quinta-feira, 30 de maio de 2013

Preto ou negro? Moreno ou Afrodescendente? Qual o termo correto? Raça Negra ainda existe?


Vou contar dois episódios que aconteceram em minha vida alguns anos atrás:

1-Deficiente mental

Estava esperando um ônibus partir no Rio. Um deficiente físico falou uma gracinha para o motorista que estava demorando a para sair com o ônibus. O motorista rebateu. O deficiente físico, julgando ser imbatível, desferiu vários palavrões para com o motorista, entre eles, macaco. O motoristas quando sofreu a agressão racial, de pronto saiu de onde estava com sangue nos olhos, e deu uma grandiosa surra no deficiente racista. Mais tarde, uma pessoa que estava do meu lado me perguntou porque eu não tentara ajudar o "pobre" deficiente. "Ele mereceu", respondi.

2-Elogio racial

Estava eu, uma colega de cor e um colega ruivo conversando até que o papo parou em raça. "Sinceramente, para mim você não é negro. Você é moreno", disse o ruivo para o meu colega negro, que esboçou um sorriso de satisfação. Depois o ruivo chegou me disse: "Para mim, negro é você". O argumento que o ruivo deu foi que pelo fato da minha pele ser mais escura, eu era negro, enquanto que o nosso colega de cor era moreno, apesar de ser quase tão moreno quanto eu e ter traços evidentemente africanos(nariz, lábios, cabelos,etc).

O que mais me chamou atenção foi o meu colega negro aceitar ser chamado de moreno. No entanto, de fato a pele dele era morena. Não havia nenhuma razão para ele não ter aceitado isso. O julgamento do ruivo foi correto, pois não avaliou a raça mas a cor. Eu admito que, na época, fui idiota em ter achado que houve racismo nessa situação.

Nome das coisas

O mais interessante é que existe uma diferença clara entre os EUA e o Brasil quando o assunto é o nome que eles dão a sua etnia. Nos Estados Unidos, o termo usado é black(preto) e os mais politicamente corretos dizem african american(afro-americano). Já no Brasil o termo usado é negro e os mais politicamente corretos usam afrodescendente.

Confusão racial

Desde criança aprendi que nunca se deve chamar uma pessoa de cor de preto, pois esse é um termo carregado de significado ofensivo. Então, o correto era chamar as pessoas de cor de negras. No entanto, nos Estados Unidos ocorre exatamente o contrário. Desde que comecei a fazer meu cursinho de inglês meu professor negro sempre enfatizou que nunca se dever chamar um afroamericano de negro ou nigger, pois essa palavras são extremamente ofensivas. Bem se nigger significa negro e black significa preto, há uma confusão nesses nomes. Qual será o mais correto? Black ou negro? Negro ou Preto? Depois de refletir, acho que os americanos tem a razão.

Significado de Black
1. lacking hue and brightness; absorbing light without reflecting any of the rays composing it.
2. characterized by absence of light; enveloped in darkness: a black night.
3. ( sometimes initial capital letter ) 
a. pertaining or belonging to any of the various populations characterized by dark skin pigmentation, specifically the dark-skinned peoples of Africa, Oceania, and Australia. 
b. African American.
4. soiled or stained with dirt: That shirt was black within an hour.
5. gloomy; pessimistic; dismal: a black outlook.

O que podemos perceber é que a palavra preto em inglês é a mais adequada, pois apenas reflete uma coisa: a cor da pele da pessoa, que é escurecida devido a pigmentação. Por mais que um afrodescendente não tenha rigorosamente a pele de cor preta(geralmente é marrom), o termo preto me parece mais propício pois descarta qualquer noção de racialidade. Uma pessoa que tenha cabelo crespo, lábios grosso e tenha pele esbranquiçada pode até ter descendência africana, mas a cor de sua pele é branca.

Significado de negro em inglês
1. Anthropology . a member of the peoples traditionally classified as the Negro race, especially those who originate in sub-Saharan Africa: no longer in technical use.
adjective
2. of, pertaining to, or characteristic of one of the traditional racial divisions of humankind, generally marked by brown to black skin pigmentation, dark eyes, and woolly or crisp hair and including especially the indigenous peoples of Africa south of the Sahara.
3. being a member of the black peoples of humankind, especially those who originate in sub-Saharan Africa.

Raça humana

Se prestarmos atenção no significado, veremos que negro remete a uma ideia racial. Os racistas se referiam às pessoas de cor como pertencentes a raça negróide. Havia a ideia de que existiam diferentes raças de seres humanos e que a raça negra era a inferior. Não raramente, pessoas achavam que negros tinham parentesco mais próximo com macacos. Durante anos a ciência replicou essa teoria absurda. Entretanto, hoje descobrimos que não existe raça humana e raça negra. Existe apenas a raça humana. Logo, não há razão para dividir e denominar as pessoas de acordo com conceitos raciais se sabemos que a ciência derrubou tais coisas. Por isso o termo negro caiu em desuso nos EUA.

O uso do termo negro remeta a racialidade, enquanto que o termo preto apenas a cor. Se hoje sabemos que não existe raça senão a humana, não há razão para fomentar essas teorias ultrapassadas que só fazem as pessoas se identificarem de forma excludente ao resto da sociedade. A única coisa que une nazistas "arianos" e alguns militantes dos direitos dos negros é a ideia de que ambos pertencem a uma raça específica. Enquanto que a raça ariana não existe mesmo, ao menos podemos dizer que Raça Negra é um excelente grupo de pagode.







Elogios racistas?

O racismo existe. É tão presente que até não-preconceituosos acabam fazendo uso dele. Quem nunca viu elogios a pessoas de cor do tipo "fulana é uma morena muito bonita" ou "seu cabelo é tão bonito. Posso pegar?". Estou cansado de ver belas pretas serem chamadas de morenas por pessoas brancas. Parece que quanto mais branca, maior o elogio. No entanto, se a pessoa tem mesmo a pele morena, não há motivo para crer que não possa ser chamada de morena. Ninguém é obrigado a chamar uma pessoa de cor de "negra bonita", da mesma forma que não chamamos brancas de "belas causasianas".

Já o elogio do cabelo tem uma denotação estética, pois as pessoas estranham muito o fato de pessoas assumirem o seu cabelo crespo e deixarem ele crescer desse jeito.

Alma transparente

O pior de todos os elogios sempre será o "fulano é um negro de alma branca". Me dá raiva quando escuto isso. Parece que o negro precisa ter alguma coisa branca para ser nobre - mesmo que tal coisa branca seja invisível.

Miscigenação racista?

Dizem que a miscigenação brasileira esconde racismo. Miscigenados geralmente preferem ser chamados de morenos a negros, pois a cor de suas peles geralmente não é muito escura. Se o critério for pela cor da pele, de fato não há problema em serem chamados de morenos. Se o critério correto fosse o "racial", todos nós teríamos que nos identificarmos como viralatas que nem sabemos quantas raças possuímos. Uma pessoa de pele branca que tenha um ancestral afrodescente poderia afirmar que é da raça negra, valendo a mesma comparação para um afrodescendente que tivesse um ancestral  branco.

Muro racial

Devemos derrubar esses muros que fazem com que pessoas se diferenciem de outras apenas por causa de uma raça. As pessoas gostam de enxergar racismo em todo o lugar. Se a pessoa tem cabelo crespo, nariz largo e pele branca, não vejo motivo para acreditar que ele não deve se declarar branco. Se uma pessoa tem cabelo crespo, nariz largo e pele morena, não vejo motivo para não crer que ele não deva se declarar moreno. E se uma pessoa tiver essas mesmas características e tiver a pele bem escura, não há problema algum em chamá-lo de preto. Afinal de contas, cor é apenas um detalhe.

OBS: Já que a raça negra não existe, vamos continuar apreciando o Raça Negra que ainda existe e seus muitíssimos sucessos:







ESSE SHOW É O MELHOR SHOW DO RAÇA NEGRA QUE EU JÁ VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário