sexta-feira, 24 de maio de 2013

10 motivos para ser contra a Copa do Mundo no Rio e as Olimpíadas no Rio de Janeiro


1- Economia
A Copa e as Olimpíadas terão consequências nefastas para a nosse economia, pois com o aumento dos gastos públicos decorrentes das obras, o Brasil corre risco de gerar inflação. É bom lembrar o caso da Grécia, sediadora das Olimpíadas de 2004. O evento deixou para o país um legado de dívidas que o país paga até hoje.

2- Legado
Barcelona foi uma cidade que até hoje vive as consequências positivas dos Jogos de 88. Isso porque o evento fez com que a infraestrutura da cidade fosse toda melhorada. Infelizmente, o Brasil segue os passos do Pan de 2007, que teve altos gastos (1 bilhão só no Engenhão) e a infraestrutura da cidade continuou uma porcaria. De nada vale gastos nababescos com estádios se o povo que pagou por eles não poderá usufruir do investimento, uma vez que na cidade não há metrô o suficiente e o tráfego é caótico.






3- Desperdício
Assim como ocorreu na África do Sul, muitos dos estádios contruidos para a Copa e para as Olimpíadas não terão serventia alguma depois dos eventos. Depois de gastar 1 bilhão na construção do Engenhão, o Rio de Janeiro não aproveitou o novo estádio e gastou 1 bilhão na reconstrução do Maracanã.

Vários estádios bem cuidados foram deixados de fora da Copa, enquanto que o governo preferiu construir estádios onde nem existem times na série A - como é o caso do Estádio de Cuiabá. Logo, esses estádios de cara manutenção não terão como se sustentar após o findar da Copa.

Faremos a Copa e as Olimpíadas mais caras da história. Só para compararmos, a reforma do estadio olímpico de Berlin custou R$ 634 milhões.

4-Corrupção
A Copa do Brasil será no Brasil, mas não para os brasileiros. A Copa beneficiará apenas as empreiteiras, os políticos e os consórcios que receberão recursos públicos para executar as obras e depois capitalizar politicamente com a construção dos estádios.

O Ministério Público chegou até a embargar a licitação da reforma do Castelão - a obra mais cara do Nordeste -, por suspeita de restrições que beneficiariam certos consórcios. No Rio, a pressa para terminar o Maracanã a tempo fez o governo aprovar mais recursos públicos para as empreiteiras, "com a finalidade de terminar a tempo".

Em São Paulo, foi escandaloso a construção do estádio do Corinthians podendo o Estado gastar muito menos reformando o Morumbi.

5- Privatização
Vejamos o caso do Maracanã, que nos últimos 10 anos recebeu 1,45 bilhão de reais do dinheiro do povo em sucessivas reformas. Após reformado com o dinheiro público, o Estado privatizou a administração do estádio para um empresa de Eike Batista, amigo do governador.

O mais interessante é que a empresa do amigo do governador terá o direito de administrar o estádio por - adivinhem? - apenas R$180 milhões pagáveis em 30 anos. Via BNDES, o governo gastou mais de 1 bilhão de reais do povo para entregar por menos de 20% do valor para iniciativa privada lucrar. Nós pagamos pelo estádio e ainda veremos os lucros dele serem administrados por uma empresa privada. Logo, essa obra pública só atende ao fim privado.

6- Prioridade
Quantas escolas, hospitais, faculdades e centros de pesquisa não daria para construir com o investimento feito para sediar a Copa e as Olimpíadas? Será que um país que quer se desenvolver não deveria investir todos esses recursos na educação? Algum país do mundo enriqueceu investindo em esporte?

7- Distração
No final das contas, todo esse circo só servirá de distração para que o povo desvie a atenção do que realmente importa. Infelizmente, esse circo custará caro para uma nação que almeja ser grande. A imponência dos estádios esconde a arbitrariedade das remoções feitas, em que  os pobres foram os mais prejudicados.

O Brasil está gastando caro para receber estrangeiros, que se alegraram nos jogos e depois voltarāo para seus países. No entanto, a conta ficará para nós, brasileiros, que teremos que pagar a conta pela festa depois que a visitar for embora. Ao invés de agradar estrangeiros, esses recursos deveriam ter sido destinados para os serviços públicos dos brasileiros.

8- Mau negócio
Mas o turismo e os eventos trarão pesados lucros para o país, certo? Certo, mas lucros para quem? Como o cidadão irá ganhar algo com esses eventos que ele pagou com seus impostos? Como os brasileiros que não trabalham com turismo irão se beneficiar com esses eventos? Será que vai valer a pena mesmo?

Ele terá que pagar caro para entrar nos estádios contruídos com seu dinheiro. Além disso, a Copa e as Olimpíadas farão que o preço dos ingressos aumente, gerando ainda mais desigualdade e elitizando o futebol no nosso país. Os bilhões que nos foram roubados não valem as vantagens de sediar uma Copa.

9- Bolsa Prostituta & Bolsa Traveco
Não seria humilhação o Brasil jogar a toalha (como aconteceu na Colombia em 1986). A verdadeira humilhação será ver o fracasso e as gambiarras dos eventos. Agora já há notícias informando que o governo do Rio e Belo Horizonte está oferecendo cursinhos de inglês para prostitutas e travestis poderem atenderem melhor os turistas.

Esse tipo de desperdício mostra como nossos governos não dão a mínima para o dinheiro público, se preocupando mais com a educação das prostitutas que atenderão os turistas do que com a educação das nossas crianças.

10- Difamação
Todos sabemos que a imagem do Brasil será desgastada com esses eventos. Não precisa ser nenhum expert para perceber que assaltos e furtos serão algo presente. O caos no transporte, a falta de infraestrutura e o despreparo para lidar com grandes eventos certamente gerará muitas críticas, que ressonarão internacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário