sábado, 20 de agosto de 2011

Review: Do As Infinity - Break of Dawn


Olá pessoal


Já que eu gosto tanto de música, porque não falar de música aqui no blog, devo escolher um album antigo que eu goste muito(e talvez alguns recentes também) depenendo da vontade, paciência e talz. Antes de mais nada, não estudei música, não entendo de nada além de ser fã e escutar a muito tempo, então leve isso em consideração quando for julgar minhas opiniões, eu vou sempre tentar hospedar as músicas em servidores pra vocês que não tem acesso a downloads poderem escutar e entender um pouco do que eu escrevo.


Meu primeiro review vai ser do album que eu mais escutei da minha banda preferida, o Break of Dawn album debut do Do As Infinity, é um album que eu considero bom, (particularmente MUITO BOM rs) e que tem muito do que o primeiro album de vários artistas teria que ter, muita diversidade e sons experimentais.


__________________________________


Break of Dawn

O album começa com uma faixa em inglês, mas eu particularmente não vejo isso como uma vantagem porque o inglês da Van é muito ruim(até hoje, mas tem músicas piores) a música tem um arranjo bem interessante que começa com um clima acústico e no refrão disperta a guitarra dá um ar "normal" de poprock a música, talvez o que possa incomodar são os vocais a parte do "uhhhh break of dawn".

A letra da música completamente em inglês conta a história de um grupo de pessoas que estão na praia bebendo cerveja ao redor fogueira, quando o fogo se tornou cinzas um homem apareceu perguntando onde seria a terra prometida, ninguem sabia responder, mesmo assim apontaram para o horizonte e para lá o homem foi, e ninguem sabe se ele chegou mesmo aonde queria, mas a musica ainda dá a interpretação de se as pessoas que estavam lá chegaram a algum lugar com o que estavam fazendo. (enfim sacomé, essas musicas tem multiplas interpretações bem particulares dependendo de quem lê e em que fase da vida está, então prefiro nem comentar as letras.)

A música como dá nome ao album dita que o album não será um album de poprock normal, os primeiros trabalhos do Do As Infinity se aproximavam bem mais do que uma banda indie de som alternativo faria do que de uma banda comercial pop, acho que a causa do sucesso deles foi a grande promoção da Avex e o envolvimento do Dai Nagao (famoso produtor musical) na banda.

Eu gosto dessa faixa, pra mim ela expressa bastante o sentimento do album uma coisa bem relaxante.

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/21559347"]

Standing On The Hill

Bem mais agitada que a faixa anterior Standing On the Hill tem um som mais feliz, a música realmente engrena no refrão, passa uma mensagem positiva na letra.

Particularmente acho que essa música fica apagada do resto do album, apesar de ter um som bem particular ela não é tão notavel se levar em consideração o album como um todo, mesmo assim acho uma música agradavel de se escutar.

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/21559348"]

Oasis

Primeiro single do album, essa é a primeira música que realmente tem um som rock. A música evolui de uma forma muito agradável, o refrão é muito interessante onde o Ryo faz suporte pra voz da Van, ela no caso se destaca muito no vocal dessa música, diria que até agora é a musica que o vocal dela mais chama a atenção. Além disso o arranjo da música foi muito bem produzido deixando um som bem atmosférico.

Particularmente em Oasis vemos a proposta do album sendo levada para um lado mais comercial, incluindo um som mais pesado do que a impressão de "acústico" ou de "simplicidade" que escutamos nas outras faixas. Acho com certeza uma música bem marcante apesar de não ser uma das minhas favoritas.







Another

Uma música bem parada, praticamente uma balada, essa música se destaca bastante por ser bem única dentro do album, demonstrando a variação que o Break of Dawn tem, o elemento acústico se mantem, e o destaque vai com certeza para o vocal da Van que chega um tom bem alto no refrão. A música tem um clima bem melancólico devido a mistura do som do violino com o da guitarra, o que pra mim é bem agradavel.

Essa música como me referi se caracteriza pela diferenciação ao ser um som mais parado e ao mesmo tempo mantem a coesão do album de ter um arranjo "aparentemente simples" como a das demais inéditas.

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/21559349"]

Kokoro no Chizu (心の地図, Mapa do Coração)

De cara já percebemos uma grande criatividade nessa música que é a inserção do vocoder de uma forma muito harmonioza na música, a música também é algo um pouco mais puxado pro poprock. Pra mim o arranjo ganha destaque por usar um instrumental que faria a musica ser legal e inserir esses elementos diferentes fazendo com que a música se tornasse única.

Com certeza uma das minhas faixas preferidas do album, acho que a musica em si e a os vocais da Van já fariam essa ser uma boa musica, mas a Voz do Ryo com vocoder passando a mensagem de "Everything gonna be alright blábláblá" é bem tranquilizante. Entei que o diga

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/21559350"]

Heart

Outro single, Essa música tem uma produção bem interessante que dá um ar bem atmosférico, diria que a introdução com violão, piano e engrenando com a guitarra já agrada, mas outros som utilizados já são o suficiente pra "viajar" bem, o refrão é bem agradavel, ao meu ver o que mais se destaca nessa faixa é a produção e o trabalho do Ryo com a Guitarra.

Com certeza uma das melhores músicas do album.







Raven

Essa música por enquanto se diferencia bastante das demais inéditas do album, de fato é um rock, a voz de Van praticamente sussurrando transmitem a melancolia que a musica utiliza para  contrabalancear com a parte mais rock da musica onde ele eleva bastante a voz, uma crítica é que o instrumental se torna monótono durante a música. Essa música foi utilizada como tema do filme de terror "Uzumaki" o que justifica a atmosfera sombria.







Welcome

Uma música de cheia de energia, refrão cativante a banda mostrando um lado mais pop e deixa um pouco de lado o som etério das outras faixas, nessa música temos até a gaita no instrumental pra animar.

A unica crítica é que essa música pra mim destoa bastante do resto do album, mesmo assim acho bacaninha.

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/21559351"]

Painful

Nessa faixa temos o Ryo fazendo um rap que se estende até o refrão quando Van faz o seu papel, o arranjo dessa musica é muito interessante e flui bastante.

A letra dessa música é interessante, enquanto o rap do Ryo fala de sentimentos tristes e sensações ruins, a parte da Van é positivista expressando praticamente que é possivel passar pelas dificuldades e fazer o que ser quer.

O que eu mais gosto nessa musica é que ela meio que transmite um pouco do sentimento melancólico da dor. Com certeza uma das minhas faixas preferidas do album.

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/21559345"]

Tangerine Dream

Primeiro single da banda, é uma das músicas com o som mais básico com album, apenas com o violão nos primeiros versos, outros instrumentos até guitarra são incluidos no refrão, uma música boa, mas talvez não muito marcante.







Yesterday & Today

Yesterday & Today é uma balada que traz bastante sentimento de nostalgia, o vocal é bastante tranquilo e o arranjo incliu instrumentos de sopro, violino que dão um ar épico a faixa.

Diria que ela é a faixa mais chata do album devido ao vocal baixo e os intrumentos que tocam tããão deeevvaaagaar.






____________________




Album: Break of Dawn
Artista: Do As Infinity
Ano: 2000
Vendagem: 320 mil cópias
Faixas de destaque: Oasis, Heart, Kokoro no Chizu e Painful

2 comentários:

  1. Olá!
    Legal o review. Vc gosta bastante de Do As Infinity né?
    Ouvi um pedaço de cada música. Até que gostei!
    Música Japonesa é impossível não gostar XD
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. sim, sou bem fã do Do As Infinity, um dos primeiros artistas de jmusic que eu gostei, compro os cds e acompanho os lançamentos deles até hoje

    e sim música japonesa é ótima tem musica pra todos os gostos :)

    ResponderExcluir