer outro lançamento dela...

    Já o S/mileage foi uma decepção atrás da outra... A saída da Saki foi um choque e mexeu com o emocional de qualquer fã, ainda mais pelo jeito desleixado que foi. O discurso de graduação dela também foi ridículo e totalmente sem emoção, parecia que ela tava dando graças a deus por ter saído. Torci muito o nariz pras novas integrantes e fiquei mais desapontado ainda quando a Fuyuka saiu (ela era minha favorita das novas hahaha), mas até que é entendível pela condição médica dela... Mas tenho que confessar que agora tô adorando as novas integrantes, principalmente a Kanana e a Meimi (que já virou front girl), o meu problema é com a Rina, mas tô aprendendo a gostar dela aos poucos. A graduação da Yuuka nem me afetou muito, fiquei assustado e me pegou muito de surpresa, mas com o desastre que foi a da Saki, acho que tô vacinado :P o meu problema foi novamente o desleixo com a graduação dela, dia 31 de dezembro? Sem nenhum show especial? É triste T___T

    ResponderExcluir
  2. sobre a becky é exatamente o que você disse, emerald é muito legal *__* e não precisa virar idol de vez ( ela já é, mas pelo menos a idéia dessa nova carreira dela era seguir um caminho mais sério)

    A Ayumi realmente teve um ano complicado, mas ainda tenho que assistir esses últimos shows pra ter opinião, dela esse ano vi o Countdown do ano passado e o RnRC tour

    S/mileage mt tenso, eu nem fiquei muito bolado com a saida da saki, mas não engulo essa historinha de fuyuka doente ¬¬ e fiquei bolado com a Yuuka :( pra mim era a que mais tinha destaque/talento ali, acompanhava ela desde o Cinderela Complex, triste muito triste

    e completa falta de consideração elas sairem sem nenhum show :^/

    ResponderExcluir
  3. Os álbuns do EXILE e Perfume (junto aqui também do AKB48) foram as grandes decepções.

    Eu gostei até de uns singles deste ano da Mai Kuraki. Talvez por ter visto performances dela em programas tenham me agradado. Fora que ela é linda!

    Sobre Monkey Maijik e Becky, achei que é mais fandom seu. Sobre Becky, ela está indo muito bem como talento. Além do Happy Music, Waratte Iitomo!, ela tem o Live B (este é programa mensal). Pena que ela não tem chance como atriz.

    É uma pena sobre a saída repentina de Saki e Yuuka. Mas as novatas tem algumas com potencial ali. E o novo single parece ser bom (pelo menos bem melhor que os anteriores)

    O problema do Kpop não são os idols exatamente, ou as agência que querem $$$. Tem gente fazendo carreira séria no Japão . O saco é agüentar os fãs alienados, e sites que fazem eles acreditar que o Kpop está dominando o Japão.

    Não sou fã de VK, mas por comentários realmente o fim do DELUHI foi algo bem lamentado.

    Ayumi é complicado falar. Mas o que vejo, pelo lado musical, é que ela quer fazer seus fãs gostar do que ela deseja lançar, mas não está dando muito certo. Como está no texto, a reprovação de Urata e o excesso de baladas. Mas todos esperamos que nossas bocas sejam caladas com o próximo álbum dela.

    Sexy Zone, sem comentários. Ainda mais com a estratégia de eventos promocionais para que conseguissem ficar em #1 na Oricon semanal. E do NEWS, Ryo decidiu ficar onde é melhor, no Kanjani 8 (o grupo está indo muito bem, em vendas e qualidade) e Yamapi sempre quis carreira solo, e agora com a aprovação do tio Johnny, deve seguir os passos de Jin Akanishi. E no fim, como li em comentários, o NEWS agora é um Tegomass+2.

    ResponderExcluir
  4. Mai kuraki é linda mas beleza não poe mesa :P

    Sobre a Becky, no lado idol ela tá super bem, mas a parte musical dela ficou devendo esse ano pra mim

    você falou bem sobre a Ayumi, é bem isso mesmo

    obrigado pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Gostei muito do post, mas nem sei o que comentar. =)

    Os fãs da Ayu tem problema sério com ela. Mas essa sequência de baladas irrita mesmo. Eu não sou lá fã de baladas. Quero algo tipo RULE, que foi a primeira música da Ayu que ouvir e passei a acompanhar a carreira. Apesar dos pucos lançamentos, o Mini FIVE até que foi bom, mas eu sou suspeita pra falar.
    E você esqueceu de citar o problema do a-nation por causa do JUNO. Que o irmão gêmeo dele teve problemas com o grupo que saiu e sei lá por que reclamaram do JUNO, ele não tinha nada a ver com o assunto. Dá uma raiva isso! Por isso que a Ayu fez de não fechar o a-nation, meio que pra "sacanear a avex" e tal.

    Eu tenho uma amiga que gosta do NEWS e do Yuya Tegoshi, essas noticias das saídas dos membros, relamente tristes. E eu ri do seu comentario Tegomass + 2. XD

    E k-pop... eu até curto e tal. Mas eu acho massante, todo mundo ouve e gosta. E fica fans loucos a gritar e dançar e a sala de k-pop no evento mais cheio do que qualquer outra coisa. K-pop está muito modinha. Sério!

    De resto nem sei o que comentar, eu não acompanho.

    ResponderExcluir
  6. sobre a ayumi eu realmente esqueci de falar sobre a parada do a-nation

    mas na verdade o problema tinha sido com o Urata Naoya, os fãs da Ayumi não estavam aceitando ele, mas não sei se isso tem a ver com a decisão dela

    brigado pelo comentário

    ResponderExcluir