quinta-feira, 9 de maio de 2013

Filme: A Dama de Ferro (Crítica, resenha e análise)





Resolvi fazer duas críticas do filme, que tem o mesmo significado mas se diferem no tamanho. Quem tiver preguiça de ler a grande, leia apenas a pequena.

1- Crítica pequena

O filme é horroroso.

2- Crítica grande

O filme é vergonhoso e não vende aquilo que diz, ou seja, quem assiste não terá a mínima ideia de quem foi Margaret Thatcher e por que ela é tão importante. O filme é uma caricatura de uma líder derrotada, louca e mesquinha.

A maior mulher dos anos 80 teve mostrados no filme apenas os momentos menos importantes de sua carreira. Quando apareciam os momentos históricos que a destacaram como ícone, o filme passa com uma superficialidade maldosa, que denota a intenção de dar as futuras gerações uma visão deturpada de quem foi a Dama de Ferro. Aliás, nem a alcunha de Dama de Ferro é explicada no filme.

O filme não é sobre uma mulher que se destacou devido a sua firmeza e por crédito próprio. No final das contas, o filme é sobre o Alzheimer e sobre os delírios de uma velhinha que um dia já foi levada a sério. O enredo dá a entender que a mesma "loucura" que Thatcher possui quando velha era aplicada em seus atos como primeira-ministra.

A atriz mais talentosa de nosso tempo, a liberal Merry Street, ainda recebeu um Oscar da Academia liberal de Hollywood pela caricatura humilhante que deu a maior líder conservadora de todos os tempos.

Eu esperei o filme e acompanhei os trailers. O que percebi foi que muitas cenas dos trailers não foram pro filme. Logo, pude presumir que o filme foi editado para dar a mensagem que deu.

Em nenhum momento do filme Thatcher pode ser vista de forma carismática. O telespectador ao ver o filme sente indiferença aos dramas pessoais que Thatcher atravessa. Não fizeram um filme sobre a líder ou sobre a mulher, mas fizeram um vídeo panfletário que denigre uma pessoa.

Ainda bem que Ronald Reagan nunca terá uma biografia cinematográfica, pois certamente receberia um tratamento péssimo pelos liberais de Hollywood. Infelizmente, Margaret Thatcher não recebeu nos cinemas um tratamento digno de um Dama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário