sexta-feira, 10 de maio de 2013

10 motivos para ser contra o atual Bolsa Família




Antes de tudo, não sou contra as medidas emergenciais de distruibuição de renda. O que sou contrário é a atual forma como ela ocorre no Brasil.

O Bolsa Família se consiste na união e maior distribuição dos benefícios assistenciais criados no governo Fernando Henrique. Atualmente, os gastos com o serviço fazem com que não haja no mundo uma bolsa da Channel cravada de diamantes que seja mais cara do que o nosso Bolsa Família.

10 motivos para ser contra o atual Bolsa Família

1- O Bolsa Família se consiste meramente numa esmola, pois a família não produz nada para receber o benefício. Nunca nenhuma nação do mundo prosperou distribuindo esmolas ao seu povo. Muito pelo contrário, os países desenvolvidos são aqueles em que o povo sobe de vida através do próprio esforço.

2- O Bolsa Família pode até combater os efeitos, mas não combate a causa da pobreza. É como secar o chão ao invés de tapar o buraco da goteira. O Bolsa Família é uma medida emergencial que não resolve os problemas estruturais do Brasil. Por mais necessária que possa ser, ela ilude a muitos.

3- Como o Bolsa Família traz um benefício maior para quem tem mais filhos, muitos pobres acabam tendo mais filhos para ganhar mais benefícios do Estado-provedor. Logo, mais pessoas carentes nascem e a pobreza é perpetuada.

4- O Bolsa Família tem um caráter assistencialista no Nordeste que faz com que muitos o vejam como uma dádiva dos nossos atuais governantes. Logo, esse assistencialismo de Estado acaba influenciando muitas pessoas humildes a dar seu voto a determinado partido, seja por gratidão ou seja por medo de perder o que tem.

5- Premiar a ociedade é um erro. O assistencialismo acaba viciando o povo. Muitas são as pessoas que preferem ficar em casa do que trabalhar, pois recebem seguro desemprego e Bolsa Família.

6- O Bolsa Família pode ser gasto com bebidas, drogas, prostituição, etc - diferente do finado Cheque Cidadão. Logo, o dinheiro do benefício pode causar ainda mais malefícios para as famílias. Não é a toa que muitas famílias podem sofrer por causa do Bolsa Família.

7- Não existe um mecanismo de saída para quem recebe o benefício. Logo, muitas pessoas ficam aprisionadas na mediocridade do assistencialismo.

8- O Bolsa Família não obriga as famílias a aprenderem uma profissão ou a fazer um curso técnico. Não basta dar o peixe, é preciso ensinar a pescar. Não há contrapartida ou qualquer serviço que os beneficiados recebam para adquirir o dinheiro suado dos contribuintes. A única contrapartida é a mulher ter os filhos na escola e vacinados, o que já é uma obrigação constitucional.

9- Os gastos crescentes com o Bolsa Família acabam aumentando os gastos do governo, que terá que aumentar os impostos. Com mais impostos, os empresários não se motivarão a investir em mais empresas para criar mais empregos. Com menos empregos, há menos comércio e mais pobreza. Com mais pobreza, mais pessoas precisarão do Bolsa Família. Com mais pessoas precisando do Bolsa Família, mais votos terão os políticos populistas. Com mais políticos populistas, mais gastos no Bolsa Família...

10- O Bolsa Família não reduz o trabalho infantil. Muitas crianças batem ponto nas escolas, mas continuam trabalhando. O Bolsa Família deveria ter como adicional para a melhora das notas dos alunos e um reforço para suas educações. De nada vale bater ponto nas nossas péssimas escolas públicas se a criança se tornar um analfabeto funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário