terça-feira, 16 de outubro de 2012

EUVÍ: Aborto, 10 motivos para ser contra, 10 motivos para ser a favor

Não há assunto mais ingrato pra se discutir com colegas e amigos de ideologias diferentes que o aborto. Sempre me disseram que política, futebol e religião não se discutem. Pois bem, vamos discutir o aborto.

Pois bem, já reparei que tem gente que se exalta com facilidade ao debater o tema com quem pensa diferente, nenhum assunto sintetiza tão bem o choque de valores e gerações.

As pessoas chamam as outras de fanáticas religiosas ou de assassinas de acordo com a posição ideológica. Existe também uma confusão com relação a religião das pessoas, se alguém é religioso e é contra o aborto, a pessoa está necessariamente impondo sua religião a outros, como se todos os argumentos para ser contra fossem argumentos religiosos.

Se a pessoa é a favor, é tida como uma pessoa mundana, sem caráter, sem amor ou carinho a vida alheia, como se não houvessem situações que obrigam as pessoas a fazer esta difícil decisão.

Existe uma diferença entre ser a favor do aborto e ser a favor da legalização do aborto, uma significa ser a favor de envenenar e triturar o cérebro de fetos indefesos; a outra é ser a favor de legalizar a primeira em algumas ou em todas a situações mesmo que se ache ou não que é um ato deplorável.

Numa sociedade onde o sexo casual e deliberado é promovido pela mídia e por setores de uma sociedade hipócrita. Muitas pessoas ficam sujeitas a ter um filho indesejado e são obrigadas a ter de criar uma criança só porque a "sociedade hipócrita" assim deseja.

Existe uma infeliz nomenclatura para denominar aqueles que são contra o aborto, são chamados de "pró-vida", como se os outros não fossem a favor da vida. Já os a favor do aborto são chamados de "pró-escolha", que é exatamente o que negam aos abortados, qualquer escolha.

Então chega de amorzinho e vamos direto ao assunto, antes de qualquer coisa, vivemos num Estado laico, então, nada de argumentos meramente religiosos.

Motivos para ser favorável à descriminalização do aborto:

1-  A mulher tem direito de fazer O QUE QUISER com o próprio corpo, tem o direito fazer suas próprias escolhas e viver como desejar, pois viver sem poder escolher não é nada mais nada menos do que transformar a vida numa prisão das circunstâncias.

2- Uma pesquisa feita em Nova Iorque constatou que depois da legalização do aborto, os índices de criminalidade diminuíram, menos pessoas pobres e indesejadas, menos crimes, menos gastos com saúde, educação, etc. Menos pobres é menos pobreza.

3- Com a criminalização do aborto, as mulheres ricas vão para clínicas privadas, onde são muito bem tratadas, e as pobres são obrigadas a ir a lugares sem as mínimas condições necessárias. Logo, as ricas são bem cuidadas e as pobres sofrem risco de vida.

4- Como dizem muitos, a vida do feto não merece ser respeitada, não a nível de um ser humano, a vida pela lei começa quando o feto sai da barriga da mãe com vida, ali começam seus direitos. No aborto por nascimento parcial, o médico pega o feto pelo pé e antes de a cabeça passar ele a perfura, segundo a lei isso é aborto, não assassinato.

5- A super-população traz uma série de problemas, entre eles, a falta de recursos, que leva uma enorme quantidade de pessoas a viver na miséria.

6- Uma mulher não deveria gerar uma gravidez que não desejou, se uma mulher tomou todos os cuidados e usou os metódos contraceptivos, ao se ver vítima do destino, tendo uma gravidez indesejada deveria poder interromper a gravidez. Se não há dolo, não deve haver consequência.

7- Um filho requer AMOR e carinho, uma criança que nasce de uma gravidez indesejada  pode vir a ser vítima de frustrações precoces.

8- A criminalização do aborto é mais um instrumento de opressão aos direitos das mulheres.

9- Muitas mulheres vítimas de estupro, são obrigadas a carregar no ventre um doloroso fardo que a remeterá para sempre do violência que sofreu. Nesse caso, a mukher não deve prosseguir com uma gestação indesejada só por causa da opinião da sociedade.

10- As mulheres estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo, quando engravidam jovens, são obrigadas a perder toda a sua juventude para criar de uma criança que muitas vezes nem pai presente terá. A gravidez na adolescência compromete os estudos e a carreira da jovem. Se o aborto foi legalizado, essa mazela seria sanada.

