terça-feira, 30 de outubro de 2012

EUVÍ: O resultado das eleições em São Paulo, a ascenção da estrela do PT e a revoada tucana

[slideshow]A eleição de 2012 foi um balde de água fria para os tucanos, eles perderam várias prefeituras importantes no interior de São Paulo, Osasco, Jundiaí e São José dos Campos saíram do seu domínio para cair nas mãos de seus adversários políticos.

Nenhuma derrota vai ser tão doída quanto a derrota de José Serra para Fernando Haddad. José Serra é sem dúvida o político mais experiente do Brasil, tendo passado por todos os principais cargos que um político precisa para ser presidente, ainda assim perdeu uma eleição para prefeito contra alguém que nunca havia participado de uma eleição.



A vitória de Haddad mostra a força do PT e de Lula em São Paulo, o ninho dos tucanos. Lula foi esperto e escolheu um candidato que não era conhecido e não possuia rejeição alguma para disputar a eleição contra um José Serra que tinha mais de 40% de rejeição.

A eleição de 2012  quebrou paradigmas, pois geralmente é o PT que escolhe seus candidatos democraticamente por prévias internas, mas dessa vez foi o PSDB que precisou fazer prévias para escolher Serra, enquanto Haddad foi escolhido por Lula sem o consenso do partido.

Se observarmos a evolução dos votos no primeiro e no segundo turno, veremos que Haddad conseguiu melhorar muito seu desempenho nas regiões onde venceu e avançou em regiões onde não tinha ido tão bem por herdar os votos dos candidatos derrotados no primeiro turno.


Como pudemos ver, o PSBD perdeu várias prefeituras, e foram prefeituras importantes. Já o PT viu suas prefeituras aumentarem.


O PT, graças a vitória em vitória em São Paulo, vai ter uma receita anual mais de 3 vezes maior que os tucanos.


Agora o PT terá o dobro de habitantes sendo governados do que o PSDB. Essa  realidade mostra que o PT no estado de São Paulo viabiliza uma candidatura mais forte ao governo de São Paulo em 2014.


É o panorama da eleição pode ser triste para o PSDB nacionalmente, mas em São Paulo a eleição trouxe uma dura realidade, que o PT esta avançando no estado mais importante da federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário