quarta-feira, 29 de maio de 2013

ATEA compartilha ilustração no facebook que faz alusão a morte do deputado Marco Feliciano



Incitação à morte

A ATEA, uma associação ateísta, republicou um trabalho artístico da página do facebook O Doutrinador. Na ilustração postada, há uma clara alusão - ou até mesmo incitação - a morte do Deputado Marco Feliciano. Antes de qualquer coisa, nada contra a ATEA. Ateus têm todo o direito de se organizarem e se reunirem em associações, uma vez que esse é um direito constitucionalO problema é usar esse clima de beligerância religiosa para ficar postando uma ilustração que mostra de forma sádica a morte de um ser humano. Eu sei. Para muitos ateus, Feliciano é um monstro e não um ser humano. Essa é a questão: primeiro você desumaniza um grupo e depois não verá nada de errado em matar seus membros.

Desonestidade intelectual

O problema em questão é o espírito revanchista denotado em alguns posts ateístas do facebook. Certa vez vi uma postagem no facebook - que é até recorrente - que fazia alusão a um versículo da bíblia. Esse tal versículo do velho testamento seria uma prova de que a bíblia aprovava o estupro. O que acontece é que os tais versículos são sempre expostos totalmente fora de seu contexto, tirando o fato de que logo após dos tais versículos há uma dura repreensão a essa prática vil. Esse tipo de desonestidade intelectual é tão comum em ateus quanto em religiosos. O problema é a hipocrisia de ficar denunciando os religiosos por comportamentos que a cada dia se tornam mais presentes em irreligiosos.

Ensinando a matar

A ilustração já foi retirada. Não sei se foi por causa das denúncias de evangélicos ou porque alguma alma responsável da ATEA que resolveu sumir com a postagem. Situações como essas nos fazem pensar até onde a liberdade de expressão deve ir. Imagino que o ilustrador do O Doutrinador não tinha uma intenção de incitar o ódio contra religiosos, mas sua ilustração acaba sendo republicada e servindo para causas não muito nobres. Não creio que a liberdade de expressão possa servir de ponte para a escancarada incitação a morte de um pessoa. Se dizem que Feliciano tem um discurso de ódio, é indubitável que seus opositores têm um discurso muito mais odioso.

Feliciano e o ódio

Imagine se a equipe do Marco Feliciano fizesse uma chargezinha fazendo uma leve alusão a morte de algum grupo específico? Certamente ele seria defenestrado. Outro dia um homossexual morreu numa boate agredido pelos seguranças do local e o apresentador Datena logo culpou  Feliciano pelo ocorrido. Todos dizem que todos são inocentes até que se prove o contrário. Pois é ... parece que Feliciano recebeu o privilégio de ser a exceção para essa regra. Mesmo sem qualquer prova de que o assassino tenha qualquer ligação com o discurso religioso do deputado, Datena decretou sua culpa. Seu julgamento precipitado encontra eco em muitas vozes, que já não são capazes de tolerar as opiniões do pastor.

Boi de Piranha

Agora, cada assassinato de gay que acontecer no Brasil, todos acusaram Feliciano como seu maestro. Injustiças descabidas como essas se tornam dogmas indiscutíveis nas mentes de pessoas que adoram eleger um inimigo. Cabe a quem não tem o coração tomado pelo ódio saber discernir o que está acontecendo em meio a toda essa animosidade. Não é hora de descer o nível. Se Feliciano de fato for cristão, devolverá àqueles que o odeiam não as suas ofensas, mas o seu amor.

Esqueçam todos os nossos problemas. Hoje, no Brasil, a existência de deus é contestada, mas ninguém duvida da existência do diabo. Seu nome: Marco Feliciano.

970104_519714288092671_468907537_n

Nenhum comentário:

Postar um comentário