segunda-feira, 20 de maio de 2013

Privatização da Petrobras, 10 motivos para ser a favor, 10 motivos para ser contra. Será que o petróleo é nosso?

A Petrobrás, criada em1953, é uma empresa de capital aberto, cujo maior acionista é o governo do Brasil. Possui 83 mil empregados, faturamento de mais de U$145 bilhões e uma queda de R$21 bilhões nos lucros em 2012.





image


10 motivos para ser contra a privatização da Petrobrás

1- Inflação
Como a Petrobras tem influência do governo, este pode usá-la para impedir subidas nos preços dos combustíveis. Assim o governo beneficia toda a população, pois o dono de automóvel economiza no preço que enche o tanque e o pobre economiza no preço dos produtos distribuídos através de veículos movidos a gasolina.

2- O petróleo é nosso
A Petrobras acaba investindo milhões em pesquisas, em publicidade, nos esportes, na cultura, etc. Se a Petrobras fosse privatizada, todo esse investimento acabaria sendo destinado apenas para atividades mais lucrativas. Logo, a privatização prejudicaria o Brasil. A empresa é nossa. O setor é importante e tem que estar nas mãos do brasileiros.

3- Privilégio
É um privilégio do brasileiro ter uma empresa grande, arrojada e competitiva com a Petrobras como uma estatal. Isso cala a boca daqueles que creem que é impossível haver uma empresa estatal entre as melhores do mundo.

4- Lucrativa
Desde sua criação a 60 anos atrás, a Petrobras viu a ascenção e queda de tantas outras estatais. Ela resistiu ao prejuízo e sucateamento das outras "BRAS". Se ela se mantem forte e competitiva até hoje, gerando lucros que são revertidos em prol da população, por que deveria ser entregue ao capital internacional?

5- Pioneira
Nos anos 80, a Petrobras aceitou o desafio de explorar petróleo abaixo de 500 metros, feito não conseguido então por nenhuma outra companhia. Num gesto de ousadia, o Brasil desenvolveu com profissionais formados em universidades públicas a tecnologia que a permitiu explorar águas até mil metros.

Hoje a Petrobras que possui a mais avançada tecnolohia em exploração e extração de petróleo. Nem mesmo a Exxon, Chevron, Shell e cia têm se equiparam com a nossa tecnologia. Privatizar a Petrobrás é oferecer ao mercado privado tecnologias e patrimônios conseguidos através de nossos impostos.

6- Autonomia
Privatizar a Petrobras seria ruim tanto para a empresa quanto para o Brasil. Se analisarmos a Lei 9.478/97, de FHC, veremos que ela fez que a empresa tivesse 36% de suas ações vendidas na Bolsa de Nova York. Como a lei americana é rigorosíssima, a Petrobras perdeu autonomia para optar pelos melhores investimentos, se planejar e orçar. Agora, a Petrobras tem que mensalmente ir ao EUA prestar contas aos investidores estrangeiros. Imagine se a privatização ocorresse?

7- Emprego
A Petrobras é empresa que mais compra e contrata serviços no Brasil. Se privatizada, a empresa empregaria muito menos e contrataria menos serviços, uma vez que empresas privatizadas apenas visam o lucro.

8- Tecnologia
Companias petrolíferas contratam empresas independentes para criar tecnologia. Logo, privatizar pouco ou nada iria mitigar os gargalos tecnologicos do setor petrolífero.

9- Cabide de empregos?
Só quem diz que a Petrobras é cabide de empregos é quem não conhece a empresa. Os profissionais da Petrobrás são altamente qualificados e recebem de acordo com o que produzem para a empresa e para o país.

10- Pré-sal
A Petrobras é uma empresa lucrativa e com consciência social. Agora, o petróleo do pré-sal irá custear avanços importantes na educação e nos demais serviços públicos. Não podemos deixar os políticos entregarem o dinheiro do pré-sal para o capital estrangeiro. Esse dinheiro tem que ficar aqui, para o nosso povo. Afinal, o petróleo é nosso.

image



10 motivos para privatizar a Petrobras

1- Lucratividade
Rockefeller já dizia: o melhor negócio do mundo é uma empresa de Petróleo bem gerida, o segundo melhor negócio é uma empresa de Petróleo mal gerida. Como podemos observar, o Petróleo a principal fonte de energia do nosso tempo, logo, sua importância econômica é vital. Mesmo assim, os lucros da Petrobrás não param de cair.

2-Preço da gasolina
O uso da Petrobras para diminuir o preço da gasolina é ineficiente. No Brasil o preço do litro da gasolina é de U$1,58; no EUA, 0,79; na Rússia, 0,84; na China, 1,11; na Índia, 1,15. Ou seja, mesmo subsidiando o preço da gasolina, o governo não consegue fazer com que o preço da gasolina seja tão baixo quanto em outros países produtores.

Isso mostra como a monopolização e o serviço ineficiente da Petrobras acaba prejudicando toda a nação quando oferece petróleo a um alto preço.

3- Lucratividade
A Petrobras é a empresa do setor com a menor rentabilidade, 9,17%. Isso mostra como a empresa precisa de muito para lucrar pouco. Logo, é uma empresa na contramão do sucesso.

4- Desempenho na Bolsa
Entre 2007 e 2011, a valorização dos papéis da Petrobras ficou em último lugar na comparação com as demais do setor, com apenas 12%. Como muitos investimentos públicos têm papéis da Petrobras, todo o país paga por essa imcompetência.

A Petrobras, em 2011, chegou até a perder o posto sulamericana por valor de mercado para a colombiana Ecopetrol, cujo patrimônio é sete vezes inferior ao da Petrobras.

5- Custos
Em 2011, os 80 mil funcionários custaram R$ 18 bilhões, cerca de 230 mensal por empregado. Se a empresa fosse privatizada, os funcionários produtivos nada perderiam, mas os encostados seriam postos no olho da rua. Fora isso, os funcionários têm muitos privilégios que o cidadão comum não desfruta.

6- Corrupção
Muitos se beneficiam pela não-privatização: o fundo de pensão que recebe dividendos vultosos jamais vistos na esfera privada; membros de sindicatos que protegem seu emprego da livre concorrência; empresários que fecham negócios através de suborno; políticos que usam a privatização da empresa para fazer terrorismo com eleitorado; políticos que apadrinham funcionários; partidos que usam a empresa como cabide para aliados políticos e muchas otras cosas.

7- Risco
A Petrobrás é muito mais ousada que as outras companias do setor. Motivo? Ao contrário das outras, que são quase todas privadas, a Petrobras é pública e sabe que tem o governo para socorrê-la numa eventualidade. No final das contas, acabamos pagando pela ineficiência das estatais até nos empréstimos gordos que elas pegam do BNDES.

8- O petróleo não é nosso
Por acaso você é dono do petrobrás? Então por que diz que o petróleo é nosso?  O petróleo só será nosso quando todos os brasileiros - ou os mais pobres - tiverem direito a ações da compania. Até lá, o petróleo é deles.

Se existe a Petrobrás para o petróleo, por que não criar a Ourobrás? O ouro não é nosso? Por que motivo o Estado deve monopolizar a extração de um recurso natural? Será que a iniciativa privada não deveria explorar o setor e o Estado apenas deveria empregar os impostos do setor com probidade?

9- Publicidade
Uma empresa privada investe em publicidade onde pensa que terá o maior retorno. A Petrobras investe milhões em esportes e em filmes que o brasileiro não vê. Além disso, ainda faz publicidade em jornais, rádios e canais de tv, assim repassando verba para a imprensa e a classe artística brasileira. Logo, quando você escutar um artista ou um jornalista dizer que o petróleo é nosso, é porque o petróleo é mesmo deles, só que só deles.

10- Melhor para o Brasil
Ao privatizar um serviço, somos beneficiados pelos ganhos de competitividade e com os investimentos privados. A Vale hoje emprega muito mais depois que foi privatizada, acabando por pagar muito mais impostos ao Brasil.

Com a privatização da Petrobras, os únicos riscos que corremos são os de ter uma gasolina mais barata, mais pessoas empregadas no setor petrolífero, investimentos maiores no Brasil, maior eficiência da empresa, menor dependência do setor em relação governo, ganhos de produtividade e etc.

Fontes:
Adital
Época
Privatize Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário