domingo, 9 de janeiro de 2011

TOP30 – Melhores albums de 2010 – parte 6



Olá pessoal

Aqui vou eu para o TOP5 parte final da minha retrospectiva dos albums que mais gostei em 2010, enfim são todos albums que eu gostei muito então foi muito bom poder escrever esse post e escuta-los novamente, dessa vez não poupei comentários(ninguém vai ler rs) e fui bem extenso sobre os albums, confira ai o eletrizante final desse countdown ;):

05- V6 – READY?


Começando o TOP5 com a boysband que ficou melhor qualificada no meu ranking, sim o V6. O grupo teve seu espaço por vários motivos que vou explicar mais adiante, quando comecei a gostar de jmusic, tinha um gosto de otaku n00b e só curtia bandas e algumas cantoras, tinha um preconceito muito grande com idols de qualquer gênero, mas no caso dos johnnys enquanto odiava NewS, KAT-TUN pela apelação gostei do V6 sem contestar desde a primeira música recente que escutei, então o grupo meio que causou uma quebra no paradigma pra mim e me fez me dar chance pra outros tipos de músicas.

Conheci o grupo óbvio com Inuyasha, mas não são as animesongs feitas a anos atrás que são o trabalho relevante deles. Algo interessante é que gosto apenas das musicas deles que foram feitas após o álbum anterior, acho que isso deu uma maturidade pra eles e pros temas das musicas, algo diferente já que o que mais se espera de uma boysband são musicas com temas de apelo adolescente e etc.

O destaque do álbum vai todo para os singles que pra mim são musicas fodas, way of life é uma balada gostável +/-, Chou é muuuuuuiito foda(música que me fez começar a acompanhar a carreira deles) e tem um rítmo latino muito usual em musicas de johnnys, mas essa tem um apelo bem viciante que eu gosto muito, LIGHT IN YOUR HEART também eh uma música bem legal, como tokusong ela tem um apelo característico pra servir de tema pro filme do Ultraman, Spirit foi o único single lixo e Guilty foi outra música muito legal deles que pra mim foi um dos grandes hits de 2009.

Entre as inéditas, destaque pra faixa promocional Hoshi ga furu yoru demo, que é uma balada bacana e pra Air e Will foram as melhores inéditas, por mais que eu soubesse que gostaria muito pelos singles estava preparado pra que as inéditas não fossem parecidas porque como já escrevi nas outras partes o foco dos johnnys vai pros singles mesmo, de qualquer forma  achei o álbum bom, apesar deu não ter gostado dele inteiro.

O álbum esta no TOP5 porque me fez escutar artistas que não estava acostumado, porque eu curto o grupo, tem bons vocais(bons na realidade dos grupos da JE, Inohara e Sakamoto cantam muito, o resto quebra galho) escuto os singles que estão inclusos desde 2008 até hoje sem enjoar, eu comprei esse álbum e esse ciclo do V6 foi muito bom, por mais que muito se comente que o fim do grupo esta próximo.

Destaques

  • GUILTY +

  • Spirit

  • Hoshi ga Furu Yoru Demo

  • Chou +++++++++++++++++

  • will

  • Air

  • LIGHT IN YOUR HEART

  • way of life


_____________________

04- Miliyah Kato – HEAVEN


Em 4° lugar HEAVEN o quinto album original da Miliyah Kato, já faz algum tempo que eu acompanhando os charts e lançamentos musicais prestava atenção na Miliyah, desde a primeira musica que escutei dela nunca me pareceu ser “só mais uma cantora japonesa no meio da tantas outras” ela tem uma voz bem única, um estilo de J-URBAN R&B que se difere da maioria das grandes cantoras e uma ótima pronuncia de inglês que não incomoda tanto, e é bem mais entendivel que as outras cantoras rs.

O grande ápice da carreira da Miliyah foi em 2008~2009 com o lançamento do primeiro álbum Best dela e do RING, com certeza passei a gostar muito dela depois de escutar o BEST DESTINY, mas acho que ela já mudou um pouco de estilo (e várias vezes de visual rs) daquela época pra cá. Outra característica é que ela explora esse lado do R&B e consegue fazer músicas que com certeza soam bem diferentes das outras cantoras(algo que eu vejo como uma grande qualidade).

O singles presentes são todos muito bons, WHY, last Love e BYE BYE, senti muita falta de SENSATION uma das minhas preferidas dela que foi uma a-side que não foi colocada no álbum, mesmo assim acho que o album foi bom o suficiente pras musicas principais serem as inéditas X.O.X.O é foda, Baby I See you fest Verbal é uma musica muito bonita, mas o verbal estragou a música >_<²³²³² nada contra ele, ele faz bons raps, mas rap lento... realmente essa faixa seria bem melhor se fosse só ela cantando sozinha, estou sendo sincero, não é mimimi. B.F.F. é uma faixa bem cantivante que acho que fala sobre algo que qualquer pessoa pode se identificar. Algo interessante é que diferente da maioria dos albums de cantoras a balada depressiva(Silent Ocean) não é a última faixa e sim Owari Naki Kanashimi que é uma musica que termina o álbum com um clima bem mais positivo apesar da letra também falar de tristeza.

A principal característica desse álbum, é que ele não tem o tom triste e carregado do RING(apesar de ter várias baladas), além disso algo positivo dele é que achei as faixas bem marcantes foi difícil não destacar todas, cada uma me transmite um sentimento diferente. Também achei ele bem produzido em algumas músicas alguns sons me pegaram desprevenido ^^ numa entrevista a própria Miliyah falou que esse álbum foi feito pra expressar a pessoa dela e que estava começando a produzir musicas, se for verdade ela esta de parabéns pelo grande álbum.

Coloquei esse álbum no TOP5 porque achei ele muito bom, porque através dele acho que Miliyah se firma como uma das melhores cantoras japonesas da atualidade, por ter escutado o álbum pra caramba, também por ser o único álbum original de cantoras que escutei esse ano que não tem intro nem interludes rs e por ela ser atualmente a minha cantora preferida se contar apenas o trabalho musical, mesmo assim por algum motivo pobreza esse foi o único álbum do TOP5 que eu gostei muito mas não me senti encorajado a comprar,

  • BYE BYE

  • Last Love

  • X.O.X.O. +

  • HEAVEN

  • Baby I See You feat. VERBAL

  • Sora

  • WHY

  • FREE

  • Sweet Angel

  • Destiny

  • B.F.F. +

  • Owari Naki Kanashimi


_____________________

03- AKB48 – Kamikyokutachi


Em terceiro lugar a coletânea que eu mais escutei esse ano, e fez um grupo que eu sempre julguei como lixo disparar no meu lastfm e chegar ao 3° lugar no meu lastfm passando o Do As Infinity (o que não é pouca merda não).

Como já escrevi sempre menosprezei idols por elas terem que adotar esse estilo kawaii e apelativo, já conhecia o grupo desde 2008 até gostei muito de Oogoe Diamond, mas os lançamentos seguintes delas foram musicas que eu odiava, até que ano passado gravando podcasts me deparei com RIVER outro grande hit do ano, e apartir dali comecei a querer entender como o grupo funcionava, quem são essas meninas e por que estava fazendo suceso.

É impossível conhecer o AKB48 só pelas músicas por mais que o grupo seja dividido em 3 times, são 48 meninas não dá pra reconhecer todas de uma hora pra outra, logo decidi assistir um dorama feito por elas, Majisuka Gakuen, fui passando a conhecê-las o amor foi crescendo, passei a assistir programas semanais delas e acompanhar o grupo, escolhi minha oshimen e quando vi já era um fã babão.

Depois quando fui perceber elas lançaram esse álbum Best com todos os singles lançados depois que elas mudaram pra King Records, conhecendo o grupo até as musicas horríveis que eu não gostava conseguiam me cativar e me fazer escutar váaarias e várias vezes.

É difícil falar do grupo pra pessoas que não gostam e sem mencionar as membros, realmente são muitas, mas quem acompanha consegue identificar facilmente as 16 principais, na verdade diferente dos outros grupos idols o foco delas são as personalidades e carisma, o grupo funciona tendo como base a popularidade e não o talento. Então, o AKB48 funciona num esquema diferente dos outros artistas elas não lançam álbum de inéditas, mas cada Team lança frequentemente seus albums de stages que performam nos shows no teatro do AKB e a relevância dessas musicas é apenas pros fãs.

O Kamikyokutachi reune todos as músicas principais dos singles + uma musica de stage que tinha sido bside de single (shonichi) + musicas de subunits que foram usadas como b-sides em alguns singles (choose me e enkyori pôster) + 2 inéditas Jibun rachisa( Mayuyu, Sumire e Erepyon) e Kimi to Niji to Taiyou to(grupo todo).

Eu acho o album como um todo muito bom destaco quase tudo mesmo, as músicas que mais me marcaram foram Oogoe Diamond( Debut single da Jurina que já chega roubando o center da Maeda *_________*) que é bem viciante, 10nen Zakura  musica que só passei a gostar depois que me tornei fã, tem uma mensagem bem bonita, RIVER claro, e Choose me! (KASAI *_________*)

Enfim o álbum esta na lista pelo meu bias imenso pelo grupo, por elas terem consumido meu tempo e dinheiro em 2010 rs, pelo album ser lindo *_* é ótimo olhar pra minha pratileira e vê-lo lá, por ter escutado bilhares de vezes, e etc, mas atualmente não estou tão ligado nelas como antes, então nem sei se vou continuar gostando esse ano, mesmo assim ficou com o terceiro lugar, os dois albums que ficaram na frente foram trabalhos impecáveis de artistas que se destacam apenas pela musica e pelos albums perfeitos sem usar fanservice.

Destaques

  • RIVER

  • Baby! Baby! Baby! 2010

  • Oogoe Diamond

  • Kimi no Koto ga Suki Dakara

  • Shonichi

  • 10nen Zakura

  • Tobenai Agehachou

  • Namida Surprise!

  • Choose me!

  • Iiwake Maybe

  • Majisuka Rock n' Roll

  • Jibun Rashisa

  • Kimi to Niji to Taiyou to


_____________________

02-Lecca – Powerful Butterfly


Ano passado estava no Jstation quando um colega escreveu um post sobre a lecca, eu me Lembro que até comentei zuando a pobreza do clipe e talz,  mais tarde eu fui percebendo a insistência dela nos charts enquanto gravava os podcasts jdrops, devia haver uma razão pelo qual uma cantora até então desconhecida conseguisse manter seu álbum durante quatro semanas consecutivas no top10 da Oricon. Pouco tempo depois no falecido fórum do Jstation alguém abriu um tópico oficial pra lecca e eu fiquei sabendo que ela lançaria My Measure com uma proposta mais comercial que as outras, seria até musica de dorama, pouco tempo depois lecca anunciou ser terceiro single e primeiro Double-a-side, nem dei muita bola, mas as musicas acabaram no meu itouch depois que eu arrastei todas as musicas da Oricon de uma semana pra lá.

Pouco tempo antes do lançamento acabei dando atenção pra esses 3 primeiros singles e fiquei *_________* com a qualidade das músicas, e principalmente pelo grande diferencial que a lecca tem tanto sua voz muito forte e diferente de qualquer outra cantora quanto seu estilo musical que oscila entre o reggae, reggaeton  e pop(muitos dizem que lecca deixou de ser reggae nesse lançamento pra adotar um som comercial, então seria pop), eu como sempre fico bobo sempre quando escuto algo completamente diferente do que eu estou acostumando e com o álbum foi exatamente isso que aconteceu.

O álbum atendeu completamente as minhas altas expectativas que criei com os singles, foi incrível a variabilidade que ela consegue usar em suas musicas, tanto as mais agitadas quanto as baladas tem um arranjo muito foda *______* o álbum tem músicas para todos os momentos e eu escutei ele bastante por isso, tem músicas pra reflexivas, outras positivistas, outras dorgas, outras pra momentos tristes, outras pra momentos felizes e por ai vai em todos os momentos sempre tinha uma faixa que se encaixava perfeitamente.

Algumas faixas foram bem impressionantes entre elas uma parceria com o cantor de Reggae Shaggy, sim esse mesmo Shaggy, eles fizeram uma colaboração na faixa TARGET que é muito boa, e ainda dá pra perceber que ele ajudou com o vocal no arranjo de Hataraku♀no Ko, além dessa colaboração teve uma com LUNA, TSUGUIMI from SOULHEAD & JAMOSA que fazem uma faixa bem singular do álbum que não foi uma das minhas preferidas. Impossível não comentar da faixa TV STAR que começa com o dialogo da lecca com uma host de um programa, essa parte é muito legal, chega a ser engraçada e faz a música começar com um clima ótimo ^^.

O álbum esta em 2° mas podia muito bem estar em primeiro, ele é o meu xodó, o álbum que eu escuto a todos os momentos, o álbum que é tão diferente do que eu escuto que eu nunca enjôo , por me fazer enxergar que existem vários artistas bons nesse universo underground de ritmos alternativos(descobri isso vendo os feats que ela já fez) por achar o álbum perfeito em todos os sentidos enfim o álbum é foda, fisicamente o álbum é bem simples, mas não me arrempendo nem um pouco de ter comprado : )

_____________________

01- Porno Graffitti – ∠ TRIGGER


O álbum que eu mais gostei esse ano, acho um pouco inusitado porque não foi um álbum que teve tanta repercussão esse ano, provavelmente seja só o meu gosto pessoal mesmo ^^. Como é óbvio conheci a banda através das animesongs, mas ao contrario de outros artistas revelados por FMA/Bleach/Naruto nunca gostei deles, e eles sempre estão ai no cenário comercial fazendo sucesso com seus singles.

Na tentativa de conhecer melhor a banda escutei os dois últimos albums Best deles, e realmente percebi que são uma boa banda. ∠ TRIGGER é o oitavo álbum original deles e já fazia mais de 3 anos desde o lançamento do álbum anterior, nesse tempo eles fizeram vários singles(só em 2008 foram 5) que foram grandes sucessos no Japão obtendo boas posições no rank da Oricon mas que nada me imprecionaram, pra não dizer que todas as músicas deles tinham sido esquecíveis pra mim Anima Rossa foi bem marcante por ser abertura de Bleach, mas nem gostava tanto na época.

Com a primeira posição do álbum na Oricon na sua semana de estréia me senti motivado a escutar as faixas inéditas para gravar o podcast jdrops daquela semana, e me surpreendi como gostei até das faixas que já conhecia e não tinha gostado, o álbum como um todo funciona bem, assim como falaram recentemente do lovesongs da ayumi tem uma continuidade muito agradável.

Com certeza os singles ganharam sentido pra mim depois de ter escutado o álbum, o que mais me chamou atenção foi Koyoi, Tsuki ga Miezu Tomo que é uma musica bem apelativa que é animesong(pleonasmo) foi usada num filme de Bleach eu não sabia mas é bem conhecida por causa disso. Animarossa que também é de Bleach também é uma música legal, Hitomi no Oku wo Nozokasete é uma música parece ser mais puxada pro folk isso e os violinos com certeza fazem dela uma canção bem única nesse álbum e Kono Mune wo, Ai wo Sasu yo que é uma boa balada : ).

Um destaque curioso desse álbum que eu não vi ser comentado em lugar nenhum é que a faixa 7 é um intelude chamado Introduction ~Seirikuru MONSTER~ que é uma conversa de alguns segundos com o countdown para a segunda parte do álbum, destaque que as vozes são das dubladoras Mizuki Nana(cujo album ficou em 14° nesse TOP30) e a Misato Fukuen.

As inéditas estão *_____*.Algo que ajuda por si só na banda é a voz bem característica do Akihito e os bons instrumentais das musicas. Um álbum de músicas de poprock fodas como  Nega poji, Monster, Hikari no sa. Aimai na Hitotachi que é mais country. E pra mim o álbum tem a melhor musica pra se fechar um álbum LOST que tem 6 minutos e meio, não se pode manter a impressão boa se ela não dura até o final, a música tem um clima bem tenso que eu especialmente gostei muito, ela termina de uma forma simples mais que na minha visão serviu perfeitamente pro álbum.

Eu gostei desse álbum porque ao contrário do retrospecto da banda, ela não focou em baladas e além disso variaram bem nos estilos das musicas, não tem nenhuma desse álbum que eu goste muito em especial , quando eu o escuto normalmente é do inicio ao fim sempre, logo não foi o álbum que eu mais escutei esse ano mais foi o que eu mais escutei ao completo escutei cada musica do ∠ TRIGGER mais de 100 vezes, enfim, achei um trabalho bem feito, além disso a arte do álbum é bonita, achei uma ótima aquisição.

Destaques

  • ∠RECEIVER

  • Anima Rossa

  • Hitomi no Oku wo Nozokasete

  • Negaposi

  • Cliche

  • IN THE DARK

  • MONSTER

  • Kono Mune wo, Ai wo Sasu yo

  • Aimai na Hitotachi

  • Hikari no Ya

  • Koyoi, Tsuki ga Miezu Tomo

  • Lost


_____________________

Então é isso pessoal espero que tenham achado os posts interessantes se quiserem digam vocês também quais foram os seus albums preferidos de 2010 ou se vocês concordam com os albums que coloquei na lista(acredito que ninguem tenha um gosto parecido do meu mas podem concordar com alguma coisa sei lá), se discordam com o que eu escrevi(podem falar mal de mim porque eu coloquei o seu artista preferido atrás das AKB48 hahaha), se curtiram o estilo de post TOPTOP também falem que eu me motivo a fazer outros,  até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário