quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ministra da Cultura Marta Suplicy diz que decisão do juiz federal que suspendeu editais de incentivo à produção cultural negra é racismo



Notícia (Exame)
A ministra Marta Suplicy - a mãe do Supla - disse ter confiança que será possível reverter a decisão da Justiça Federal, que suspendeu editais de incentivo à cultura negra. "Estamos indignados, achamos que é uma ação racista", disse a ministra loira.

Ministra do Suplício
Marta Suplicy ganhou notoriedade falando de sexo na tv. Mesmo quando virou ministra, sempre usou jargões sexuais, como o "relaxa e goza". Infelizmente, como ministra, é ela que goza da nossa cara. Pessoalmente, num país onde a educação é péssima e os corpos são empilhados nas filas dos hospitais, não vejo necessidade alguma para existir o Ministério da Cultura, tampouco repasse de verbas para tal fim.

Cultura incolor
Se a intenção é gastar dinheiro público investindo na cultura negra, por que não investimos também na cultura branca? Igualmente inútil, correto? Numa época onde a ciência já provou que não existem raças branca e negra - apenas a humana -, não há motivo para políticos demagogos se ancorarem na raça para fazerem medidas públicas descabidas, depois posando como os paladinos da luta contra o racismo.

Ignorância incolor
Se os brancos ignorantes querem incentivar a cultura branca, que o façam com seus recursos, valendo o mesmo para a cultura negra. Por que motivo a cor da pele deve orientar os investimentos do governo em determinada área? Discriminar pela cor da pele é o que chamamos de racismo; porém, para esse governo, há racismos do bem e racismos do mal. 

Tudo é cultura
No Brasil, tudo o que influencia o povo é chamado de cultura. Logo, se religião influencia o povo, verba pra religião; se a cultura negra influencia o povo, dá-lhe verba pra cultura negra; se Pokemon influencia o povo, verba pro Pikachu; e por ai vai. Logo, a cultura é mais um poço por onde nossos impostos vão, ganhando o contribuinte nada em troca de tais investimentos. Quisera deus que todos esses investimentos fossem para a educação - essa é a cultura que o Brasil precisa.

Fim culto
É óbvio, artistas sempre irão defender investimentos maiores para a cultura, pois são os maiores beneficiários de tais medidas. Independente se é para a cultura branca, negra, azul ou transparente, comemoro a decisão da justiça federal por impedir que verba pública fosse destinada para um fim tão torpe. Afinal de contas, cultura não tem cor.

Cultura Lulista
No Brasil de Lula, "cultura" é curtura e cultura é tortura. O estudo foi vilanizado. Nosso presidente se orgulhava de nunca ter feito uma faculdade e de não falar inglês. A lição que ele ensinava é que é possível vencer sem estudar. Logo, alguém que chegou ao mesmo lugar de outra pessoa, estudando menos, tem motivos para crer que é melhor. É a lógica do "não estudei e tirei 10 na prova" que foi trazida pelo nosso amável presidente.

Cultura brasileira
Num país onde falta verba para tudo que importa, destinar verba para a cultura negra ou branca não é incentivar a cultura brasileira, mas incentivar a cultura do desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário