terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TOP30 - Melhores albums de 2010 - parte 1



Olá pessoal

Refletindo na minha falta do que fazer decidi escrever alguns posts de retrospectiva musical, na verdade é algo que eu já tinha pensado em fazer durante o ano, mas aprovetei que tive um tempo e finalmente organizei meus pensamentos, listei os albums que escutei esse ano e os ordenei, inclui coletâneas desse ano que gostei, destaque que eu não escutei TUDO que saiu no Japão por isso não são todos os albums revelantes desse ano que vão estar no TOP.

Nesses primeiros posts vou começar com albums que eu ouvi, gostei, mas não gostei taaanto, na medida que os posts forem sendo feitos provavelmente vou bajular cada vez mais as músicas : ) espero que gostem, caso alguém queira também posso fazer um post dos piores albums que escutei esse ano rs.

lembrando que como tive que re-escutar os albums dividi o TOP em 6 partes senão não teria tempo de escrever decentemente sobre tudo.

30 - Abingdon Boys School - ABINGDON ROAD



Pra começar, vou de Abingdom Boys school, apesar da banda ter se revelado por fazer animesongs apelativas de animes modinha eu realmente tinha ela como uma das minhas favoritas até o inicio do ano passado, conhecer mais sobre outros artistas e bandas, me fez deixa-los um pouco de lado, mesmo achando o primeiro álbum deles uma obra-prima.

Em Abingdon Road tivemos mais do mesmo, quase todos os singles sendo animesongs de produções de expressão, todas essas músicas com certeza são os destaques do álbum, minha critica vai para o mais do mesmo que esse álbum é, se o album Abigdom boys school foi como ver um filme bom, Abingdon Road foi como ser obrigado a ver o mesmo filme mais uma vez e gostar como se nunca tivesse visto, a banda não faz nada de muito novo só explora o estilo dela, isso é algo já usual do Nishikawa Takamori, quem conhece o TM Revolution sabe a mesmisse e a apelação que são mais que usuais em todas as musicas da banda, enfim, o álbum foi lançado no inicio do ano, escutei tanto que foi o que eu mais enjoei e por isso coloquei como último da lista.

Destaques

________________________

29 - GLAY - GLAY


Esse é um dos albums que eu achava que estariam no top10 pelo hype da espera que eu tive, na época do lançamento comecei a escutar os singles antigos sem parar estava viciado em Glay rs, já fazia mais de 3 anos desde o último álbum original deles que eu até tinha escutado e não tinha achado lá essas coisas, mas depois de Say your Dream, Verb, I AM XXX, Aka to kuro no matadora e etc esperava um álbum fodástico pra fazer headbang, mas eu estava muito equivocado...

Em 2010 o Glay mudou de gravadora , o que provalvemente teria sido decidido para dar mais liberdade musical pra eles ou $$$$$. No final das contas o Glay é uma banda com um renome enorme no cenário comercial, qualquer coisa que eles façam vai vender bem, eles já ganharam muita moral durante todos esses anos, então decidiram fazer esse 10° álbum do grupo de uma forma um tanto quanto... própria.

Pra começar pelo nome do álbum, depois de mais de 15 anos de carreira nomear um álbum com o nome da banda é algo no mínimo ousado, o álbum teve apenas 10 faixas e dessas o único single presente foi Precious *______* que tinha sido o primeiro single feito após a mudança de gravadora. Apesar de ter gostado do álbum depois de ouvi-lo umas 4 vezes, posso dizer que o tom menos apelativo e comercial me decepcionou muuuuuuito, eu realmente me senti um pouco lezado da primeira vez que escutei, achei que eles fizeram um álbum com músicas que não surpreenderam porque como eu disse, pra que se superar pra fazer algo inesperado quando se tem mais de 10 anos de carreira sólida, enfim estou falando muito mal desse álbum, era pra falar bem rs.

Então, o álbum tem um tom bem cereno, não tem nenhuma música extremamente agitada com o som pesado, é um álbum mais pra se refletir e talz, do tipo que se tem que escutar algumas vezes pra conseguir achar graça nas músicas, é intrigante que as melhores faixas deles se chamem “Wasted Time” e “apologize” rs

Destaques

  • Kegarenaki SEASON

  • Wasted Time

  • Apologize

  • Precious


____________________

28 - Hey! Say! JUMP - JUMP N°1



Primeiro album de Johnnys dos vários que vão estar no Top, esse ano escutei praticamente todos os albums lançados por grupos da JE, alguns me supreenderam outros são MUIIITO ruins >_<²³²³, no caso de JUMP N1 achei um álbum razoável/mediano como é de se esperar no álbum os membros (que não cosnigo identificar ) se revezam entre as músicas inéditas. Também como esperado algumas músicas são muito enjoadas(INFINITY etc) com as vozes agudas dos membros mais novos do grupo, mas o álbum conseguiu ter faixas marcantes e por isso o coloquei na lista.

Sobre o álbum, ele foi lançado quase 2 anos após do debut do grupo o que eu acho que foi muito justo, 1 porque eles debutaram muito novos, acho que até pro padrão idol, 2 achei positivo eles terem esperado as vozes dos integrantes mudarem e eles poderem partir prum estilo menos infantil pra lançar o álbum.

Como é comum nem todas as faixas valem a pena, mas pelo menos me pareceu um álbum em que tentaram atirar pra todos os lados, abordando todos os estilos musicais que eles podiam, acho que dá pra gostar de pelo menos uma música do álbum. Outro destaque é que as faixas inéditas não me pareceram ser comidas pelo Yamada(Center do grupo), o álbum também esta equilibrado nesse aspecto.

Destaques

________________________

27 - BoA - IDENTITY



Sempre há muita expectativa para os lançamentos da BoA, ela é sem dúvida a segunda cantora asiática com a maior fanbase no Brasil, o problema é que faz algum tempo que ela tem sofrido bastante com as baixas vendas que as cantoras tem tido, o difícil de falar sobre esse álbum é que eu nunca tinha escutado nenhum álbum original dela, só algumas faixas do álbum americano, IDENTITY não chamou a minha atenção, os fãs podem dizer que é um álbum fuderoso ou até que é o melhor álbum da carreira dela rsrsrs, mas sinceramente já ouvi muita coisa melhor.

Destaques negativos pros interludes, eu odeio interludes, por algum motivo as cantoras acham legal coloca-los no meio do álbum, eu fico me perguntando qual a razão pra isso existir :/ Enfim, as faixas que eu não destaquei são em suma bem esquecíveis nada que tenha me chamado atenção, dizem que o melhor da BoA é se dedicar a carreira coreana então :/... Mesmo assim, esse album conseguiu entrar no TOP os destaques foram músicas que eu escutei durante todo o ano e por isso merecem um espaço aqui.


Destaques

________________________

26 - JASMINE - GOLD


Jasmine é a cantora novata que mais conseguiu chamar atenção da fanbase internacional de asian music, isso por ela ter uma identidade própria, um estilo R&B que não é muito encontrado no cenário comercial japonês.

Ela se destacou muito pelos seus seus singles, na maioria das vezes músicas bem produzidas bem viciantes que a fez conquistar muitos fãs, o maior destaque do álbum vai para os singles que são *____________* sad to say principalmente, e os single que vieram em seqüência também foram bem marcantes, esse álbum tinha tudo pra ficar numa posição bem melhor nesse ranking porque eu realmente gostei muito do trabalho da Jasmine, mas escutar esse álbum foi como escutar mais do mesmo do que ela já tinha lançado até ali, o álbum é composto de 5 Singles + 2 bsides + 6 inéditas + 1 interlude , não vi a menor necessidade de incluir b-sides no álbum (que devem ter entrado só pra encher lingüiça mesmo) estou acostumado com artistas que nem colocam alguns singles no álbum só pra dar espaço pra mais músicas inéditas, enfim o álbum ficou com cara de mini-album + Best álbum e eu me incomodei com isso, achava que ela podia ter produzido mais músicas pro álbum. Pelo menos esse álbum foi muito bem criticado e vendeu bem, bom pra ela : )

Destaques

_______________________

Então é isso pessoal, se quiserem digam vocês também quais foram os seus albums preferidos de 2010 ou se vocês concordam com os albums que coloquei na lista, até mais.

5 comentários:

  1. [...] post e foi muito prazeroso escuta-los novamente para fazer o post *______* Não deixe de ler a parte 1 antes de começar a ler esse post [...]

    ResponderExcluir
  2. [...] seleção dos albums que eu mais gostei em 2010 dessa vez começando o TOP20, vejam também a parte 1 e [...]

    ResponderExcluir
  3. Baseado nos singles do GLAY q vc gostou (acho q vc não conhece as músicas mais antigas deles), vc deveria ter ouvido os bests "Great Vacation" do ano de 2009. Cada volume teve um 3º cd de inéditas, q equivalem a um álbum novo (e eu acho q mereciam ser lançados separados como álbuns de inéditas). Essas inéditas é q seguiram essa sonoridade q vc esperava, tanto q esses singles q vc gostou fazem parte desses 3º cds. Eu, particularmente, não fiquei muito impressionada com esse álbum novo, mas por motivos diferentes dos seus, até pq eu já acompanho a carreira deles a bastante tempo.

    ResponderExcluir
  4. Brigado pela dica Erika vou desenterrar as coletâneas aqui e escutar ^^

    realmente acho que foi uma má idéia colocarem as músicas novas no meio do Best, eu mesmo baixei, vi que tinha muitas faixas e foquei em escutar só as que eu conhecia ou as que eu sabia que eram clássicas, as faixas novas acabaram passando em branco :/

    realmente minha impressão foi de alguem que acompanha a banda a pouco tempo.

    ResponderExcluir
  5. Blz?! Conheci seu blog agora e gostei bastante por falar de JMusic nos mais diversos estilos. Aproveitando, achei interessante a colocação da JASMINE nesse post. Sem dúvidas ela foi uma das grandes surpresas de 2010, mas como você mesmo mencionou, ela fez um álbum com várias músicas iguais.

    Vlw e mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir