terça-feira, 23 de outubro de 2012

EUVÍ: Comer carne, 10 motivos para ser contra,10 motivos para ser a favor / razões para ser ou não ser vegetariano

Certa vez eu decidi que não comeria mais carne.
image

Falhei miseravelmente. Não fiquei nem dois dias "limpo".



Parece que tudo a sua volta te empurra para que você seja carnívoro. Quando você tenta parar de comer carne você percebe o quão difícil é. A carne está em todos os lugares.

Existem muitas pessoas que não respeitam a decisão das outras de não comer carne. Geralmente, o vegetarianismo é algo fortemente contestado pela nossa cultura e muitos o consideram simplesmente uma frescura.

Comecei a reparar como nossa cultura é carnívora quando vi que quase todos, com exceção de alguns grupos religiosos, se reúnem exporadicamente para praticar o ato conhecido como churrasco.

Por outro lado, muitos vegetarianos que conheci tinham um discurso muito radical, pareciam religiosos fundamentalistas.
image

Motivos para não comer carne

1- Nós não estamos no topo da cadeia alimentar.u
No período total de uma vida, um carnívoro come 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas. Você gostaria de praticar essa carnificina? Comer carne é um crime contra a natureza e contra a própria humanidade.

2- O comedor de carne priva os animais daquilo que defende para si, a liberdade e o direito de viver. Comer a carne de animais é um desrespeito. Animais de um ano são tão racionais quanto bebês.

3- Vegetarianos seriam mais aptos para os esportes e outras atividades. A carne não contém proteínas para manter o ser humano saudável.

4- Boicotar a carne é a melhor forma de cortar gordura. Todos sabemos que gordura traz doenças.

5- Se comêssemos apenas vegetais MUITAS pessoas deixariam de morrer de fome. A água e a área que são necessárias para produzir carne produziriam muito mais toneladas de legumes e verduras.

O excesso de espaço para a produção de carne reduz a área que poderia ser usada para cultivar legumes e verduras, aumentando os preços do alimentos.

Se os cereais que são dados aos animais fossem dados aos humanos, a comida seria mais barata e menos pessoas passariam fome.

6- O consumo de carne causa a fome, pois ele cria condições para que cada vez mais a carne seja produzida e cada vez mais os outros alimentos teriam menos condições de ser produzidos. O preço da carne geralmente é maior do que o preço dos outros alimentos.

7-  A carne pode passar uma série de doenças: câncer, obesidade, diabetes, pressão alta, etc.

8- O corpo humano não foi feito para digerir a carne, quem come carne tem um digestão muito maior do que aqueles que não comem.
Quem come carne adquire os hormônios que foram dados aos animais.

9- Muitos animais são tratados de forma cruel e são assassinados de forma desumana. Quem come carne incentiva esse derramamento de sangue e sofrimento.

10- O lobby dos vendedores de carne é muito poderoso e ele só se interessa com o dinheiro, não com a vida das pessoas ou o meio ambiente.

O comedor de carne corrobora para a contaminação das águas e do ar, além que destruir florestas. O consumo de carne é um desastre para o meio ambiente.
image

Motivos para comer carne

1- É muito engraçado alguém defender tanto a vida dos animais enquanto a vida dos humanos é cada vez mais coisificada. Muitos protegem os animais, mas se recusam a ajudar os humanos que estão bem vivos do lado deles.

2- Carne é muito gostosa, a vida é tão difícil, nós merecemos ter uma pequena dose de prazer diária.

3- A carne traz muitos nutrientes que muitos alimentos não trazem. Quem não se sente mais forte depois de comer um pedaço bem grande?

4- Na Índia, muitos passam fome enquanto vacas passeiam do lado deles. Comer carne é uma questão de sobrevivência. Quem escolhe muito, fica pra trás.

5- O ser humano deve ter o direito de fazer da sua vida o que bem entender.

6- Muitas outros hábitos da humanidade causam dano a natureza e nem por isso paramos de fazê-los. O ser humano destrói a natureza desde que moramos nesse planeta.

A quanto tempo já existem vegetarianos? O volume de carne consumido diminuiu desde então? Ou aumentou?

7- Culpar quem come carne pelos males que a produção de carne produz é tão ridículo o quanto dizer que não devemos usar nada de metal por causa da forma horrorosa como ele é extraído.

Muitos bens de consumo são produzidos na China por pessoas que trabalhan sob condições desumanas. Por causa disso você vai jogar fora seu iphone?

8- A maioria dos animais que morrem para nos prover comida não existiriam se nós não os criassemos para comê-los. A maioria desses animais só existem porque fizemos cruzamentos de raças diferentes.

9- Animais não amam, não tem pensamento racional, não tem moral, não sentem pena e muito menos pena dos humanos. Animais não são sagrados.

A animais vida dos animais não merece tanto respeito assim. Muitos seres humanos veem a pena de morte e o aborto como medidas necessárias para viver em paz. Se matamos até humanos, porque pouparíamos os animais?

10- Questão de sobrevivência, a maioria dos animais não pensariam duas vezes antes de te matar se isso significasse não morrer de fome.

Somos nós ou eles.

Que vegetariano não mataria um touro se isso significasse não morrer de fome?
Que touro não mataria um vegetariano se isso significasse não morrer de fome?

Enquanto você tem piedade dos animais, existem vários microorganismos comendo sua pele e circulando doença dentro do seu corpo. Na vida, só sobrevivem o mais forte.

Você se lembra da família dinossauro? Eles comiam os humanos. Agora é a nossa vez. Agora é a nossa vingança.

Conclusão

Olha, vou ser bem direto, gostaria de ser vegetariano, mas não sei se tenho forças para lutar contra tudo e contra todos pra deixar de comer carne. Até hoje, é a única coisa que eu quis parar de fazer e não consegui.

Eu acredito nos argumentos vegetarianos, porém vivemos num mundo em que a possibilidade de mudá-lo é muito comprometida.

Mas creio que devemos respeitar quem pensa diferente. Tanto que adoro viver em um Estado laico onde tenho o direito de praticar até os atos que condeno e me prejudicam.

Se bem que se colocarmos a cabeça para funcionar, vamos ver que é uma questão de tempo até que as autoridades dificultem a vida dos onívoros como eu.

O respeito pela vida em geral é algo que está cada vez mais perdendo o valor. Acho que se cada um de nós fizer a sua parte, o mundo pode até não melhorar, mas certamente não estaremos colaborando para que ele piore.

Logo, acho que mesmo que nós não consigamos, devemos dar pelo menos uma chance ao vegetarianismo. Afinal, você pode ser aquilo que você come, mas aquilo que você come pode ser aquilo que você não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário