quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

EUVÍ: Tumulto em evento da igreja universal em Angola causa 16 mortos e 120 feridos



Dezesseis pessoas morreram esmagadas e 120 ficaram feridas ao tentar entrar em um estádio superlotado de Luanda, capital de Angola, para uma vigília organizada pela Igreja Universal do Reino de Deus, informou na terça-feira a agência de notícias oficial do governo local. Segundo a agência Angop, um porta-voz do serviço de emergências disse que as vítimas, incluindo quatro crianças, foram esmagadas contra os portões do estádio Cidadela Desportiva, onde a igreja organizou uma vigília na segunda à noite.

Paulo de Almeida, o vice-líder da polícia angolana, disse que as medidas de segurança adequadas para a vigília estavam em funcionamento, mas o comparecimento superou as estimativas. Ferner Batalha, bispo-adjunto da Universal em Angola, reconheceu que a vigília foi superlotada. "Nossa expectativa era de 70 mil pessoas, mas passou muito desse número", disse ele. O total estimado de público foi de 150 mil pessoas. O estádio tem capacidade para 50 mil pessoas.

[caption id="" align="aligncenter" width="800"] A religião sempre acirrou divisões sociais e econômicas, ajudando a criar uma série de conflitos durante a história.[/caption]

Bem, não vou ser hipócrita. Todos sabemos que existe um enorme preconceito contra à igreja universal do reino de deus(IURD) - e eu seria um mentiroso se eu dissesse que também não possuo nenhum tipo de asco dessa instituição. Particularmente, eu acredito que essa instituição simboliza muitas das coisas que eu vejo de mais rasteiras numa religião, mas eu não morro de paixões contra a IURD.

Para mim, o certo é o certo e o errado é o errado. Apesar de nutrir uma certa ojeriza da IURD, acredito que ela deve ser julgada pelas suas ações e não pelos meus princípios. Quando a IURD distribui cestas básicas aos pobres não faz mais do que a sua obrigação, uma vez que é isenta de pagar impostos pelo fato de ser uma instituição religiosa. Quando a IURD comete crimes - como estorção, lavagem de dinheiro e etc -, ela merece ser punida. Quando a IURD consegue ressocializar presos através do trabalho de "evangelismo" que fazem nos presídios, acho excelente, uma vez que que a cadeia não ressocializa muita gente.

Parece que a culpa pela morte dessas 60 pessoas não pode ser debitada somente na conta da igreja, pois ela teria tomado as medidas de segurança. O que parece ter acontecido foi uma histeria por parte dos fiéis que estavam do lado de fora do estádio que queriam porque queriam participar da vígilia que estava acontecendo do lado de dentro. Os próprios fiéis, alimentados pela crença de que talvez a vigília pudesse "abençoar o ano" deles, resolveram então forçar a entrada no estádio e com isso várias pessoas foram pisoteadas e mortas.

[caption id="" align="aligncenter" width="443"] Até Jesus( o personagem da bíblia) em certa ocasião teria expulsado os comerciantes do templo. Hoje, parece que alguns templos que cultuam Jesus chamoram os comerciantes de volta.[/caption]

Vivemos numa era pós-moderna em que o individualismo parece ser a religião acima de todas as outras. Diferente do passado, hoje as religiões focam muito menos nas uniões de suas comunidades de fiéis e preferem abordar os problemas pessoais dos seus membros de forma individual. Se no passado as religiões conquistavam multidões com o medo que havia de se ir pro inferno, hoje elas parecem ter mudado a abordagem delas. Ao invés de prometerem coisas no pós-vida, prometem graças( PRINCIPALMENTE FINANCEIRAS) ainda na vida terrena.

O povo adora cair num golpe, pois o brasileiro adora levar vantagem em tudo. Acredito que todo o golpe seja composto por um enganado que quer levar alguma vantagem e um enganador que quer se aproveitar da desonestidade ou da ingenuidade do enganado. Quando um religioso pede recursos de seus fiéis para obras sociais e desvia o dinheiro, ele está agindo de má fé, mas os fiéis são inocentes. Quando um religioso pede recursos prometendo que quem os ofertar receberá o dobro na vida material e posteriormente desvia o dinheiro, o religioso agiu de má fé, porém os fiéis não são inocentes, uma vez que estavam tentando adquirir vantagens terrenas através de obras religiosas. Se fosse assim bastava investir dinheiro nas instituições religiosas que uma pessoa ficaria rica. Instituições religiosas não são banco, mas muita gente acha que funciona da mesma forma.

A fé não necessariamente traz dinheiro, muito pelo contrário, ela o gasta. A realidade é que uma pessoa que faz uma contribuição voluntária e sem dedução de imposto de renda para qualquer instituição fica necessariamente mais pobre financeiramente. Se a fé trouxesse dinheiro, Bill Gates deveria ser um ser humano muito religioso, mas ele é ateu. Se a fé trouxesse prosperidade, ia faltar mansões para os religiosos nas orlas da praias e nos bairros nobres, porém todos sabemos que essa não é a realidade. As únicas pessoas que conheço que enriqueceram com a fé foram as pessoas que enganam os outros com promessas de prosperidade financeira.

[caption id="" align="aligncenter" width="529"] Bill Gates foi criado numa família cristã protestante e mais tarde se tornou ateu. Se tornou também um bilionário e para melhorar a sua imagem e a do mundo resolveu gastar mais  de 70% do que ganhou com caridade. Se a fé religiosa fosse proporcional a prosperidade financeira bem provavelmente ele seria pobre. No entanto, como uma coisa não tem nada a ver com a outra, ele é um bilionário.[/caption]

Existem religiões que se transformaram num verdadeiro mercado, pois incentivam que seus fiéis tentem comprar "bençãos de deus" com dinheiro terreno. Não acredito que deus possa ser comprado com dinheiro humano, mas muitos insistem em reproduzir essa prática com diferentes capas religiosas que escondem a verdadeira natureza de suas ações. Tentar comprar favores de deus nunca é um bom negócio, até porque não existe Procon no céu.

Entretanto, acredito que todos devem ter o direito de acreditar no que quiserem. Se uma pessoa quer acreditar em algo bom, que acredite. Se uma pessoa quer acreditar em algo ruim, que o faça. Cada um que cuide da suas próprias vidas e se der para amar o próximo no processo, excelente. Quanto aos mortos nessa tragédia, espero que suas famílias sejam consoladas e que elas possam passar por cima dessa fatalidade da melhor forma possível.

Não acredito que os mortos morreram somente por causa de religião, mas indiretamente essa pode ter sido a razão. Eu acredito que o que motivou essa tragédia foi a ambição dos fiéis que estavam do lado de fora e queriam ser "abençoados".  Bem, houveram milhares de concentrações religiosas no Reveillon e em apenas uma pessoas morreram. Ainda assim, vão falar que o sangue desse inocentes foi derramado por causa de religião.

É sempre muito cômodo julgar algo pelas exceções. Muitos adoram alegar que o mundo sem religião é melhor. Porém, a maldade, a crueldade, a ignorância, a intolerância e a ganância infelizmente não são exclusividade de religiosos. Muitos ainda vão falar que pessoas morrem em nome da religião e por isso ela deve ser repelida. Mata-se em nome de time de futebol, em nome do petróleo, em nome da democracia, em nome do dinheiro, em nome de um mundo melhor, etc. Mata-se até por motivo nenhum. Apesar disso, ninguém vê ninguém ai falando mal do dinheiro, do futebol e da democracia. Isso deve ter algum motivo.

O mundo dos sonhos não é o mundo onde as pessoas tenham que morrer pelo que acreditam, mas é o mundo em que ninguém precise morrer pelo que não acredita.

Um comentário:

  1. ndsimas@yahoo.com.br3 de janeiro de 2013 às 01:38

    Uma horda de alucinados dando vasão aos seus delírios em encontrar o senhor e conseguiram.

    ResponderExcluir