quinta-feira, 9 de maio de 2013

Até tu Afif? A nomeação de Afif para o Ministério das Pequenas e Médias Empresas

image



Traição

O mundo deve ter acabado e eu não reparei. Devo estar sonhando mesmo. Um dos únicos políticos liberais clássicos do Brasil, Guilherme Afif Domingos, acabou de se render e aceitar a nomeação de Dilma para o ministério das Pequenas e Médias empresas.

Aquele que já foi um paladino das liberdades econômicas trocou de partido, foi para o PSD, e com isso adquiriu mais um daqueles ministérios de aluguel que o PT adora distribuir para base aliada. O mais interessante é que esses ministérios geralmente não servem para nada senão para gastar dinheiro público.

Incoerência

É bem provável que o Ministério das Pequenas e Médias empresas acabe aumentando os gastos do governo e prejudicando as pequenas e médias empresas. Outra ironia do destino é ver Afif integrando um governo que praticamente persegue as pequenas e médias empresas com impostos desleais.

No Brasil, muitas são as empresas que deixam de crescer voluntariamente apenas para não pagar impostos. Logo, o PT, cujas políticas que só favorecem a oligopolização (BNDES, fundos de pensão e regulamentações), criou mais um ministério meramente nominal.

Através das crescentes regulamentações e impostos, pequenos empresários ficam a cada dia menos motivados a montarem novos negócios. O governo, através do BNDES, colabora para que grandes empresas comprem as pequenas.

Todos por um

Prova disso é que vários setores que antes eram dominados por pequenas empresas hoje são dominados por oligopólios. Quem não percebe que aos poucos as vendas de bairro são substituídas por grandes redes de supermercado? Quem não percebe que os açougues de bairro agora só são achados dentro de supermercados?

O movimento de Afif mostra como a oposição no Brasil está de quatro. Com excessão de alguns estados, como São Paulo, a cada dia a base do PT engorda. Como já dizia o jingle eleitoral de Afif em 1989: juntos chegaremos lá. Afif acabou chegando lá e agora está junto de tudo o que ele desprezava ideologicamente. Triste contradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário