sexta-feira, 19 de abril de 2013

EUVÍ: Inversão do ônus da prova - o deus e seu inverso

- Olá!

- Oi.

- Posso falar um instante com o senhor?

- Pode, mas eu estou com pressa.





- Você sabe aonde você vai passar a eternidade?

- Você é crente?

- Graças a deus, desde fevereiro de 1995 para a honra e gloria do Se...

- Eu sou ateu!

- Você não acredita em deus?

- Claro que não! Você é surda? Eu já disse que sou ateu.

- Mas você não acredita em Jesus?

- Minha senhora, com todo o respeito, eu já disse que sou ateu!

- Mas você sabia que deus te ama e deu o seu filho para salvar você?

- Senhora, eu já estou cansado dessa história da carochinha. Eu não acredito nessas crendices. Eu não acredito em bíblia, deus, Jesus, Buda, Alá, os deuses do Olimpo. Enfim, pra mim isso é pura história. Agora, com licença, eu tenho mais o que fazer.

- Mas deus existe senhor.

- Não existe nada, deus só causa guerra e morte. Você só acredita nele porque não lê. As maiores matanças da história foram feitas por causa desse seu deus.

- Mas deus existe sim, ele mudou a minha vida e pode mudar a sua também.

- Então vamos fazer o seguinte, me prova que deus existe?

- Hum?

- Viu? Você não pode provar. É porque não existe, é so um motivo pro seu pastor roubar o dízimo dos fiéis.

- Mas senhor, eu posso provar sim, por que deus fez uma grande obra na minha vida. Antes de conhecer Jesus, eu fumava e bebia, vivia uma vida de promiscuidade, eu estava no caminho da morte. Se não fosse deus, eu já estaria no inferno. A minha vida é a prova da existência do poder de deus.

- Como? Você só pode estar de brincadeira, né? O fato de você ter "mudado" sua vida não significa que deus existe. Só significa que você largou uma vida desregrada para cair numa vida religiosa.

-  Mas lá na minha igreja tem ex-gay, ex-traficante, ex-assassino, até ex-viciado em crack já foi liberto graças a obra do Senhor. Tudo isso é a prova que o meu deus existe.

- Só não deve ter ex-ladrão né? Por que o dízimo o seu pastor deve fazer questão de gastar. No final das contas, todo o seu discurso só tem como fim o enriquecimento do seu pastor. Não existe ex-gay e esses ex-qualquer coisa todos sofreram lavagem cerebral, de modo que devem estar mais doentes agora do que antes.

- Já que o senhor duvida, então me prova que deus não existe?

- Ei, peraí! Isso é a inversão do ônus da prova. Isso é uma falácia.

- Falácia por quê?

- O ônus da prova recai para quem afirma que deus existe! Além do mais, não dá para provar que não existe o que não existe.

- Quer dizer que eu sou obrigada a provar que deus existe e você não é obrigado a provar que ele não existe? Você que tem que provar, pois deus é uma verdade estabelecida que todos acreditam. Exemplo: aqueles que não acreditam que a Terra é redonda é que tem que provar que ela não é redonda. Aqueles que não acreditam que a cor do céu é azul é que tem que provar o contrário. As pessoas já nascem com propensão a acreditar em deus, não o contrário.

-  Tentar inverter o ônus da prova é uma falácia. Através disso, pode-se provar a existência de absolutamente qualquer coisa. Ninguém é capaz de provar a inexistência do Papai Noel, então ele existe, né? Se inverter o ônus da prova prova a existência de coisas inexistentes, é porque ele não é válido.

- Ei, espere um segundo, o átomo só foi inventado a alguns anos atrás. Não havia como saber se ele existia ou se ele não existia, mesmo assim ele já existia. Não podemos negar a existência de algo apenas porque não podemos provar pela ciência dos homens. Nem tudo que existe pode ser provado.O amor por exemplo?

- Que absurdo! Vocês, crentes, não só não conseguem provar que o deus de vocês existe, mas também não conseguem provar a inexistência dos deuses do Olimpo, por exemplo, mas isso não faz vocês aceitarem a existência de Zeus. Portanto, não deve esperar o mesmo de mim, um ateu.

- Mas deus é espírito, não podemos vê-lo, tocá-lo ou cheirá-lo. Não dá para provar a existência do espírito. A prova é a minha fé.

-Espírito? Espírito não existe! Morreu, acabou! A sua fé não significa nada, ela não dá respostas, apenas impede as perguntas. Se a sua fé apontasse a verdade, jamais haveria dois tipos diferentes de credos ou diferentes deuses e as milhares de religiões.

- Mas a minha fé é verdadeira. Eu posso garantir por causa dos meus frutos. Eu já presenciei milagres com os meus próprios olhos. Aliás, existem muitas pessoas com experiências de quase morte que mesmo sem atividade cerebral encontraram com deus. Isso prova que o espírito existe.

- Milagre não significa que deus existe. Quer dizer que um suposto milagre comprova a existência de um deus? Então basta um milagre ser feito em nome de Poseidon ou Mitra que poderíamos comprovar a existência desses deuses. Além do mais, milagres não existem, é tudo enganação barata e produto de mentes atrasadas. Essas alucinações são provocadas pelo cérebro.

- Mas se deus não existe, por que estamos aqui? Se somos a criatura, quem seria o criador? Você acha que toda a natureza em sua riqueza de detalhes e com todas as complexibilidades foi obra do acaso?

- Criatura? Você que é uma criatura. Não existe criador, tampouco criatura. A teoria da evolução não é uma teoria, mas um fato. Nós chegamos aqui sem um criador. Foi tudo obra do acaso sim!

- Mas se deus não existe, qual é o sentido das nossas vidas?

- Olha, eu sou ateu e o sentido da minha vida quem decide sou eu, não um deus mágico. Sentido da vida? Isso não é um argumento, isso é uma desculpa para crer num deus apenas porque isso te faz sentir melhor. É um fruto da sua imaginação.

- Mas se deus não existe, não existe certo nem errado, a vida seria uma loucura.

- Olha, eu sou ateu e faço o que eu quero, quem aqui teve uma vida de bebida, drogas e promiscuidade e se arrepende disso é você. Sua religião apenas alimenta a culpa que você tem em fazer coisas que outros acham normais. Vocês satanizam tudo, sexo, bebida e cigarro. A vida de vocês não tem graça. Existem milhões de ateus honestos e milhões de religiosos criminosos.

- Mas você está correndo o risco de ir pro inferno ao invés de ir pro céu com Jesus.

- Senhora, existem milhões de religiões, muitas delas acreditam no inferno, se eu fosse seguir uma religião apenas para fugir do inferno, ainda assim estaria correndo o risco de ir pro inferno de todas as outras. É estatística, não vou arriscar minha vida e meu dinheiro naquilo que eu nem creio. Até você está correndo risco de ir pro inferno.

- Mas deus é como uma molécula. Você não pode ver, mas você sabe que existe.

- Para início de conversa, deus não é como uma molécula pois a molécula existe. A ciência descobriu as moléculas devido ao advento de utensílios capazes de estudar as moléculas. Não existem máquinas capazes de estudar deus, tampouco fazer experimentos sobre sua existência fora da cabeça de seus crentes. Se não podemos nem começar a estudar, é sensato crer que não existe.

- Mas deus é espírito, não podemos estudá-lo, nunca poderemos. Não dá para separar deus da sua criação para depois estudá-lo. Ele é o nosso criador, é por isso que temos que ter fé, sem ela não podemos agradar a deus. Ainda assim, deus tem todo o poder. Ele pode ter criado o mundo sem provas concretas de sua existência para que apenas o seu povo acredite nele. Ele é tão poderoso que poderia criar o mundo inclusive com provas que ele não existe, e ainda assim ele existiria.

- Agora o nível da apelação chegou a um ponto ainda mais baixo, o das suposições. Se a própria definição de deus se transforma fica difícil provar que ele não existe, mas não é só isso, ele pode ser qualquer coisa. Se deus tem todo o poder e sabe de todas as coisas, por que existe tanto sofrimento no mundo?

- O sofrimento é o megafone de deus. Se não fosse pelo sofrimento eu jamais teria me convertido e também jamais teria me aproximado mais de deus. É através do sofrimento que ele aperfeiçoa o nosso caráter e nos traz mais para perto dele. É através do sofrimento que aprendemos a ter compaixão pelos que sofrem e nos tornamos pessoas melhores. É através dele que cumprimos a vontade de deus, aprendemos a sermos humildes e apelamos ao poder de deus.

- O seu deus é um sádico. Que tipo de ser bom se usaria do sofrimento para fazer as pessoas crerem nele? Isso soa como uma chantagem? Não há motivo para crer em deus, apenas muitas razões para enxergar como ele é um absurdo. Você falou, falou e ainda não me provou que deus existe.

- Você que tem que provar que deus não existe, pois crer em deus é inerente ao ser humano, quase todos nós cremos em deus. Você que está contestando aquilo que a esmagadora maioria acredita, você que devia provar. Será que 99% da população está errada e apenas 1% está certa?

- Não somos 1%, somos 2%. Existem muitos povos indígenas que não creem em deus. Crer no que a maioria acredita é ridículo. Quer dizer que na época que os religiosos diziam que a Terra era plana, a Terra era plana apenas por causa que 99% das pessoas acreditavam nisso na época?

- Não, porque a bíblia é a verdade e em Isaías 40:22 está escrito que deus governa sobre o círculo da terra, dando entender que ele já sabia que a terra era redonda.

- Mas a bíblia também fala da falaciosa história da arca de Noé e muitas outras coisas inconsistentes, que nem vale a pena falar. Você não percebe que a sua fé é totalmente circunstancial. Se você nascesse na África seria animista, se nascesse no Oriente seria budista, se nascesse na Arábia seria mulçumana. Bilhões morrerão sem nem ouvir falar do seu deus. A fé e o deus dependem de onde a pessoa nasce, não podendo alguém nascer em duas regiões do mundo com a mesma chance de "se salvar".

- Você mora num país cristão e diz que é ateu. Logo, nascer onde há maioria de outra religião não impede que você professe sua fé. A religião cristã é a mais espalhada no mundo e infelizmente a mais perseguida. Não importa onde a pessoa nasce, as verdades do mundo vale para todos os lugares da Terra. Pense numa tribo na África onde o homem branco e a ciência não chegou ainda. O fato deles terem nascido numa região isolada não vai impedir que E=m*C², independente deles creem ou não, ou se vão ter a chance de aprender. Uma verdade é verdade em qualquer lugar do mundo, independente se você acredita ou não.

- Você falou e não disse nada, para variar. Você ainda não provou que deus existe, pois ele não existe e não tem como comprovar.

- Você que tem que provar que ele não existe. Os princípios da lógica em si mesmo não podem ser comprovados. O fato é que se não pode provar a existencia de um espírito, sendo que a existência de deus explica como existe vida na terra, como existiu o universo e porque quando nascemos acreditando em deus.

- Eu não nasci acreditando em deus, ninguém nasce. A religião é adquirida pelo homem pelo conhecimento, do contrário, ninguém acreditaria em deus. A evolução explica como existe vida na Terra e o Big Bang explicaria o início do universo. Se deus existisse, ele não se esconderia tão bem. Ele, tão poderoso, deixaria pelo menos alguma pista incontestável para que todos os seres racionais acreditassem nele.

- Eu não consigo te provar que deus existe com argumentos. A realidade é que mesmo se eu o fizesse, você iria me contestar. Ninguém precisa de prova para crer em deus, nem eu precisei. O que é preciso para crer em deus é fé e eu sei que você tem. E o amor? Deus é amor! Você não acredita no amor? O amor você não enxerga nem prova, você consegue ver o impacto dele.

- Sinceramente, deus se parece com o amor, sendo ambos pertencentes a mente humana e não existindo fora dela.

- Você não acredita nem no amor?

- Bem, você disse que deus é amor.

- Você não tem deus no coração mesmo!

- Posso não ter deus no coração, mas pelo menos não tenho monte de besteira na minha cabeça.

- Besteira?

- Isso mesmo. Tenho que ir agora.

- Vá com deus.

- Enfie seu deus bem no meio do seu c#!

[caption id="" align="aligncenter" width="712"] Ainda assim, prefiro o Chaplin![/caption]

Obs: Baseado numa conversa nervosa que aconteceu no metrô no Rio em janeiro desse ano, omiti os palavrões do ateu e o evangeliquês da chata crente. É óbvio, os argumentos dos dois não chegaram nem perto na elegância dos discorridos acima. A crente acabou expulsa do metrô, pois é proibido pregar religião lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário