terça-feira, 1 de janeiro de 2013

EUVÍ: O Papa e os dogmas Pop


Antes de começar, não sou católico, não tenho parentes católicos e também não tenho amigos católicos. No entanto, posso não ser católico, mas o que eu tento mesmo é não ser insensato. Desde que eu nasci vejo pessoas criticarem a figura do chefe da igreja romana por suas posições "retrógradas" numa série de assuntos. Posso até concordar que o Papa tem opiniões mais adequadas com o medievo, porém não vejo problema algum em ver as pessoas se expressarem. Por acaso a liberdade de expressão não se aplica também ao "santo" padre?

O Papa tem posições que eu considero inflexíveis quando se trata de aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo, sodomia, pesquisa com célula-tronco, casamento de padres, divórcio e a camisinha. Vou apontar as minhas descordâncias com o chefe da igreja abaixo:

O Papa é visto por muitos como o grande culpado pelos males que existem no mundo. Já cansei de ver gente bradando que se o Papa fosse do bem, ele venderia todos os bens da igreja para dar para os pobres, mas muitas vezes quem fala isso não dá nem um real pro mendigo que vê parado na rua. De fato a igreja católica tem um patrimônio enorme e eu acho que ela tem o direito de gastar o dinheiro dela como ela quiser, assim como eu tenho o direito de gastar o meu. Eu não critico a forma como os outros gastam o dinheiro deles e também não gosto que os outros me critiquem. Os únicos que deveriam criticar a forma como a igreja investe o dinheiro dela são os fiéis da própria igreja que contribuem para ela. Se eles não reclamam, não sou eu que vou reclamar. Não é problema meu.

[caption id="" align="aligncenter" width="570"] Ninguém discorda que esse Papa era bem mais simpático.[/caption]

O Papa tem uma posição radical quando o assunto é o aborto. Mesmo eu sendo contrário ao aborto, tenho o mínimo de bom senso para admitir que existem várias situações onde o aborto deve ser feito para salvar a vida da mãe, em casos de estupro e em outros muitos casos. Para o Papa aborto é pecado em qualquer situação, pois a sua prática seria correspondente a um assassinato e a doutrina da igreja diz que matar é pecado. Na minha opinião todos tem o direito de ter suas posições sobre os assuntos que lhes competem. Só porque eu discordo do Papa não quer dizer que ele não tem o direito de expressar o que pensa. Na minha opinião ele não é melhor que ninguém, porém também não é pior que ninguém. Uma sociedade sadia deve saber a conviver com as diferenças de pensamento das pessoas que nela habitam.

O homem do chapéu pontudo é conhecido por ser contra a união de pessoas do mesmo sexo. Ele é chefe de uma religião e se acha no direito de não casar homossexuais devido à doutrina de sua igreja. O Papa nunca disse que os homossexuais devem ser perseguidos, ele apenas diz que a homossexualidade é um pecado e que a igreja deve amar o pecador e condenar o pecado. Bem, o Papa casa quem ele quiser e eu não tenho nada a ver com isso, assim como ele não tem nada a ver com a minha vida.

Quando o assunto são as pesquisas com células-tronco acredito que o impacto delas será tão positivo que o Papa deverá rever a sua opinião durante esse século. Alguém se lembra que a igreja também era contrária a doação de sangue e de orgãos no passado? As pesquisas com células-tronco são condenadas pela igreja, pois elas usam células de embriões que na visão da igreja já são seres humanos. Nesse ponto o Papa deve orientar apenas os fiéis da religião dele a boicotar as pesquisas, não os cientistas que não compartilham da fé dele.

[caption id="" align="aligncenter" width="380"] Em um de seus pronunciamentos, Bento 16 disse que o uso do preservativo era aconselhado para pessoas que se utilizassem de prostitutas. Espero que ele entenda por prostituta também aquelas que não cobram dinheiro para se prostituir.[/caption]

Quando o assunto é o divórcio, o Papa o condena e  defende o casamento com todas as suas forças. Realmente, o divórcio é algo moralmente ruim para a sociedade, mas necessário uma vez que todos temos o direito de buscarmos a felicidade com a pessoa que quisermos. Mais uma vez, ninguém é obrigado a seguir as orientações do Papa, quem quiser que siga, quem não quiser que não siga.

O Papa ainda é contrário ao casamento dos padres. Esse assunto é polêmico, pois com isso a igreja poderia estar "incentivando" a pedofilia. Eu não entendo por que os padres não podem se casar, mas se eles decidem colocar a batina é porque já sabem o que vão perder. O Papa tem as regras dele e eu tenho as minhas. Para o chefe da igreja católica o sexo tem somente a função reprodutiva, por isso ele é contrário à camisinha, à sodomia e ao sexo oral. Para mim isso é delusional e eu vou explicar o porquê. Se o sexo fosse só pela reprodução um casal estéril não teria motivo para praticá-lo.
Obs: Atualmente, 90% dos casos de câncer na próstata e na garganta são causados pelo HPV(vírus do papiloma humano) transmitido durante relações de sexo anal e oral sem preservativo. O HPV traz o risco de câncer de pênis de 0,05% dos homens e de útero para 0,5% das mulheres quando a transmissão é vaginal. É importante frisar que o HPV pode ser transmitido mesmo com o uso de preservativos. Como o HPV faz feridas também fora da área do pênis e da vagina, a camisinha não é suficiente para evitar o contágio.O HPV ataca os testículos também. Em cerca de 80% dos casos, a doença é assintomática, ou seja, os homens não apresentam verrugas ou qualquer outro sinal. O vírus pode ficar incubado por até 20 anos, sem apresentar manifestação clínica. O HPV atinge lugares que a camisinha não protege como: saco escrotal e  ânus. Sendo assim, um rapaz com lesão de HPV no saco escrotal, mesmo de camisinha, ao encostar a lesão localizada no saco escrotal na vagina ou no ânus da mulher pode ser contaminado. Ainda assim, o HPV tem cura e sua vacina custa em torno de 400 reais. Cerca de 75% das pessoas vai contrair o vírus durante a vida e 60% delas o eliminaram naturalmente.

[caption id="" align="aligncenter" width="500"] Na marcha do orgulho gay alguns - não todos- ativistas desrespeitosos ergueram cartazes em que diziam que se o Papa engravidasse, aborto era sacramento. Deprimente. O certo é respeitar os outros para ser também respeitado. Ainda bem que falta de educação não é pecado.[/caption]

O santo padre ainda é apontado por muitos como o grande culpado pela epidemia de AIDS na África devido a sua posição contrária ao uso de preservativos. Em nenhum momento eu acho que o Papa mandou as pessoas a fazerem sexo sem camisinha transloucadamente. As orientações do pontífice sempre foram para que o sexo fosse feito apenas dentro do casamente e se essas orientações tivessem sido obedecidas a epidemia não teria aumentado como aumentou. Além do mais, tem muita gente que nem sabe quem é o Papa -e nem se importa com o que ele diz- e espalha HIV fazendo atividades consideradas pecaminosas pelo Vaticano.

As últimas acusações contra o pontífice surgiram depois da onda de casos de pedofilia que recaíram sobre a igreja católica. Nesse ponto realmente acho que o Vaticano vacilou. Existem várias acusações de que os altos cargos da hierarquia católica sempre souberam dos milhares de casos de pedofilia que existiam na igreja e resolviam acorbertar tudo para preservar o bom nome da igreja. Bem, se isso for verdade...



De qualquer forma, a resposta católica para a pedofilia que existe na igreja é que os pecados são dos homens, não da igreja. Segundo esse raciocínio, a doutrina da igreja condena a pedofilia e se algum participante da igreja cai na pedofilia, também está indo de encontro com os ensinamentos da religião. O problema dessa resposta é que ela é cabível para milhares de situações. Essa mesma retórica pode absolver um pastor ladrão, um pai de santo trambiqueiro ou um falso medium. As instituições religiosas devem criar mecânismos para previnir atos que são inadmissíveis no ambiente clerical. Uma instituição - seja ou não religiosa- não deve esconder os erros pra debaixo do tapete e depois não tomar as devidas providências para que eles não voltem a ocorrer.

O Papa não é livre de críticas, mas ele merece o mínimo de respeito. Muitas pessoas não olham para os fatos e preferem julgar a figura papal pelas frustrações que elas têm com deus e a religião. Na vida é possível achar defeito em qualquer pessoa. Ficar criticando o chefe da igreja desrespeitosamente em nada melhora coisa alguma, apenas incita a raiva de seus fiéis. Existem pessoas honestas, boas e caridosas que são católicas e não merecem ser desrespeitadas ouvindo insultos descabidos voltados ao homem que elas admiram. O maior "pecado" que uma pessoa pode cometer é julgar os erros dos outros antes de julgar os seus próprios erros. Os justos desmascaram seus erros, os hipócritas são desmascarados por eles.

3 comentários:

  1. ndsimas@yahoo.com.br2 de janeiro de 2013 às 01:03

    Nada como o comandante do maior conglomerado financeiro econômico do sistema solar, coberto de ouro às custas do suor da cara alheia, para nos dizer como devemos conduzir as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Simas. Retificando, nunca vi o papa dizendo como eu (que não faço parte da religião dele) deveria conduzir a minha vida( talvez já tenha acontecido e eu não tomei conhecimento). As orientações do homem do chapéu pontudo são voltadas para os fiéis dele somente e ele não tem autoridade para mandar em quem não quer ser obedecido por ele. Quanto ao ouro que existe na cabeça dele, foi pago com as contribuições do fiéis dele e eles parecem gostar disso. Quem sou eu para criticar o que os outros fazem com o dinheiro deles? Cada um que acredite em quem quiser, mas que respeite os outros. O céu pode até não existir, mas uma sociedade sem respeito é um verdadeiro inferno.

    ResponderExcluir
  3. ndsimas@yahoo.com.br2 de janeiro de 2013 às 04:15

    Em que mundo estas a viver? Desça pro real , porque aqui existe um PAPA alegando ser o casamento gay uma ameaça à família, sem especificar que é uma ameaça apenas à família católica. Há uma PAPA a dizer para que não se use a camisinha , sem especificar que isto só serve para os incautos que lhes escutam. Seja bem vindo ao mundo real, onde o maior conglomerado financeiro econômico do sistema solar, adquirido às custas da matança em praça pública dos que discordavam, tendo seus bens expropriados. No código penal brasileiro isto é classificado na capitulação de latrocínio.

    Venha pro mundo real. aqui existe um PAPA que critica a pesquisa com células tronco, pesquisas que podem vir a curar uma criança paralítica. Mas eles não precisam se preocupar com criança alguma, não têm filhos, preferem sodomizar os filhos dos outros.

    Ademais, uma criança paralítica feito um pé de repolho é o desejo do grande deus pai maravilhoso e perfeito que tem um propósito maior para um pé de repolho.

    E este propósito é o de satisfazer a sua necessidade doentia e masoquista de ver um filho amado em dor e agonia.

    Venha pro mundo real, onde existe uma instituição que faz caridade com o suor da cara dos outros e clama os méritos para si, com a graça do deus.

    Por fim, se nada disto te diz respeito e apregoas a leniência com insanidades, então a que veio?

    A se os generais do Hitller o tivessem confrontado e discordado de suas eloquentes idéias que botou o mundo de joelhos, transformando toda a Alemanha numa nação de sociopatas e como cereja do bolo, ainda conseguiu convencer o Japão e a Itália. Não é mesmo ? NDSIMAS@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir