domingo, 19 de maio de 2013

A classe média e o discurso de Marilena Chiuaua, digo, Chauí

image








Notícia
A professora de filosofia da USP, Marilena Chauí, num evento que marcava o lançamento do livro 10 anos de governos pósneoliberais no Brasil: Lula e Dilma, deu declarações fortes. Afirmou que o Bolsa Família exemplifica a Revolução Feminina ao destinar os recursos às mulheres e que o ProUni explicita o racismo como força na sociedade, ao encher as salas de aulas de negros e pobres.







Classemediofobia

Por fim, Chauí ainda demonstrou sua beligerância contra uma parcela produtiva, trabalhadora e pagadora de impostos da nossa nação: "a classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante".

Cão que ladra não morde
Não é a primeira vez que a Marilena Chiuaua fala mal da classe média, dos quais os impostos pagam seu salário de professora na USP. O preconceito e a ignorância de Chauí só não parecem maiores do que a fé religiosa que ela tem em suas teses gramscianas. Já pensou se fosse um professor direitista falando mal da classe pobre brasileira? Seria defenestrado, mas no Brasil, é lícito ser preconceituoso, desde que seja com o grupo correto.

Feminismo costumaz
O Bolsa Família exemplifica a Revolução Feminina? O Bolsa Família até tem uma boa finalidade, mas ele não denota revolução alguma ao beneficiar as mulheres com assistencialismo. A Revolução Feminina será exemplificada quando as mulheres tiverem condições de trabalhar e viver inteiramente com o fruto de seus esforços, não precisando de ajuda de um Estado paternalista.

Afrocoitadismo
Chauí disse que o ProUni explicita o racismo que surgiu como força na sociedade ao colocar negros e pobres nas salas de aula. Racismo? Por acaso pobre é raça? Até onde eu sei, negro não é raça, pois só existe a raça humana. Esses teóricos do coitadismo adoram usar a "raça", mesmo a ciência já tendo derrubado esse conceito.

Quanto ao ProUni, até acredito que foi uma das medidas mais inteligentes desse governo, porém até onde eu sei, ele não exemplifica racismo nenhum. Negros sempre puderam entrar nas universidades. O sistema não prejudicava negros, mas os pobres em geral.

O problema é que o vestibular sempre impediu que os pobres, dos quais muitos são negros, ingressassem em universidades públicas. Misturar "raça" e condição é mais uma forma hipócrita de chegar a conclusões maldosas.

Classe caridosa

Felizmente existe a nossa classe média que paga impostos para não ter saúde, educação, segurança, etc. Em outras palavras, a classe média pratica caridade, pois sustenta políticos corruptos que usarão seus impostos para praticar assistencialismo eleitoreiro.

Abominação
A classe média não é uma abominação. Hoje, até um favelado com televisão e tv a cabo já é considerado classe média. As pessoas têm o direito de ascender socialmente e de consumir bens de consumo, não sendo necessariamente vilanizados por causa disso.

Esse conflito de classes incentivado por Chauí é natural para que conhece a estratégia gramscista, o qual ela tão admira. Não é a toa que esse ataque que o Cristianismo vem sofrendo está gerando os frutos benéficos a uma certa classe política.

Violência e ignorância
A classe média brasileira é a maior vítima da violência e da ignorância dos políticos. Coitados de nós, pertencentes da classe média baixa. Somos ignorantes, fascistas e violentos, apenas por acharmos que nossos impostos deveriam atender o fim público, por crermos que lugar de bandido é na cadeia, por defendermos que menor de idade estuprador não deve ser considerado criança, etc.

10 anos de PT
Marilena Chiuaua tem muita moral para falar mal de qualquer coisa. Afinal de contas, seu partido, o PT, em apenas 10 anos de governo, conseguiu erradicar a pobreza, acabar com a corrupção, dar saúde de qualidade ao povo, oferecer uma educação exemplar a nossas crianças e intimidar os criminosos a ponto de reduzir a violência.

Um comentário:

  1. […] dia eu até postei aqui uma apresentação de standup comedy protagonizada pela professora da USP Marilena Chiuaua. Entre uma piada e outra, a funcionária do Estado deixou escapar pérolas como “a classe […]

    ResponderExcluir