sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Crítica: Good Life~Arigato, Papa. Sayonara~



Bem não é o meu objetivo ficar fazendo um monte de reviews de dorama no blog, mas como acabei de assistir Good Life acho que seria uma boa hora para uma crítica. Além do mais na temporada passada eu critiquei Fuyu no Sakura, então nada mais conveniente do que manter a tradição aqui no blog.

Good Life é baseado num Best Seller coreano chamado KashiKogi (mais uma vez criticando uma adaptação japa de algo coreba olha só) que também já tinha sido dorama por lá, de acordo com os roteiristas iriam haver modificações, mas a idéia principal iria continuar.



O dorama narra a estória de um pai (personagem de Sorimachi Takashi) que coloca seu trabalho em primeiro lugar e não dá muita atenção para a família, logo no início da trama sua mulher infeliz com o casamente foge de casa para viver sua própria vida(no Japão parece haver essa cultura de que a mulher casada e com filhos deve parar de trabalhar e cuidar da familia), deixando assim seu filho aos cuidados do pai, que basicamente não dá os devidos cuidados ao seu filho.

Mas a criança é diagnosticada com leucemia e internada,  aos poucos o pai é obrigado a deixar seu emprego de lado e dar mais e mais atenção ao seu filho, já que um só pode contar com o outro. No hospital o pai tem que lidar com a mãe da criança que após fugir não sabe da doença do filho e tem que decidir se conta ou não ao seu filho a gravidade de sua doença.



Para fazer uma referência a Coréia do sul o ator Jung Woo Sung surge para interpretar um médico dono de um banco de orgãos que é a chance dos pais conseguirem um implante de medula óssea para o seu filho. O dorama ainda surpreende o telespectador com um plot twist que muda totalmente o rumo da estória.

________________

Apartir daqui o post inclui spoilers


A série pode ser caracterizada como um dramalhão, em quase todos os episódios surge um tema para tentar emocionar, nos primeiros episódios me senti bem incomodado com o ator mirim, ele vomita artificialidade e é muito dificil sentir pena dele, conforme os episódios vão passando o roteiro parece que melhora e o próprio garoto ganha prática e a estória dele passou a me cativar, principalmente depois dos dramas do amiguinho da mesma idade que morre no hospital e o pai que tentar esconder dele a gravidade da sua doença mesmo quando ele esta piorando.



Depois que a mãe descobre a doença do filho ela tenta conseguir um transplante, e lê num livro que coreanos e japoneses tem um alto grau de compatibilidade genética(não tenho certeza se isso é verdade o apenas uma dexa para incluir o coreéia na trama), e é ai que vem a figura do médico coreano. Ele rende as piores cenas de atuação que eu já vi em dramas na minha vida toda, o ator é bom, ele é bem conhecido já fez vários filmes reconhecidos pra quem presta atenção no cinema asiático, o problema é que o personagem dele só se comunica apenas em inglês, e as cenas em que os personagens falam inglês vomitam muita artificialidade, dá pra ver que eles se esforçam, mas não conseguem convencer falando outra lingua.

_________________

PLOT TWITS MEGA SPOILER



Depois disso o dorama tem um ponto alto quando o pai descobre que ele também tem um câncer no pâncreas e que o tratamento não garante a sua sobrevivência, ele decide não se tratar e ajudar seu filho no transplante, o filho consegue se recuperar depois de transplante, mas o pai tem certeza que não há mais tempo para se tratar, briga com seu filho, o entrega para a mãe e se interna num hospital bem longe, no final do dorama eles tem a chance de se ver de novo, para a aquela que seria a "última vez" o dorama não chega a mostrar a morte do protagonista, mas claramente dá de entender que é apenas uma questão de tempo.

__________________

MINHAS IMPRESSÕES


Realmente Good Life foi um dorama que valeu a pena eu ter visto, acho que meu inconsciente realmente queria ver algo sobre relação entre pai&filho quando decidi que esse seria o dorama que eu iria acompanhar da temporada passada.

Apesar de ser chato, com clichês e aparentemente previsível decidi assistir só pra não dropar e me surpreendi muito com o rumo da estória, o drama da doença do filho não me abalava nem um pouco, até achava que o garoto atuava mal e que não faria eu sentir pena dele. mas quando a doença do pai surgiu o dorama me atingiu em cheio porque foi exatamente dessa doença que o meu pai faleceu.


Apartir da metade do dorama não teve como não se envolver e não me identificar com o que acontecia, se achava que o garoto não conseguia me comover(com o tempo ele melhora na atuação) o Sorimachi Takashi é um bom ator e não sei porque cada vez mais começava a achar ele parecido com o meu pai, consegui me emocionar no último episódio que me fez lembrar um pouco de lembranças muito ruins, mas que ao mesmo tempo conseguiu passar uma mensagem boa que é a de dar valor a quem te ama, e isso é o principal.

O dorama não chega a pegar pesado no final no drama com a doença do pai como fez com o garoto, talvez se tivesse eu teria até chorado, acho que o final foi aquele pra não deixar uma impressão muito negativa que é o que aconteceria na vida real se mostrassem as consequencias de um câncer.

4 comentários:

  1. Gostei da estória, apesar da "spoilada".
    Câncer é clichê nessas coisas. Até o de amor tem alguém com isso.
    Se vc gostou talvez eu goste também, só não sou sentimental ao ponto de chorar vendo essas coisas.
    Pode te indicar um filme? (Não sei se você já o viu)
    O nome é Dear Friends, fala de amizade e tem esse clichê também.
    Tem pra baixar no dramakawai.blogspot.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. ah VLW, eu tenho esse filme aqui e nunca assisti, um amigo me recomendou e gravou pra mim :)

    eu me emocionei pq foi algo que eu me identifiquei com experiências pessoais etc, o único dorama que eu chorei mesmo foi 1 litro de lágrimas que é triste demais >_<

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito da estória principalmente das músicas e dos fundos de vilino. Vc sabe como conseguir esses áudio? Obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo drama ainda mais com a atuação de Takashi Sorimachi!!! Essa car me impressiona cada vez mais, o garotinho tbm me fez emocionar... é uma estória tocante e interessante, faz você aprender a dar valor aos outros, oas familiares... Apartir de agora acomponhar o site!!! :)

    ResponderExcluir