Voto é coisa séria. É uma pena que o brasileiro goste tanto de votar em quem não conhece e reeleger quem não fiscalizou.
Confesso que adoraria ficar em casa no dia da eleição, mas o que eu ia adorar mesmo é se todos ficassem em casa e só eu votasse.
10 motivos para ser a favor do voto obrigatório
1- O voto obrigatório faz com que a maioria ou todos estejam representados. O voto é um poder-dever.
2- O voto obrigatório faz com que ninguém possa reclamar do seu governo, uma vez que participou da eleição. O voto obrigatório não constitui ônus para o país e o constrangimento ao eleitor é mínimo comparado com os benefícios que oferece ao processo.
3- No voto obrigatório todas as parcelas da população escolhem seus representantes de forma equitativa, pobres e ricos.
4- No voto obrigatório, o cidadão é obrigado a separar parte do seu tempo para se informar sobre os candidatos, assim se aproximando da política.
5- No voto facultativo, as abstenções aumentarão tanto que alguns grupos ficarão super representados.
6- No voto facultativo, é preciso não apenas fazer campanha para que eleitor vote em você, mas também campanha que ele saia de casa. As campanhas seriam mais estratégicas e caras, dando vantagens aos grandes partidos.
7- O voto facultativo daria vantagem a quem tivesse o domínio do poder econômico, podendo estes procurar com mais facilidade onde estão os eleitores que querem votar e fazer campanha apenas para eles.
8 - No voto facultativo, boa parte da população que tem escolaridade e acompanha a política ficaria enojada em ter de votar em algum político, enquanto os pobres facilmente alienáveis votariam em massa em que lhes oferecesse algum benefício.
9- O voto facultativo é mais propenso a fraudes. Sem saber quantas pessoas votarão, é mais fácil corromper o sistema.
10- O voto facultativo no final da contas apenas favoreceria a minorias eleitorais com peso eleitoral, que seriam paparicadas pelos candidatos por toda a campanha em detrimento da maioria da população.
Dessa forma, como acontece nos EUA, a agenda da eleição seria ditada por pequenos grupos que distoam dos padrões da maioria da sociedade.
10 motivo para ser a favor do voto facultativo
1- O voto facultativo é democrático, pois dá ao cidadão direito de participar ou não da eleição, sem que para isso precise pagar por algo ou perder algum direito.
2- Com o voto facultativo, menos pessoas votariam. Quem iria votar seria apenas os eleitores conscientes que creem na ideologia dos partidos. Os partidos se fortaleceriam, assim como o debate.
3- No voto facultativo, o candidato teria que agradar sua base de apoio, do contrário, esta ficaria em casa no dia da eleição. Logo, os canditatos teriam que mostrar mais serviço.
4- No voto facultativo, as minorias ganham força, tendo o governante obrigação de atender as demandas de algumas delas.
5- No voto facultativo, as campanhas não poluiriam tanto as ruas. Com o passar do tempo, o marketing estratégico iria focar a campanha tão bem que quem não quisesse votar ficaria cada vez menos encomodado com as eleições.
6- No voto facultativo, as campanhas acabariam por ficar mais baratas, uma vez que não seria preciso atingir toda a população. Isso poderia até mitigar a corrupção, pois quanto mais cara a campanha, mais interesses escusos serão atendidos.
7- O voto facultativo vai aproximar o cidadão que quer participar e afastar aquele que não quer. A democracia prevalecerá na medida em que os políticos tenham que motivar as pessoas a interagir com o processo democrático. O voto facultativo é melhor, pois nada que seja compulsório pode ser cabalmente democrático. O voto é um direito, não um dever.
8- A participação de todos no processo eleitoral é um mito. Atualmente, mais de 20% dos brasileiros já ficam em casa no dia da eleição. O voto facultativo apenas ia regulamentar o que já existe.
9- O voto facultativo é adotado nas maiores democracias do mundo. Será que o voto facultativo dos Estados Unidos é menos democrático que o voto obrigatório do Brasil?
Não há, no mundo, uma democracia representativa que não faculte o voto.
10- Levando em consideração a atual participação popular nos níveis da eleições municipais, estaduais e federais, pouco seria mudado se o voto fosse facultativo, levando em consideração que muitos já se abstem.
Futuros catastróficos nunca surgiriam do voto facultativo, tanto é que as maiores democracias do mundo já o adotam. A faculdade do voto apenas traria lisura e legitimidade ao processo eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário