quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TOP50 – Melhores albums de 2011 – parte 1



Olá pessoal

Mais um ano se passa e venho repetir a dose dos meus melhores albums do ano passado, antes de começar a falar sobre os albums em si, falar um pouco da onde surgiu a idéia desse top. Ano passado a discussão para definir os indicados a melhor album no Jstation Music Awards foi uma das mais difíceis de todas e fui voto vencido em praticamente todos os meus albums favoritos, logo fiz a lista pra dar algum prestígio a esses que fizeram a Jmusic importante pra mim ano passado.

Só pra evidenciar sou apenas um fã, não tenho formação musical e todos os meus conceitos e critérios foram criados trocando figurinhas com outros amigos que gostam de música e escutando bastante coisas, em média escutei um ou dois albums novos por semana ano passado(sim eu escuto muito) logo pra abraçar um monte de coisas decidi extender a lista pra 50 que no total terá 10 partes que eu pretendo completar nesse mês de Janeiro mesmo.

A lista foi feita com base no meu bom senso e no meu gosto pessoal, e como sou um #unpopularopinions ambulante, óbvio que vou enfurecer algumas pessoas como fiz ano passado :* ^^

Um ponto em comum sobre esses 5 albums do final da lista ao meu ver são os estilos completamente diferentes do que eu estou acostumado a escutar na música japonesa.

50 - DJ MAKIDAI - DJ MAKIDAI from EXILE Treasure MIX3



O Treasure MIX3 é um projeto bem interessante do Makidai, um dos dançarinos do grupo pop EXILE,  ao invês de apenas investir numa carreira solo na dramaturgia ou como solista, Makidai inovou por explorar essa área de Remixes que cresceu um pouco no cenário japonês nos últimos anos.

Eu particularmente odeio remixes, quer dizer, quando a música perde toda sua essência para se tornar um  batidão dançante eu acho uma bosta, no entanto nesse trabalho eu não me incomodei nesse ponto, algo a ressaltar é que esses albums de DJ japoneses em suma são IN-mixes, ou seja, eles usam hits americanos, o que não me dá muito argumento pra julgar se ficaram bons ou ruins já que não sou acostumado com música americana, mesmo assim foi uma boa experiência escutar I made it (money cash heroes),  Price Tag e outros hits.

O maior destaque do album com certeza é a faixa Really Into You do Happiness originalmente do grupo Around The Way (todo album dele tem uma faixa regravada por um artista japonês) a música apesar de perder bastante a essência da black music ficou bem cacthy na versão do girlgroup, me viciou e fez desse um dos albums mais esperados por mim em 2011. Enfim o album não é ótimo principalmente pela premissa de apenas alterar músicas conhecidas, mesmo assim valeu a menção na lista

1. Really Into You / DJ MAKIDAI feat. Happiness
2. I Made It (Cash Money Heroes) feat. Birdman, Jay Sean & Lil Wayne / Kevin Rudolf
3. Just A Dream / Nelly
4. You Be Killin Em / Fabolous
5. Holding You Down (Going In Circle) / Jazmine Sullivan
6. Arab Money feat. Ron Browz / Busta Rhymes
7. Find Your Love / Drake
8. Runaway feat. Pusha T / Kanye West
9. Price Tag feat. B.o.B. / Jessie J
10. Pretty Girl Rock / Keri Hilson
11. Lay It Down / Lloyd
12. Love King / The-Dream
13. Girl Next Door / Musiq Soulchild
14. Street Dreams (Remix) feat. R. Kelly / Nas
15. Sky's The Limit feat. 112 / THE NOTORIOUS B.I.G.
16. Baby By Me feat. Ne-Yo / 50 Cent
17. Rocketeer feat. Ryan Tedder Of One Republic / Far East Movement
18. What's My Name? feat. Drake / Rihanna
19. Buzzin' / Mann
20. She Be Like (Bom Bom Bom) / Git Fresh
21. White Flag feat. Kayla Kai / Far East Movement
22. Feel Good / Che'Nelle
23. Patron Tequila feat. Lil John & Eve / Paradiso Girls
24. Hot-N-Fun feat. Nelly Furtado / N★E★R★D
25. G.R.I.N.D. (Get Ready It's A New Day) / Asher Roth
26. XXXO (Jay-Z Remix) / M.I.A.
27. Super Bass / Nicki Minaj
28. Judas / Lady Gaga

49 - Nana Tanimura - NANA BEST


Apesar de gostar bastante da Nana relutei a colocar esse album na lista, mas acabou entrando tendo vista que nenhuma solista conseguiu criar tanta expectativa pra saber se ela lançaria um album ou não, demorou mais de 4 anos e eu cheguei a considerar o NANA BEST o Chinese Democracy do jpop, porque a impressão é que não sairia nunca.


O album como Best seria consideravelmente bom, mas como album original é um fiasco. Do meu ponto de vista(de quem foi baixando os singles e já conhecia as músicas) achei um dos lançamentos mais dispensáveis do ano, basta ver os clipes dela que você tem uma experiência muito melhor que o album, tanto que só baixei ele pra colocá-lo na lista, as inéditas são esquecíveis e ele não acrescentou nada além do invevitável fracasso comercial que foi.


Enfim, adoro várias musicas daí, mas como disse o album como um todo não atendeu a expectativa de 4 anos.


Again [Album Version]
Say Good-bye [Album Version]
Ooh...[Album Version]
JUNGLE DANCE

Place of love [Album Version]
SEXY SENORITA
If I'm not the one
Crazy For You
every-body
GIRLS WANNA BE
FAR AWAY

Believe you

TOXIC
CIRCUS WORLD
Make It Numb
If I'm not the one [English Version]
MY WAY
GIMME MO

Innocent

48 - AK-69 - THE RED MAGIC



Uma coisa interessante da Jmusic é que ela parece uma caixa mágica, você sempre descobre uma coisa diferente e consegue se surpreender com a existência daquilo, essa foi basicamente a minha reação ao descobrir o trabalho do AK-69. Como passei da música ocidental para a japonesa, uma coisa que eu sinto falta é da grande influência que os artistas de hip-hop tem no mercado americano e que fica muito em falta no cenário comercial japonês. Ainda mais esse trabalho de hip-hop de ostentação, e foi exatamente isso que achei no THE RED MAGIC.

O album é extremamente americanizado, mas não vejo isso como um ponto tão ruim, é como um sinal de que "os japoneses também podem fazer esse tipo de música", como não existe um grande foco de artistas desse gênero eu fiquei até com a impressão que o album fica devendo em muito para os americanos que exploram muito mais o estilo.

Para um album de um artista de J-urban o THE RED MAGIC é até um trabalho interessante, com muitas músicas inéditas, arranjos legais, temas bacanas e não é um album só de colaborações com cantoras ou outros artistas.

Não sou muito fã do estilo por isso não coloquei ele mais em cima na lista, mas pra quem quer conhecer um pouco de hip-hop japonês é uma boa pedida.

01. No.69
02. The Red Magic
03. Public Enemy
04. Judgement Day
05. My Time
06. Champagne Boyz
07. Hollywood feat.TWO-J
08. Skit
09. MIC TEST
10. I.M.P. feat.ANARCHY
11. I DON’T GIVE A FXXK feat.MACCHO
12. SOLDIER SONG feat.CITY-ACE、G.B.L、A-1、DUCK & MAKER、MINISTA K.C、THREE-A、KJI、CRAY-G
13. 街模様
14. It’s OK feat.AI
15. BECAUSE YOU’RE MY SHAWTY
16. CUT SOLO feat.HI-D

47 - Dohzi-T - 12 Love Stories 2



Esse é  um dos mais recentes da lista, é a continuação do 12 Love Stories lançado em 2008, onde ele lançou 12 colaborações de músicas sobre amor com vários artistas e foi um grande sucesso comercial, o album foi inclusive relançado pra aproveitar o sucesso e  o Mou Ichido feat BENI foi um baita sucesso nos rankings digitais.

Diferente de outros albums, nesse já havia a expectativa de haver várias colaborações já que essa é a proposta do album, mesmo assim nesse há canções solo que definitivamente foram os pontos fracos do album pra mim.

Album bacaninha, bem inferior ao primeiro, mas valeu pelas colaborações da YU-A,  BENI e com certeza a da Aoyama Thelma.

1.CHIKAI FEAT.YU-A
2.DOKO MADEMO... FEAT.BENI
3.ANO KORO... FEAT.CHEMISTRY
4.ANATA SHIKA MIENAKTTA FEAT.SEAMO.ICONIQ
5.LOVE TRAP FEAT.AOYAMA THELMA
6.SMILE FEAT.SHIMIZU SHOTA
7.KIMI NO YUME FEAT.TAKA FROM DEEP
8.HIKARU KIMI WO
9.FIRST SONG
10.CHRISTMAS EVE FEAT.AISHA
11.OMOI FEAT.YU-A
12.NIJI

46 - MONKEY MAJIK - westview


 O westview é o 4° album original do monkey majik, eu particularmente tinha criado uma enorme expectativa para o lançamento tendo em vista que eu adorei os dois albums anteriores deles.


O album fez referência ao segundo album indie deles que se chamou “Eastview”, tal album que se destacou por mostrar o ponto de vista de músicos canadenses que tocavam no Japão, já o novo expande esse conceito, a maioria das faixas do “Westview” foram gravadas na Grécia, logo a idéia do album é mostrar um ponto de vista do Japão, visto da Europa. Outro ponto do album é que fazia 3 anos que a banda não lançava um album de inéditas deixando uma grande expectativa, também vale lembrar que ele chama a atenção por não conter os singles que a banda lançou nesse período demonstrando o foco nas músicas inéditas.


Eu achei esse album bom, mas me decepcionei bastante com ele, esperava baladas muito cativantes e poprocks explosivos dos albums anteriores, no westview há muitas baladas, mas talvez devido a mudança no conceito do album eu não consegui me identificar com elas, também reparei que eles estão usando menos inglês nas letras que nos seus trabalhos anteriores o que pode ter afetado a minha percepção.


A promoção do album foi estranha, fizeram questão de não incluir os singles no album e os clipes feitos para as inéditas foram bem simples, percebi esse album bem conceitual, um trabalho mais artístico e com menos daquele toque comercial que me agradava, provavelmente eles tinham isso em mente na produção do westview, a banda que teve ótimas vendagens prévias vendeu 10% do que conseguiram com o seu 3° album em vendas físicas


Enfim album bom, mas bom demais pra mim rs, não era o que eu esperava.


Angel
The Man You Were
Sunshine
Yume no Sekai
Mahou no Kotoba
Runaway
Disco Girl
Wonderland
Everything is going to be alright
the party’s over
One Day
Safari
If I Knew
HALO

__________________

Enfim aguardem as continuações desse post, qualquer coisa só comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário