quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

TOP30 - Melhores albums de 2010 - parte 2



Sigo para o Segundo post do TOP30 de melhores albums de 2010, posso dizer que os albums que selecionei são bem melhores que os do último post e foi muito prazeroso escuta-los novamente para fazer o post *______* Não deixe de ler a parte 1 antes de começar a ler esse post ;).

25 – Koda Kumi – Eternity ~Love & Songs~



Na 25° posição esta Koda Kumi com seu album de covers de músicas dos anos 70 , 80 e 90, já é normal Koda fazer vários singles, albums, etc por ano. Ela costuma ter um ritmo de trabalho bem acelerado e também contar com uma ótima produção nos seus trabalhos, posso dizer que esse cd de covers foi feito com muito cuidado, Koda teve a coragem de lançar sucessos antigos de artistas japoneses com um arranjo bem próprio.

O maior destaque do álbum foi como alterar as músicas de modo que elas ficassem bem na voz da Koda e ao mesmo tempo conseguissem lembrar os clássicos feitos pelos artistas que as gravaram originalmente, outro ponto positivo é a falicidade de promoção de um álbum de covers, grande parte das musicas são fodasticas *_____* e só pelo álbum conte-las já conseguiu ser bem sucedido vendendo mais de 100 mil cópias sem ter faixa de divulgação ou vídeo promocional.

Mesmo sendo bem interessado pelo entretenimento japonês, não conhecia nenhuma das musicas que a Koda escolheu pra tracklist do álbum /facepalm então muitas delas soaram como novas pra mim. Ouvi poucas delas na versão original e percebi como foram alteradas para combinar como o estilo da Koda, destaque pra BE MY BABY de uma banda dos anos 80 chamada COMPLEX, basta escutar a original pra ver que Koda jamais faria algo parecido com aquilo, mudaram o arranjo pro pop e ficou uma das melhores músicas do álbum. O álbum como pode-se pensar de um cover de músicas dos anos 70, 80 e 90 se caracteriza mais por baladas do que por músicas pop agitadas no qual Koda é conhecida por fazer.

Destaques

  • Love is over

  • Ienai yo

  • Megumi no hito

  • Chiisana Koi no Uta

  • BE MY BABY


______________________

24 – Ayumi Hamasaki – Love songs


Em 24° lugar o álbum que foi o mais recente pra mim, escutei ele poucos dias (por volta de uma semana) antes de escrever esse post, o hype alto acabou fazendo com que ele entrasse na lista e ficasse nessa posição.

O álbum é bom, todas as musicas são bem produzidas, mas o álbum não faz o meu estilo, ele não tem musicas marcantes que me fizeram querer escutar várias e várias vezes, por isso escolher os destaques foi bem difícil. Particularmente não fui com a cara de nenhum single ou música que foi promocionada, esperava como aconteceu que o maior destaque do álbum fosse grandes produções das músicas inéditas, nada contra virgin Road, crossroad, Moon etc, só achei que foram músicas esquecíveis que foram overrated pela comemoração dos 50 singles da Ayumi, mas que não deixam de ser boas músicas, só não me marcaram.

Por mais que Sending Mail com suas inúmeras firulas tenha sido a faixa preferida da maioria, November foi uma canção mais emotiva que me acertou num momento marcante em especial  e acabou se tornando o meu destaque principal desse álbum.

Destaques

  • Sweet Season

  • Love Song

  • November +

  • Blossom


______________________

23 – Def Tech – Mind Shift


Com certeza o que me chama mais atenção no Def Tech é o estilo musical muito singular deles, que mistura varias tendências musicais e faz eles terem esse estilo que eles chamam de "Jawaiian reggae". O album tem poucas faixas e é o primeiro em mais de quatro anos de hiatus, não tive oportunidade de escutar os outros albums deles, mas esperava algo mais relax desse álbum, mas não foi bem isso que eu tive ao escutar, o album aposta em músicas de vários estilos, agitadas, eletrônicas, felizes, calmas, como arranjos dos mais diversos. A impressão que deu é que mesmo com 8 músicas eles tentaram abordar todas possibilidades que eles tinham.

Muitas pessoas não gostam de musicas calmas e baladas, mas no caso deles que tem uma relação maior com surf music que outros artistas de jmusic eu prefiro as baladas pra relaxar e *_______* não que o álbum seja só de musicas assim, mas foram as minhas preferidas. No caso deles como Shen é fluente em inglês, fica mais fácil se identificar com as musicas quando se entende alguns versos com mais facilidade.

Pra ser sincero não curti muito todas as faixas, mas algumas me passaram a sensação dorgas “mais calma” que eu queria e acabei ouvindo essas pra caramba, The Dub Dichotomy foi uma das que escutei umas trocentas vezes e curti muito por isso deixei o álbum numa posição tão boa

Destaques

  • Catch me if you can

  • The Dub Dichotomy +++

  • DREAM


______________________

22 – Hilcrhyme – Message


O Hilcrhyme é um dos artistas que conheço por fazer um estilo bem raro e bem sucedido no cenário comercial, é uma dupla de hip-hop que debutou ano passado e conseguiu emplacar com força um hit (shukanshutou) desde então eles tem aproveitado a popularidade e feito vários lançamentos, bastava saber que esse álbum seria bem sucedido mesmo sem conter o maior sucesso da dupla.

Apesar de gostar do som deles e do album tenho algumas críticas, uma delas é o remix exagerado do DJ KATSU em varias musicas, repetições desnecessárias que ficam parecendo funk ¬¬, como é comum do gênero as musicas parecem ter boas letras, mas como não entendo nihongo não posso confirmar isso nesse álbum do Hilcrhyme :/.

Outra coisa difícil é como escolher os destaques quando poucas musicas inéditas me chamaram atenção, todas são muito distintas entre si, como se tivesse varias coisas diferentes na minha frente e me parecesse tudo igual, fiquei com a impressão que o álbum não impressiona.

Acho que deve ser por eu não estar acostumado com o estilo, achei que em algumas musicas todos os tipos de sons e solos saiam solos fones freneticamente bombardeando os meus ouvidos >_< talvez pra dar um tom agitado pras músicas, mas acabei ficando atordoado acho que pode ter sido um erro do produtor musical, mas foi legal de se escutar isso em algumas partes. No final das contas por mais que tenha gostado individualmente das musicas , escuta-las em seqüencia acabou me deixando enjoado.

Destaques

  • Travel Machine

  • Daijobu

  • Ouin Kenbun Roku

  • No. 109

  • Determination +

  • SH704i


______________________

21- Morning Musume – 10 My Me


Posso gostar de idols e acompanhar alguns grupos a algum tempo, mas musicalmente fica evidente como eles estão atrás de “artistas normais” os grupos femininos pra mim sofrem mais desse mal que os johnnys, na verdade acho que isso é uma impressão que eu tenho pelos grupos idols serem algo que não existem na minha cultura, e por isso eu precise classifica-los como “piores” pra não agredir os meus conceitos, mas enfim prosseguindo.

10 MY ME foi um dos poucos albums de idols que tive coragem de escutar na minha vida, provavelmente por esse preconceito que idols fazem música ruim e em grande parte das vezes precisar escutar 3,4,5 músicas pra gostar de uma, mas pra esse em especial tive bastante expectativa, acompanhei bem todos os singles lançados, gostei, e por isso decidi dar uma chance ao álbum

Começando pelos singles, em todos Koharu Kusumi estava presente, fico até feliz que ela tenha ficado de fora das musicas inéditas, a voz dela era horrível rsrs, por isso acho que esse álbum deve ter faixas inéditas melhores que os outros Nanchatte renai e Shouganai yume oibito são fuderosas, musicas que eu devo ter escutado umas mil vezes e ainda não cansei de tão boas que são.

Nas inéditas senti um pouco do que já tinha visto em albums do AAA que é misturar um pouco o grupo nas faixas e montar novos grupos e dar destaques pra alguns membros que não tem evidencia nos singles. Logo em  Ookii Hitomi (só 6th gen canta), Genki pika pika! (todas tendo destaque, menos a aika YAY *______*) Osaka Oishiinen(só 8th gen canta), Ano hi ni Modoritai (destaque pra Takahashi e pra Risa) e Ame no Furanai Hoshi de wa Aisenai Darou(versão em chinês da faixa que era do álbum anterior, dessa vez só cantada por linlin e junjun :D). No final das contas achei o album muito bom, difícil não destacar tudo ^_^.

Destaques

_______________________

Então é isso pessoal, se quiserem digam vocês também quais foram os seus albums preferidos de 2010 ou se vocês concordam com os albums que coloquei na lista, até mais.

4 comentários:

  1. Desculpa mas só li o do Momusu rs. Você devia tentar o sexy 8 beat delas, é o meu favorito delas. O Tsunku é um ótimo produtor e o Morning Musume se destacava por ter ótimas músicas, mas só que ele foi arranjando tantos grupos que acabou perdendo a mão. No quesito criatividade e qualidade dá pra notar o quanto ele é bem melhor que o Akippi

    ResponderExcluir
  2. XD

    vlw a dica vou tentar escutar esse album, Ambitious, Sexy boy e aruiteru músicas que eu curto então é provavel que eu goste desse album tb

    ResponderExcluir
  3. [...] Olá pessoal voltando pra mais uma parte da minha seleção dos albums que eu mais gostei em 2010 dessa vez começando o TOP20, vejam também a parte 1 e 2. [...]

    ResponderExcluir
  4. Bem, sobre o album da Ayu, não conseguiu marcar como Next Level ou Rock n Roll Circus, mas tambem não foi ruim.
    Sobre o Momusu, eu adorei o 10myme e achei Loving You Forever épica.
    Porém meu álbum preferido é o 4 Ikimasshoi só pra constar na tracklist tem:

    1. "The Peace!
    3. "Mr. Moonlight
    5. "Otoko Tomodachi"
    6. "Sōda! We're Alive"
    7. "Dekkai Uchuu ni Ai ga Aru
    8. "Ikimasshoi!"
    12. "Ren'ai Revolution 21
    13. "Nanni mo Iwazu ni I Love You"

    Destaque pra Ikimasshoi que apesar de ser um rock meio desconhecido pra maioria dos fans é uma das minhas preferidas nesse album cheio de hits.

    ResponderExcluir