Motivos para ser contrário à descriminalização do aborto :

1- Caso você leia a constituição brasileira, ela assegura o direito a vida, o primeiro e mais importante direito. Sem o direito de viver não há o que se falar dos outros direitos, como o direito de expressão, ir e vir, de associação, de crença, etc.
1.1- A jurisprudência atual tende a crer que a vida começa na concepção, mesmo que a ciência ainda não tenha chegado numa conclusão quanto ao tema.
1.2- Para que ter direito de escolha se não há direito de viver, qualquer pessoa de bom senso reconhece que o direito de viver é mais importante quando comparado ao direito de escolher.

2- A partir da fecundação, é criado um novo ser que tem o DNA do pai e da mãe, é um ser diferente de qualquer outro existente no universo, único. Sua existência deveria ser respeitada, pois a única coisa que a separa de um adulto são os fatores nutrição e tempo.

3- Não ser a favor da vida seria em si só um ato hipócrita, uma vez que estamos negando a outros um direito de que nós mesmos gozamos sem que tenhamos pedido ou almejado a gozar. Seria um ato egoísta, uma vez que zelamos tanto por nossas vidas, mas desprezamos a vida alheia.
3.1-É inegável que a vida humana deve ser respeitada e não coisificada, como se o feto fosse um objeto que se destrói e depois se joga fora. Nem animais são tão desrespeitados. Aliás, defensores dos animais não são tão ridicularizados do que os que defendem os fetos.

4- Nos Estados Unidos, onde o aborto é legalizado, cerca de 4 em cada 5 mulheres que o requerem são negras ou latinas, o aborto nesse caso serveria para fazer uma limpeza social.
4.1- Nova Iorque diminuiu sua criminalidade por causa da legalização do aborto ou devido à revolução que a cidade sofreu na forma de encarar a violência, mais conhecida como tolerância zero?
4.2- Uma pessoa não pode ser impedida de nascer só por causa de sua condição social, etnia, origem, etc. Pessoas ruins nascem em más condições, mas a GRANDE maioria das pessoas que nascem em más condições são pessoas íntegras e boas, vide as pessoas que passam por orfanatos ou crescem nas favelas. São todas bandidas ou são na sua maioria trabalhadores que encaram os obstáculos da vida? Pobres têm direito de viver, tanto quanto os ricos!

5- Com o aumento da expectativa de vida e diminuição da taxa de natalidade, em pouco tempo haverá um inversão na pirâmide demográfica, fazendo com que haja uma carência de pessoas que trabalhem para sustentar a previdência e seguridade social, mais pessoas seriam desejadas.

6- O aborto prejudica o corpo da mulher, além dela correr risco de MORRER, existe um aumento da probabilidade real da mulher após o aborto:
6.1. Sofrer de problemas de ordem psicológica,
6.2. Ter um aborto natural em futuras gestações,
6.3. Desenvolver câncer e outras doenças.

7- Em muitos casos, fetos guerreiros e heróicos sobrevivem às várias tentativas de aborto, uma vez que antes de nascer, já existe inteligência para poder brigar por suas próprias vidas. Infelizmente, a grande maioria desses fetos indefesos e inocentes carregam sequelas pelo resto de suas vidas. A dor pode ser sentida a partir do terceiro mês de gravidez. O aborto consiste em sofrimento para um ser que nada fez para sofrer. Legalizar a prática é aceitar a injustiça contra quem só almeja o justo direito de nascer.

8-Toda a mulher tem direito de fazer suas decisões, de escolher quando ter filhos, de ter domínio sobre o próprio corpo! SIM! Metade dos fetos abortados são do sexo feminino e tem o direito de fazer suas decisões.

9- A mulher tem direito de fazer O QUE QUISER com o próprio corpo! SIM! O. Feto não faz parte do corpo da mulher, ele não é um prolongamento do corpo da mulher, ele é um ser próprio que está instalado no corpo da mulher. Tanto que o feto que escolhe quando a grávida vai urinar e não o contrário. Ele é o sujeito ativo.

10- AMOR, sim, amor ao próximo, amor à vida do próximo, sentimento que não é exclusividade de nenhum grupo defensor de uma filosofia qualquer, pois é próprio do ser humano. Não devemos aceitar que seja feito com o feto o que não gostaríamos que fosse feito conosco.

Conclusões:

Poderia dar mais mil motivos, tanto de um lado quanto do outro, já passei por várias discussões acaloradas sempre mantendo o bom senso sobre o tema e não precisei pesquisar muito para apontar o que escrevi.

