terça-feira, 14 de maio de 2013

Indulto de dia das mães: erro ou acerto?


image



Notícia
Nesse último dia das mães a justiça concedeu ao irmãos Cravinho o direito de saída temporária para passar o dia com sua mãe. Os assassinos que mataram com violentos golpes de barra de ferro a mãe de Suzana Von Richtofen agora podem se divertir no dia das mães com a mãe deles.

Injustiça da justiça
Enquanto isso, o irmão mais novo de Suzana, que teve sua mãe e pai mortos por causa da irmã, passará mais um dia das mães sem ter uma mãe para abraçar ou dar um presente. Essa é a justiça brasileira: os assassinos de mães saem da cadeia para eventualmente passar o dia com suas mães, enquanto os filhos de suas vítimas passam o dia chorando e lembrando do ente assassinado.

Informação
O que é chamado de Indulto do dia das mães se consiste nos Saidão, que são saídas temporadas da prisão prevista na Lei 7.210/84 e tem o objetivo de ressociabilizar o preso. O indulto é um direito previsto no artigo 84 da Constituição, que prevê a extinção da pena para presos cegos, cadeirantes, doentes graves e etc.

Dilma
Em 2012, nossa presidente mudou as regras para a concessão dos saidões. Agora, o preso que cumpriu um terço da pena sem ser reincidente e metade da pena sendo reincidente tem direito ao saidão. Também podem sair as presas que não cumpriram crime hediondo, tenham cumprido um quarto da pena, tenham bom comportamento e tenham filhos menores de idade ou deficiente.

Dia sem lei
A ideia do indulto de dias das mães e natal tem até boas intenções, mas ela, na prática, se constitui num ato muitas vezes insensato. O que vemos é que esses "indultos" acabam virando a farra do boi para bandidos cometerem crimes. Quem não se lembra dos ataques do PCC que num desses indultos de Dia das Mães (2006) transformou São Paulo num reino do caos?

Restrição vital
O indulto acaba virando uma arma para que bandidos possam fugir, praticar vingançar e assassinar homens da lei. A saída temporária só deveria ser permitida a criminosos que nunca cometeram crimes contra a integrigade física alheia e a criminosos sem histórico de participação em facções criminosas.

Conclusão
Nossas autoridades precisão tomar as devidas providências para impedir que assassinos voltem às ruas, do contrário, o Dia das Mães acabará se tornando o Dia do Bandido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário