sexta-feira, 31 de maio de 2013

Versão de Faroeste Caboclo de Lula é sucesso na internet e já tem gente tentando censurá-la



Faroeste lulista

Minhas orelhas levantaram ontem ao assistir um ousado e destemido vídeo no youtube que reconta a história de Lula ao som de uma paródia da música Faroeste Caboclo. Na mesma semana em que a antológica música de Renato Russo chega aos cinemas uma corajosa paródia sua invade a internet denunciando a realidade por detrás da história de Lula.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Z9q9LaMgto0]

Extrema-miopia

No Brasil fazer oposição de direita ao PT é considerado ser de extrema-direita.  Já há petistas recalcados inclusive afirmando que o vídeo seria uma obra orquestrada pela extrema-direita (PSDB, Veja e Rede Globo). Assim como acusaram os tucanos pelos boatos envolvendo o fim do Bolsa Família, essas parecem ser acusações infundadas.

Russo indignado

Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, ingressou com um pedido na Justiça para que o vídeo fosse retirado, o que só deve aumentar sua notoriedade do vídeo. "Não quero que a obra do meu pai seja usada para atacar as pessoas. E ainda mudaram a letra. A obra dele é completa e eu tenho que preservá-la", diz Manfredini.

Será que ele queria que fizessem uma paródia sem mudar a letra? Atacar as pessoas? Obra completa?

Imagino que se fosse censurada uma paródia atacando os tucanos haveria indignação da imprensa, mas como o atacado é Lula, ok. Quando a paródia ataca uns, é piada; quando ataca outros, é peça política. Dessa forma, a liberdade de expressão é mitigada devido ao uso de uma música já a muito eternizada na cultura popular brasileira.

Obra de arte

O vídeo, postado no YouTube, chegou a ser retirado, mas ontem podia ser acessado novamente no site, posto que o vídeo foi viralizado e postado por outros internautas. O que salta aos olhos é a forma didática e poderosa com que o vídeo mostra os absurdos cometidos pelo canonizado presidente Lula. A história do video é mostrada através de maravilhosas ilustrações. A letra e melodia da paródia fazem jus a importância histórica e artística da composição de Renato Russo. Se o vídeo for uma obra publicitária, é uma obra de excelente qualidade e de extremo bom gosto.

Resistência ao atraso

A existência de um vídeo como esse nos lembra que ainda estamos numa democracia e a tentativa de censurá-lo nos lembra do perigo que nos cerca. Fazer uma paródia não pode ser crime. Entretanto, se for comprovado o envolvimento de algum partido ou empresa por trás do vídeo, deve ser retirado.

Dois pesos e a medida da censura

Dessa forma, se é proibido fazer paródias de músicas consagradas, então que se apaguem todas as paródias de músicas publicadas na internet. Se querem censurar uma paródia do Faroeste Caboclo, o correto é tirarem também todas as outras paródias que estão no youtube. Abaixo algumas paródias de Faroeste Caboclo, que por não falarem mal de Lula, nunca sofrerão risco de censura:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=AI2i_7FCGCI]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=4Bcy0WOuM3k]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=_JBOMR50J_8]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=SNe_1dzj2Xk]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=qjDqpIdQlh0]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=IheKzhtXZbU]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=mlTBWriN700]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=uNvkikTLbKQ]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=ndpvohF9u6U]

Um comentário: