quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Review: Southern All Stars - Tiny Bubbles

Olá pessoal

Lá vou eu para o terceiro post que representa o meu Desafio Musical de escutar toda a discografia do Southern All Stars, dessa vez o Tiny Bubbles.

O album foi um marco para a banda, eles estavam prestes a se tornar um dos artistas mais influentes do Japão, o album marcou o início de uma das maiores histórias de sucesso que o Japão já viu. O album foi o primeiro da banda a chartear em primeiro nas paradas musicais da Oricon.

Ao colocarem um gato como centro da capa do album e se apresentarem dessa forma, eles mostraram que não tinham medo de serem reconhecidos como uma banda de "novelty songs". Óbvio que ao escutar um album de quase 30 anos atrás o impacto das músicas é bem menor. O album não tem a intenção de ser experimental, eles são capazes de levar o Jpop a ritmos diferentes e ao mesmo tempo soar bem normal. Eu particularmente vejo uma grande evolução desse para os outros dois.

Clique AQUI para escutar o album


Futaridakeno Parties ~ Tiny Bubbles ( Type-A )


Essa música foi comparada por alguns á Piano Man do cantor americano Billy Joel, acho uma boa entrada para o album como esta no nome a faixa esta bem no conceito do album com o som das bolhas que aparecem no final, ouço como um rock com pequenos elementos de folk com destaque para o violino e o piano no arranjo.


Acho uma faixa muito extensa, o último minuto serve só pra desacelerar o clima da música.


Tobacco Road Ni Sekushi Baachan


Essa música é bem interessante, acho um rock bem leve com tons de blues, a voz dele intercala bem com a da Yuko.


A letra da música é algo bem singular, a música significa "Vovó sexy na trilha do tabaco" e pelo que eu percebo exalta bastante a figura dessa personagem, algo que pra quem entende 100% as partes em inglês fica bem nonsense, mas como disse eles não estavam com medo de usar o humor no album, apesar dessa música aparentemente ser bem séria. Pelo que pesquisei a música tem como tema os últimos anos de vida da vovó e suas histórias de amor. Tobacco Road é uma referência ao Blues e o cinema americano.


Hey! Ryudo!


Música bem de rock dos anos 70 com jazz que se baseia bastante em músicas dos Beatles e de outros artistas.


A música tem todo um clima épico de musicais da Broadway, mais uma vez eles usando do bom humor pra fazer referências a outras coisas como a cultura de musicais que era evidente daquela época.


Acho muito animada, é uma b-side aproveitada do Namida no Avenue


Watashi wa Piano


Primeira música solo da Yuko Hara na banda, muito épica e característica, também tem um clima 70's um bossa-disco pop, os vocais dela na música estão muito bons.


O Kuwata tinha o hábito de passar pra Yuko músicas não aproveitadas que ele produziu pra solistas da época, essa música se tornou um grande hit ao ser regravada por Mizue Takada.


Namida No Avenue


Primeiro single colocado no album, uma balada bem cativante ao meu ver.


Destaque que é a primeira música da banda que tem um clipe







TO YOU


Essa música que tem um clima bem mais positivo que a outra também é um poprock que descamba pra uma canção cativante, sinceramente não sei como classificar, é bacana.


Koisuru Monthly Day


Outro single incluso no album(lançado no mesmo dia que o Tiny Bubbles), mais uma vez podermos perceber a banda fazendo algo no rítmo do Reggae, só que dessa vez com bem mais apelo já que é um single.


Uma coisa bem notavel que o SAS faz que vale bastante pro resto do Jpop é que quando for usar um estilo musical diferente como o reaggae, não faça uma música de reggae e sim uma interpretação do jpop de uma música de reggae.


Achei bem legal.


Matsuda No Komoriuta


Esse album abriu as portas para membros da banda poderem cantarem, essa foi a primeira música da banda na voz do baiterista Hiroshi Matsuda, com certeza chama bem a atenção por ser um vocal que não estava presente até então na banda.


C Chou Kotoba Ni Goyoujin


Último single da banda presente no album, com certeza um dos destaques do mesmo, a banda volta a fazer um som melódico sem perder o bom humor caracterítico da banda, com certeza algo bem interessante.







Tiny Bubbles (Type-B)


Essa música é bem rápida, é exatamente a segunda parte da primeira faixa do album, ao contrario do 10 number carat que também tinham duas músicas iguais, dessa vez eu entendi que ela foi cortada pra não ficar massante aos ouvintes escutar algo de 7 minutos e ela ajuda e enfatizar o conceito do album nessa segunda parte.


Hatarake Rock . Work (Workin' For T.V.)


Balada que fecha o album, é bem lenta e arrastada, sinceramente não me cativou, mas dá pra perceber  batsantes elementos de músicas antigas ali.


___________________________


Album: Tiny Bubbles
Artista: Southern All Stars
Ano: 1980
Vendagem: não disponivel
Faixas de destaque: Watashi wa Piano. Tobacco Road Ni Sekushi Baachan, Koisuru Monthly Day e Hey! Ryudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário