segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Review: lecca - Power Butterfly



Venho aqui fazer mais um review, dessa vez de uma artista japonesa bem diferente do que todos estão acostumados, lecca é um artista de J-urban(rítmos alternativos) mas especificamente de Reggaeton e Dancehall, na verdade eu só fui entender o que esses estilos significam escutando o album, mas o fato dela ser uma artista completamente única no cenário musical me fizeram chamar a atenção para os trabalhos dela, algo que chama muita a atenção é a fortíssima voz dela que chega até a ser um um tanto quanto masculina.

Power Butterfly é o sexto album de sua carreira que sucedeu o "BIG POPPER" album que a revelou para o grande público(eu no caso rs) por ter vendas muito boas para um artista de J-urban permanecendo durante quase um mês no TOP10 da Oricon e vendendo mais de 100 mil cópias, por isso havia uma grande expectativa para o seu lançamento. Lá vou eu para o Review.

Para escutar o album clique AQUI


Butterfly Effect

Não costumo gostar de interludes, mas não há como não se animar com uma música delas, realmente levanta o astral, como é bem curta ela dá uma decepção porque eu com certeza iria querer escutar mais de 3 minutos disso, esse batuque que causa esse efeito dancante é o rítmo do Dancehall.

Chikara

Chikara foi a música usada para promover o album, infelizmente eu senti que era uma das músicas menos interessantes do album e que seria muito melhor que outras faixas ganhassem um clipe, enfim, chikara significa força, nessa música podemos ouvir um rítmo mais caribenho, há a mistura de batidas mixadas com som acústico, e a própria voz da lecca alterna entre sua voz natural e a voz nasal criando partes interessantes na música. Chikara é uma boa musica e funciona bem como faixa inédita de album, mas não vi como ela poderia representar o album tanto em estilo quanto em apelo mesmo.







Gambling

Gambling segue mais o estilo do reggaeton, eu gosto do clima frenético dessa faixa, particularmente é uma da minha preferidas do album, o refrão é bacana e ou gostei bastante do rap, essa música praticamente trabalha bastante na velocidade, o arranjo vai mudando conforme a lecca vai diminuindo ou aumentando a velocidade do canto.

My measure

Primeiro single incluso no album, My Measure foi lançado logo apôs o sucesso do BIG POPPER e foi tema de um dorama. Acho que essa música foi feita mais pra cativar as pessoas e por isso o estilo dela não esta tanto ali, muitos fãs reclamaram "KD o reaggeaton?" mas de fato lecca como outros artistas foi um lado mais pop pra lançar um single pra fora do nicho musical que acompanhava ela, eu particularmente gosto da faixa, o arranjo é bem trabalhado e dessa vez a voz nasal não aparece, talvez pra não assustar as pessoas







TARGET feat. SHAGGY

Primeira colaboração do album, é normal que os artistas de J-urban façam muitas colaborações entre si ou com artistas pop pra chamar a atenção das pessoas, nessa faixa temos uma colaboração internacional com o cantor SHAGGY famoso internacionalmente.

Essa faixa é fenomenal porque ambos tem vozes bem únicas e fortes que combinam bastante, a música é um reggaeton bem contagiante que usa bastante inglês, a lecca chega até a cantar menos que o SHAGGY, o arranjo inclui elementos de eletro na batida que funcionam bem, uma faixa bem unica não só no album como em qualquer coisa que eu já escutei de j-urban, existem rumores maldosos que eles já ficaram.

TV Star

Essa é outra das minhas faixas preferidas do album, A abertura da música é com uma dubladora fingindo que lecca esta prestes a se apresentar num programa de televisão o que eu achei muito bem humorado, a batida é bem insistente mas eu gosto muito de como ela funciona como um todo com a lecca cantando muito rápido e essa batida eletrônica atrás criando esse clima bem animado. No final a dubladora volta pra falar rápido como as apresentadoras de programas japoneses normalmente fazem.

Hataraku♀no Ko

Nessa música dá pra perceber que o SHAGGY ajudou na produção e incluiu a voz dele em alguns momentos, a música é puramente um Reggae, com o arranjo bem criativo que tem além da batida apitos alguns barulhos eletrônicos e a voz dela auto-tunada em alguns momentos. Acho essa faixa boa também, ela pode não ter o mesmo clima dançantes das outras faixas mas funciona bem com o seu estilo e me cativou bastante, gosto de me surpreender com o final da musica também :).

Toshirou Ufutari

Essa música eu diria que é um Reggae lento, a música tem um clima bem de Reggae tradicional sem muitas inovações como pode-se conferir nas demais faixas do album, a música é bacana é usa bastante saxofone no final

A música ao meu ver é boa e funciona bem no album, mas comparada as demais do album ela meio que fica ofuscada.

Mirai Camera

Batida muito contagiante, essa musica mistura o rítmo dançante do Reggaeton com o Eletro misturado no arranjo fazendo uma música muito interessante.

too BAD, too FAKE

Essa música parecia uma música ocidental no instrumental e na temática mas tem o "Twist lecca" com sua forte voz lá, essa música pra mim não chama a atenção no album por ser muito convencional e nada ousada, dá pra perceber claramente que a guitarra/baixo/bateria estão lá ao invês de instrumentos mais diferentes levando essa música prum estilo mais ocidental.

Love Majic feat. LUNA, TSUGUMI from SOULHEAD, & JAMOSA

Versão j-urban de lady marmalaide, sério acho todas elas muito talentosas e criativas em seus projetos e panz, mas nunca curti essa musica sempre pulo quando escuto o album.

Mesmo assim tenho que reconhecer que a musica trabalha com esses 4 vocais anormais para os padrões tradicionais e cria uma colaboração bem única.

ah eu odeio o modo como essa música termina /facepalm

Akashi

Depois de duas faixas bem diferentes temos "lecca" de volta ao album, a batida é bacana e é o tipo de música que tenta mais cativar que animar pra dança, quase como My Measure, acho essa faixa agradável funciona bem como inédita, mas ela também não causa tanto impacto(alias essa crítica mostra como esse album é bom, as musicas são boas)

Kimi ni Todoke

Até agora tivemos uma música lenta, mas diria que Kimi no Todoke é a primeira balada do album, essa musica não contem nenhum auto-tune, tem um estilo de musica mais misturado com o R&B  e intrumentos mais "roots" como violão e harpa, acho uma música muito bonita.

Snow Crystals

Essa música tinha sido de um dos singles prévios dela, foi a escutar essa musica que eu me animei a escutar as musicas dela.

Ela é um mid-tempo reggaeton*_________* muito boa lecca mostrando que consegue fazer músicas mais voltadas pro pop usando seus estilos base, o clima da música não tem oscilações o que faz a música ser nem  catchy pra mim.







TSUBOMI feat. Kusuo

Terceira colaboração do album, também estava num single lançado préviamente, a música tem um clima mais R&B talvez pra se aproximar do estilo do Kusuo, acho o arranjo incrível criando de certo modo um clima tropical(sei lá me lembra Donkey Kong 2 rs) que me conquistou muito.

As vozes dos dois são bem diferentes dessa vez, mas elas se intercalam bem e eu acho essa música muito bonita :)







okay & be alright

Outra música que cria um clima tropical só que de outra forma com instrumentos diferentes, eu diria que a marimba que toca insistente mente me incomodou bastante, mas eu gosto bastante de música que passam mensagens bonitas que vai dar tudo certo, além de ter esse clima tropical que eu curto.

Não é um dos pontos altos do album mas eu acho uma boa balada.

Copy Robot

Finalmente chegando ao final desse longo album, copy robot tem uma guitarra que de alguma forma lembra bastante My Measure, ela termina bem o album mas a falta de apelo me faz achar essa a faixa mais esquecível de todas.

________________________



Album: Power Butterfly
Artista: lecca
Ano: 2010
Vendagem: 105 mil cópias
Faixas de destaque: Gambling, TARGET feat. SHAGGY, TV Star, Snow Crystals e TSUBOMI feat. Kusuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário