sábado, 18 de maio de 2013

10 milhões de motivos para ser contra a Virada Cultural Paulista











Notícia
Mais de 900 atrações e 4 milhões de pessoas marcaram a nona Virada Cultural. Cerca de 10 milhões de reais foram investidos pela prefeitura municipal (governo do Haddad) esse ano, aumento de 25% comparado ao ano passado. As atrações foram espalhadas por 129 locais da capital paulista.

Cantora averbada
A cantora Daniela Mercury, que a pouco tempo admitiu que era homossexual e que já recebeu verba pública de incentivo a cultura, fez a abertura do evento. Nos dias 25 e 26 de maio é a vez da Virada Cultural acontecer em 27 cidades do interior paulista.

Cultura nacional
O Brasil é um país espetacular. A educação e a saúde são precárias, mas o prefeito Haddad, repetindo o que o Kassab já fazia, resolveu destinar 10 milhões dos impostos do trabalhador para a Virada Cultural. Afinal de contas, para os políticos, cultura é a prioridade. Quanto mais eles gastam com cultura, mais sem cultura fica o nosso povo.

Pão e circo
A Virada Cultural não passa de mais uma forma do governo destrair o povo, que acaba achando que está aproveitando um show de graça, quando está sendo pago com o dinheiro dos nossos impostos.

Pedido e devolução
O deputado Eduardo Suplicy foi roubado no evento. Levaram dele carteira e celular. Ele se achou no direito de subir no palco para pedir seus pertences de volta. Os bandidos, que devem respeitar muito o deputado, devolveram a carteira, mas ficaram com o celular dele só pra contrariar. Como diz o ditado: ladrão que rouba ladrão... Será que os políticos poderiam ser tão solidários quanto esses bandidos e devolver ao menos parte do que nos roubam?

Opção
Sinceramente, nada contra o evento em si, apenas repudio o fato de contar com dinheiro público. Desde quando Daniella Mercury é cultura? E quanto a população que não aprecia as atrações que lá serão exibidas? O dinheiro dos impostos deles também irá pagar por isso, querendo eles ou não. Portanto, a Virada Cultural não passa de mais uma volta que o cidadão recebe dos políticos.

2 comentários:

  1. Sobre a opinião da Virada Cultural ser pão e circo, até concordo, mas cabe um apontamento.

    "Desde quando Daniella Mercury é cultura".

    Qualquer coisa que influencie um povo é cultura. Mas pelo seu post sobre Raquel Sheherazade já se percebe seu conceito elitista de cultura: música erudita, literatura russa, quadros renascentistas e balé clássico.

    ResponderExcluir
  2. Caro Daniel obrigado pelo comentário.

    1- Essa virada ficou marcada por vários arrastões, 2 pessoas mortas e 6 esfaqueadas.

    Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Se divide em vários tipos como agricultura, filosofia, etc. O que você disse não está errado. Realmente me expressei mal. O que queria apontar é que a Daniella Mercury, que é uma excelente cantora que eu até gosto muito, não merece 1,5 milhão de incentivo a cultura.

    2- Já que você disse que qualquer coisa que influencia o povo brasileiro é cultura brasileira, então pokemon é cultura. Vamos concordar que dar 1,5 milhão pro Pikachu não seria uma boa ideia.


    http://acidblacknerd.wordpress.com/2013/04/26/euvi-depois-de-assumir-sua-homossexualidade-daniela-mercury-consegue-autorizacao-de-15-milhao-do-ministerio-da-cultura-para-10-shows/

    3-Quanto a Sheherazade, só porque você discorda de mim em um ponto não significa que eu seja um elitista, muito pelo contrário. Respeito sua opinião, só defendo a minha com argumentos.

    4- Quanto a literatura russa, balé e as outras coisas, sei que você falou isso por mera provocação. Nunca nem cheguei perto dessa cultura elistista. Enfim, como bom adulto, vou relevar o que você disse.

    Volte sempre. Namaste.

    ResponderExcluir