Serei honesto em dar minha opinião pessoal, sou contra a discriminação, mas respeito quem pensa diferente de mim. Cada um tem sua história de vida que colabora pra que cada um tenha sua opinião sobre o assunto.

No meu caso, minha mãe teve MUITA dificuldade de engravidar até conseguir me conceber, então fui muito bem desejado. No entanto, tenho pessoas próximas que praticaram abortos e carregam as cicatrizes na alma até hoje.

Acredito que a gravidez possa ser paralisada em caso de estupro, uma vez que não houve qualquer dolo por parte da gestante em assumir o risco de engravidar, diferente da mulher que intencionalmente faz sexo com o parceiro e engravida sem querer, assumindo o risco de engravidar.

Acredito que a gravidez possa ser paralisada quando as chances de sobrevivência do feto é mínima, a mulher sofre muito com uma gestação que pode vir a se tornar uma enorme frustração, a mulher deve decidir assumir o risco de continuar ou não uma gestação fadada ao fracasso.

Acredito que a gravidez DEVE parar em caso de risco a vida da mãe. A mãe tem um círculo social e o feto não. Comparar duas vidas e decidir qual é a mais importante não é a questão, pois o bom senso implica em segurar o que está vivo e não quem ainda não nasceu.



Bem, devo terminar pedindo desculpas se fui muito "efusivo" nas minhas colocações na defesa do direito à vida,  é que eu posso defender a minha vida e aqueles dos quais estamos falando - se devem ou não viver - não podem...

OUTROS POSTS SOBRE ABORTO

6 comentários:

  1. Gostei muito da sua posicao contra. Eu, pessoalmente, sou a favor, mas sua defesa pela vida me conquistou! Esta de parabens!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário. Também já fui indiferente à vida dessas vítimas da nossa sociedade. Devemos nos colocar mais no lugar do mais fracos e indefesos. O que vemos na imprensa é um apoio massivo ao aborto, de modo que a maioria das pessoas nunca vai escutar argumentos não-religiosos em defesa da vida. Todos devemos ter informações de ambos os lados para tomarmos a decisão que julgamos ser a certa.

    ResponderExcluir
  3. Joane Farias Nogueira16 de maio de 2013 às 16:48

    Não sei se vc entendeu bem o que eu falei. Acho que ficou mal explicado,talvez As negras praticam sexo tanto as wasps,mas são mais vítimas de falta de instrução,machismo e etc. Não é tão diferente do que vc falou. Mas, enfim... Já sabia que o homem determinava o sexo da criança, e ainda que haja material genético para desenvolver aparelhos reprodutivos, como poderíamos saber se é uma menina ou menino? Faremos aborto seletivo então. Argumentar isso é cair no vazio. É uma retórica que só faz fugir da questão. É como aquele argumento de que quem é favor do aborto já nasceu. Ora, para ser a favor ou contra algo é necessário , no mínimo, ter nascido, ser um ser pensante, ter um sistema nervoso. "Olha mulher, vc está se contrariando quando aborta uma menina.Pois, mulher tem direito de escolher o que fazer com o próprio corpo. Então,está sendo machista abortando uma mulher." Então, vamos ter que escolher entre uma mulher e outra. Mas, tudo bem se eu abortar um homem? Quando digo que um feto não é uma mulher formada, quero dizer que não é uma pessoa formada, nem sabemos se é fêmea ou macho,eu nem acredito que teríamos como saber antes do tempo. Então, o jeito é fazer aborto seletivo.

    ResponderExcluir
  4. Joane Farias Nogueira16 de maio de 2013 às 17:23

    Claro que há um abismo de diferença entre uma pessoa que foi estuprada e uma camisinha rompida.
    Eu posso praticar o ato que pode levar à gravidez, mas se me protegi, como posso "ser punido por isso"? Não tira a minha responsabilidade, e me obriga ser mãe,pai de uma criança que eu não planejei? Não quero parecer rude, mas acho que é muito fácil falar :"Pessoalmente, não optaria por aborto em caso de estupro." Principalmente quando não é com vc, mas respeito se vc pensa assim.
    Feto não é nenhuma lombriga. Isso é verdade. Mas, o argumento do o corpo é meu se encaixa nisso. Se o corpo é meu, eu posso escolher quem vai ficar perto dele, quem vai usufruir dele, a quem vou servir com ele. Em muitos casos, temos que fazer escolhas difíceis. Essa pode ser uma. Mas, a verdade é que mesmo que o feto esteja localizado geograficamente no corpo de uma mulher, isso ainda a torna hospedeira,ainda a torna apta - ainda que não concordemos com sua decisão - para decidir se ela quer ou não ter essa vida localizada geograficamente DENTRO DO CORPO DELA.
    Eu vejo as pessoas colocando gravidez como uma castigo para os que não se protegeram. Eu discordo,mas.ok!

    "Ainda vejo muito mais preconceito contra a vida do feto do que contra a mulher"
    Vc deveria começar a ouvir e ler mais as colocações das pessoas em relação à mulher e aí vai entender o que eu falo. A maioria das pessoas defende o feto e culpa a mulher pela gravidez.


    "Uma estuprada não teve a opção ou escolha, ou até mesmo vontade de praticar sexo com seu estuprador. Sua gestação apenas iria traumatiza-la"
    Vou dar uma resposta sua : com isso, não estaríamos dando " lugar a essa lógica que faz de todos nós dignos de decidir ou não sobre os direitos alheios apenas porque os nossos estão implicados."
    Acho que superei essa do risco de vida da mãe, eu nem citei isso como uma caso, mas ok!

    To tentando entender onde o Estado se encaixa nisso. Útero não é espaço público para as pessoas ou mesmo a lei podem sair decidindo tudo por aí. O Estado, a lei servem para que excessos não sejam cometidos. Imagina se alguém decidisse que é lícito abortar aos 7 meses? Mas, decidir se uma mulher deve ou não fazer algo que ela não quer, não deveria ser papel do Estado.O aborto é uma questão complicado. Já dei minha opinião sobre isso no caso dos abortos em malta. Mas, ainda assim, eu vejo isso como uma questão bem maior do que só proteger a vida.

    Se o homem tem tanta responsabilidade, deveria ser chamado a atenção sobre a falta de prevenção tanto quanto a mulher.
    Agora foi vc quem pegou pesado com essa coisa de teto e goteiras, de olhar para cima de disparar. Qual a intenção de atirar para cima? Há pessoas que optaram por ter sexo para muito mais do que procriação. E quero saber por qual motivo o aborto é aprovável,permitível em uns casos e em outros não. Vejo muita gente achando que é super pró-vida e que tá arrasando dizendo que é favor em caso de estupro, mas condena viementemente quem é a favor em casos de gravidez indesejada. Vejo pessoas a favor de guerras e de pena de morte dizendo que são pró-vida. Vejo pessoas falando que a mãe merece morrer, que quem é favor do aborto deveria ter sido abortado e ainda assim se achando super pró-vida. Como meu namorado vive repetindo ,dizem que a maior questão ética do homem ainda é decidir sobre a própria vida. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Sucinto dessa vez.
    1- O útero da mulher está localizado dentro do nosso território e nossa constituição garante a vida de alguém em qualquer lugar possível. Seja num útero, seja no estômago de uma baleia. Vida humana é vida humana.

    2- Quanto aos pró-vida, são apenas pró-vida dos fetos do mesmo jeito que os pró-escolha são apenas pró-escolha da mulher. Há incoerências e todos somos livres para ser incoerentes. Até eu sou muitas vezes. Ainda acho que o direito a vida é maior que o direito a escolha. Sem vida não há escolha. Agora querem perverter a natureza dizendo que sem escolha não há vida. A vida alheia entra na loteria da vontade da gestante.

    3- Risco assumível não é inimputável. Isso que eu quis dizer de forma infeliz. Já preciso dormir. Aliás, desfrutarei de um prazer que nenhum desses fetos cuspidos chegará a imaginar que existe: vou dormir numa cama.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário Joane, para não me repetir.
    1- O feto a partir da décima semana já pode ter sistema nervoso. Logo, sente até dor e consegue agonizar e tentar desviar da furadeira do aborteiro.
    2- Abortar um homem é tão ruim quanto uma mulher. Aborto seletivo é outra atrocidade. Metade dos fetos abortados são sim do sexo feminino. Logo, os mulheres que estão no ventre não tem direito a decidir sobre o corpo delas. Achar que a mulher pode abortar só porque não sabe o sexo do bebê é outra atrocidade. Todo bebê tem 50% de chances de ser do sexo feminino. Aborto é um crime contra a mulher, não a favor dela.

    ResponderExcluir