domingo, 19 de dezembro de 2010

THE WALKING DEAD e a temática zumbilesca





Então pessoal, começar falando da série da The Walking Dead que estreiou esse ano e se destacou bastante pela a alta audiência, chegou a quebrar recordes por conseguir mais de 5,3 milhões de espectadores nos Estados Unidos no primeiro episódio, uma curiosidade é que esse primeiro episódio já havia vazado na internet uma semana antes o que parece não ter atrapalhado muito  rs.

Eu particularmente sou aficionado por histórias que envolvem holocausto zumbis, na verdade sempre tive uma certa ligação com filmes de terror, mas os que envolvem zumbis definitivamente são os meus preferidos.

A série começou a ser transmitida em outubro desse ano e é baseada numa HQ de muito sucesso de mesmo nome, e que aqui no Brasil é publicada com o nome de "Os mortos-vivos" talvez por isso houve uma grande expectativa em torno da série, muita gente que nem se interessa muito por séries comentava comigo sobre ela, realmente um hype foi criado.

Meu primeiro contato com a trama foi através do animecast que fez um podcast sobre o HQ, eu me lembro que ouvi, me interessei, baixei, mas acabei não lendo, talvez porque eu sabia que ia me envolver e não queria ficar aguardando mensalmente por novos capitulos como acontece com mangás, ou talvez seja porque eu estava apenas com preguiça ^^.  Infelizmente o animecast saiu do ar a alguns meses atrás e não pude escutar o podcast novamente nem linkar ele aqui :(.

Sobre a série, com certeza já se tornou uma das mais famosas no momento, no twitter sempre que haviam novos episódios muitas pessoas se mostravam ansiosas e comentavam sobre o que acontecia, mas por mais que eu seja bem interessado em histórias de zumbis acabei deixando de assistir a série por falta de tempo e por priorizar outras coisas, ontem finalmente tive a madrugada livre e decidi fazer uma maratona da série (que tem apenas 6 episódios nessa primeira temporada).

Talvez meus comentários sejam superficiais demais porque ainda não consegui digerir toda a série e vendo desse jeito com certeza deixei de prestar atenção em vários detalhes, mas foi bastante divertido.

TRAILER







SPOILERS

Uma coisa interessante sobre filmes e séries sobre esse assunto é que eles transmitem um clima tenso que significa que tudo pode acontecer a qualquer minuto e isso pode ser uma das coisas que me deixam mais interessado.

A história tem como protagonista Rick Grimes um policial que é baleado e acaba ficando internado enquanto a epidemia zumbi acontece, pela série parece que ele ficou mais de um dia inconsciente e ao sair do quarto percebe o caos que o mundo enfrentou, a série não se preocupa muito em explicar como a epidemia aconteceu e sim na sobrevivência dos personagens, Rick depois de encontrar sobreviventes segue para Atlanta em busca de sua família, e por ai a história segue.

Alguns destaques da série são a relação entre entes que acontece com alguns personagens, e também o caso de "adultério" que acontece com a mulher de Rick e seu melhor amigo, claro que alguns cliches rotineiros estão presentes na história como uma invasão inesperada de zumbis que mata quase todo mundo, a morte de personagens que tinham sido desenvolvidos até então (a morte de Amy partiu meu coração :/, apesar que eu ache que o autor não tem que ter medo de matar personagens, isso é algo positivo na serie), fora quando uma pessoa é mordida esconde o ferimento e quando descobrem ela diz "foi só um pequeno arranhão" e quando vc vê o braço do maluco esta em carne viva rs.

Algo interessante na série é que por mais que eles estejam vivendo um dia como se fosse uma guerra e lutando para sobreviver em alguns momentos a história foca nas relações interpessoais que são criadas quando a relação de poder se desfaz na sociedade, no holocausto em alguns momentos sobreviver aos humanos se torna mais difícil que aos proprios zumbis, e isso é algo interessante que deve ser abordado nas próximas temporadas.

A primeira temporada termina com os sobreviventes numa base onde estaria sendo produzida a cura para o virus, essa história não esta no HQ original e foi colocada para dar mais impacto ao season finale, a primeira temporada foi boa, tem personagens carismáticos como o coreano, o velho e Andrea, o elenco apesar de não ter atores muito conhecido cumpre bem o seu papel e não tem uma atuação escrota como é comum ter em filmes do gênero.

Com o sucesso da série muitos já a comparam com LOST algo que eu acho muita abobrinha, mesmo não sendo fã de LOST confesso que o trabalho de divulgação e envolvimento que foi feito foi muito unico para a Tv mundial, as unicas similaridades entre as séries é o fator de sobrevivência que funciona de forma muito distinta levando em consideração os dois universos em que as historias são contadas, e sinceramente não espero nem um pouco ver uma história densa e cheia de profundidade vindo de The Walking Dead ou qualquer outro filme de zumbi, simplesmente filmes desse gênero são feitos mais pra chamar a atenção de quem assiste do que de contar uma trama bonita, elaborada e sem erros, enfim tenho certeza que não vão se dar o trabalho de contar como a infecção começou tão cedo em The Walking Dead.

Então pessoal, se você já assistiu a série comente dizendo o que achou, se discorda  ou concorda com  alguma opinião também pode se expressar.

Até mais.

Um comentário:

  1. Defendo com unhas e dentes a proposta zumbi do madrugada dos mortos, com os zumbis correndo cheios de stamina no primeiro dia, e depois caindo no chão, no a volta dos mortos vivos, os zumbis lerdos 4ever são impossíveis de vencer, só explodindo tudo.

    ResponderExcluir