terça-feira, 23 de outubro de 2012

EUVÍ: Tucano, um animal em extinção?

Acabei de ver a lista dos animais em via de extinção.

Para minha surpresa, descobri que existe um animal que jamais imaginaria que poderia correr perigo de não mais existir, o tucano.


O tucano é uma ave brasileira de bico longo e amarelo, ela é cada vez mais ameaçada e caçada. O bico, apesar de grande, é oco e fraco.

O tucano se alimenta de insetos, de répteis e até de ovos de outras aves. Não é conhecido pelos seus voos em altura elevada.

O tucano geralmente tem um ciclo de vida curto, de cerca de 30 anos, depois disso ele passa a se desintegrar, seu bico diminui e ele é obrigado a deixar o seu hábitat natural.

O tucano também é conhecido como mascote do PSDB.
image

O PSDB foi fundado em 1988, por dissidentes do PMDB que na época se diziam insatisfeitos com o governo de José Sarney.

No início, devido ao fato de ser formado por muitos pensadores de passado esquerdista, o PSDB se caracterizava por uma agenda de centro-esquerda, mas isso não durou muito.

Os tucanos já nasceram almejando voos altos, em 1989 indicaram Mario Covas para o cargo de presidência da república. Mario obteve 11% e não foi ao segundo turno. Os tucanos decidiram então apoiar Lula do PT no segundo turno.

Nos anos 90, o horizonte se tornou mais azul para o voo dos tucanos.

Fernando Henrique Cardoso, sociólogo renomado, ganhou fama quando foi indicado para o cargo de ministro do governo de Itamar Franco, sendo um dos idealizadores do messiânico plano real.

Em 1994, os tucanos indicaram Fernando Henrique para a disputa presidencial. O PT continuou com Lula, que apesar de começar melhor nas pesquisas, apostou no fracasso do plano real, tendo pagado amargamente por esse erro.

Os tucanos venceram a eleição no primeiro turno e para governar, comporam uma aliança imporantíssima com o então PFL. Já o PT se tornou o principal partido de oposição aos tucanos.

Uma vez no governo, os tucanos deram uma guinada para a direita, seguindo a onda neo-liberal da época e adotando medidas que hoje são vistas com mais pragmatismo.

O governo dos tucanos foi caracterizado por uma forte onda de privatizações, algumas delas foram tidas como criminosas pelo PT. Existia uma noção de que os tucanos governavam para os ricos e estavam vendendo o patrimônio brasileiro para o capital estrangeiro.

O PT se contrapunha aos tucanos, também os acusando de serem corruptos. Naquela época, existia a percepção de que o PT era o partido da ética, o partido que não roubava, nem deixava roubar.

Na eleição de 1998, mais uma vez os tucanos derrotaram Lula do PT no primeiro turno e assim, ganharam mais quatro anos para implementarem sua agenda neo-liberal. É bom frisar que se o bico do tucano é comprido e durante seu governo, pudemos ver que as promessas dos tucanos não foram praticamente todas cumpridas.

Na época que os tucanos mandavam no país, o mundo crescia pouco e o Brasil crescia pouco, mas crescia mais que a média mundial. Hoje, o mundo cresce numa média bem maior que a brasileira.

Os tucanos fizeram várias reformas que foram fundamentais para o avanço do país, mas um ato dos tucanos em especial causa até hoje ogeriza no escritor desse texto.

Até então, a reeleição não era possível devido a nossa constituição.

Os tucanos, interessados em se manter no poder por mais 4 anos, fizeram uma emenda constucional para viabilizar a reeleição. Mal sabiam eles que fazendo isso, além de piorar o nosso sistema democrático, estariam dando ao PT condições para que ele se perpetuasse no poder.

Existem fortíssimos indícios de que houve compra de votos no congresso para que a reeleição fosse aprovada. A reeleição intessava a muita gente. Até o FHC em entrevistas já admitiu que teria havido corrupção, mas não por parte do governo.

Com a reeleição, o chefe do executivo pode deixar de dar prioridade total a suas funções durante o periodo das eleições e assim ocupar seu tempo precioso com a campanha.

Em 2002, o Brasil vivia um momento péssimo economicamente e os tucanos já estavam desgastados. Lula pode então se lançar numa eleição de resultado previsível, na qual venceu o tucano José Serra no segundo turno por 61% dos votos.

Os tucanos, destronados do trono maior continuaram fazendo sucesso nos seu ninho principal, São Paulo. Durante muito tempo, eu achava que São Paulo tinha um tucano em sua bandeira, tamanha a hegemonia do PSDB no estado.

O governo Lula foi mais uma oportunidade para que os tucanos perdessem várias oportunidades de ajudar o país.

O então "partido da ética" se viu metido no maior escândalo de corrupção da história do Brasil, o mensalão.

Os tucanos foram covardes e preferiram não tentar impetimar Lula, talvez porque eles também tivessem medo de alguma coisa. Os tucanos acharam que Lula "ia sangrar" e que seria "mais fácil" derrotá-lo nas urnas.

Bem, em 2006, apesar de toda a sujeira do mensalão, Lula venceu os tucanos mais uma vez. É claro, Lula se utilizou do direito da reeleição aprovado por FHC.

Como o PT viu seus quadros principais feridos pelo mensalão, Lula foi obrigado a apoiar a indicação de Dilma Roussef para o suceder, uma mulher que nunca tinha sido eleita nem vereadora.

Os tucanos, vendo a fragilidade de Dilma Roussef, preferiram negar o voo da ave nova Aecio Neves e levantar as asas velhas do azarado José Serra, que foi vergonhasamente derrotado pela petista.

As eleições municipais de 2012 mostraram que os tucanos ainda não aprenderam algumas lições. Enquanto a maioria dos partidos preferiu lançar candidatos novos, os tucanos lançaram o velho e altamente rejeitado José Serra.

A derrota de Serra em São Paulo para o petista Fernando Haddad é muito significativa. Ela traduz um partido que soube se reinventar e conseguiu lavar das mentes brasileiras sua história de corrupção e ela também traduz um partido que não sabe pra onde vai, não tem agenda e vai em direção ao ostracismo.

Os tucanos perderam muitas prefeituras importantes no interior paulista e no Brasil, mas a derrota do tucano experientíssimo contra o atrapalhado ministro petista do kit gay e dos ENEMs em São Paulo mostra o quão baixo a moral tucana está.

O maior aliado tucano, o PFL, já mudou de nome e se dividiu em dois, não possuindo mais nenhuma musculatura política se comparado com PFL dos anos 90.

Em pesquisas, a maioria da população brasileira credita erroneamente a estabilidade financeira e o Plano Real como medidas do PT, ao invés do PSDB.

Os tucanos preferiram esquecer das suas medidas positivas feitas no governo FHC para ser um partido que apela para assuntos que não deveriam ser nem assuntos de eleições municipais, como o caso do kit gay.

O saldo dessas eleições é claro, os aliados dos petistas cresceram e os aliados dos tucanos diminuíram.

Agora pensem comigo, se não houvesse a lei da reeleição, o que aconteceria?

Em 1998, os tucanos teriam elegido Mario Covas a presidente? Eu acho que sim.

Em 2006, o PT teria conseguido lançar um outro nome diferente de Lula que consegueria vencer os tucanos depois do mensalão? Eu acho que não.

Em 2010, os tucanos teriam mais chance de derrotar os petistas? Eu acho que sim.

Em alguma das hipóteses lançadas nas perguntas acima, José Serra poderia ser presidente? Eu acho que não.

Não é a toa que na vida a gente planta o que a gente colhe, os tucanos sabiam do perigo que o PT oferecia e mesmo assim fizeram uma oposição medíocre. Agora, o PT avança no próprio ninho que os tucanos se orgulhavam de administrar.

É uma pena né.

Os tucanos se tornaram os animais mais ingênuos da fauna brasileira, não é a toa que estão sendo caçados, extintos, fragilizados e agora estão até ameçados em perder o ninho.

Até a sua relevância como principal partido de oposição também está ameaçada com uma provável ascenção do partido de Marina Silva ou uma debandada do PSB de Eduardo Campos do grupo governista.

Se vão ser extintos, eu tenho certeza que não, mas vai ter muito tucano que vai ficar sumido nos próximos quatro anos.

Vida longa ao tucano, o animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário