domingo, 14 de outubro de 2012

EUVÍ: Eleições 2014 no Rio de Janeiro já começou pra Cabral, Lindberg, Garotinho, Freixo... e OJ Simpson

Me lembro de quando era pequeno houve um grande alarde quando houve o julgamento do jogador de futebol americano e ator da série de comédia Corra que polícia vem aí, OJ Simpson.
OJ, que era negro, foi acusado de matar sua mulher, que era branca, e o amigo de sua mulher, que também era branco, com facadas. OJ já tinha um histórico de ameaças e agressões a ex-mulher.

Na época, acharam que a mulher de OJ estava o traindo com o amigo, pegou uma faca de sendo um forte jogador de futebol americano não teria problemas em matar os dois com facadas, quase arrancando a cabeça de sua mulher.

A populaçāo americana se dividiu, os brancos e conservadores acharam que ele tinha matado, os negros e liberais acharam que ele era inocente. Existia uma percepção de que ele só estava sendo acusado porque era negro e tinha uma mulher branca.

No final das contas, apesar de não haver outro acusado, OJ foi inocentado e anos depois publicou um livro no qual confessava como teria matado a mulher e o amigo dela.

Na vida às vezes fazemos conclusões erradas, nas eleições de 2012, o grande vencedor foi o PT, o único a aumentar a votação de 4 anos atrás, juntamente com PSD e PSB, que são da "base governista". Perderam prefeituras PP, PMDB, DEM e PSDB.

O julgamento do Mensalão não acontece em Brasília, mas em São Paulo. Caso Haddad vença, o que temo, o povo mostrará que não se importa com corrupção e o PT consolidará sua agenda.

A última coisa que li é que depois da eleição Dilma vai ,mandar votar a redistribuição dos royalties do petróleo para prejudicar os estados produtores e beneficiar os estados do nordeste, sul, centro-oeste e norte.

Outra medida é instituir cotas RACIAIS dentro do SERVIÇO PÙBLICO, em pleno século 21, o Estado brasileiro que é laico e não julga as pessoas pela religião vai escolher quem integra os cargos públicos por questões raciais, pela cor da pele, isso depois que a ciência advoca que não existe raça branca ou negra, mas somente a raça humana.

Já no Rio de Janeiro, as eleições para o governo do Estado do Rio de Janeiro já começou, postulam o cargo Garotinho, Gabeira, Lindberg(não é o que matou a Eloá), Chico Alencar, Pezão(quem tem pé grande pode ter mão grande também) e Beltrame.

Em maio de 2012, uma pesquisa apontava que Garotinho do PR 34%, Lindberg do PT 14%, Gabeira do PV 10%, Chico  Alencar do PSOL 5%, Pezão do PMDB 4% e 33% de indecisos.  Com a entrada de Beltrame no lugar de Pezão, fica Garotinho 35%, Lindberg 14%, Gabeira 7%, Beltrame do PMDB 7%, Chico Alencar 5%.

A entrada de Beltrame deixaria a chapa do PMDB mais forte na cidade do Rio e mais fraca no interior. No entanto, Beltrame tem um perfil mais competitivo que Pezão, mas ambos terão a máquina eleitoral municipal e estadual ao lado deles. Depois da esmagadora vitória de Eduardo Paes,o PMDB definiu que Pezão será o candidato.

Na última pesquisa depois do primeiro turno Garotinho aparece com 41%, Lindberg com 13% e Pezão com 5%.

O segundo turno mostra a luta entre esses três vetores.

São Gonçalo:
Garotinho apoia Mulim do PR, Cabral e Lindberg apoiam Konder do PDT.

Volta Redonda:
Garotinho apoia um candidato e Cabral apoia outro, interessante é que Pezão foi prefeito de Barra do Piraí, cidade vizinha de Volta Redonda, uma derrota seria doída para o PMDB.

Belford Roxo:
Garotinho apoia um candidato, contra um candidato de Cabral. Interessante será ver como se comportará uma cidade com população evangélica considerável na baixada fluminense.

Petrópolis:
Garotinho apoia um candidato, contra um candidato de Cabral. Interessante é que tanto Cabral quanto Garotinho tem alta rejeição na cidade.

Duque de Caxias:
Cidade importantíssima, alta população evangélica, cidade com uma das mais altas populações da baixada fluminense. Lindberg apoia Alexandre Cardoso do PSB, e Cabral Washinton Reis do PMDB.

Nova Iguaçu:
Maior cidade da baixada, mais de 1 milhão de habitantes. Lindberg apoia Sheila Gama do PDT contra Bonnier do PMDB de Cabral.

Niterói:
Os dois candidatos do PT e foram secretários de Cabral.

Em pelo menos 3 cidades, Cabral deve levar fácil, as mais importantes Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Não duvidaria se vencesse em todas.

Senado:

Todos,  Cabral, Lindberg e Garotinho tem aparecido na tv para defender seus candidatos em todas as cidades.

Algo interessante é que Marcelo Freixo mesmo sendo candidato no Rio aparecia na inserção de tv de candidatos do PSOL em outras cidades, será que ele quer alçar voo na eleição de 2014? Claro!

Na corrida ao senado que só tem uma vaga e sem segundo turno, Freixo deve enfrentar Dornelles do PP e Picciani do PMDB. A chance dele vencer é real, pois a máquina do governo pode dividir o apoio entre Dornelles e Picciani.
PDT
Análise:

Garotinho 41%, Lindberg 13% e Pezão 5%.

Existe a crença de que ou Lindberg ou Pezão devem cair fora da disputa. Lindberg garante que Lula já disse que vai fazer Pezão desistir, o PMDB querem que Lindberg caia fora.

Lindberg tem um bom argumento, só ele pode vencer Garotinho, ele tem razão, Garotinho tem uma ENORME rejeição que é predominante na cidade do Rio, cresce na baixada e já chega a algumas cidades do interior.

Lindberg é nome novo, pouco rejeitado (com exceção de nova iguaçu, onde foi prefeito), Pezão é conhecido no interior, onde a influência de Garotinho é maior. Na baixada, Garotinho e Lindberg devem duelar o voto dos menos escolarizados.

Na cidade do Rio de Janeiro, onde existe o voto de opinião que vem dando altas votações a Gabeira e Freixo, Pezão deve ganhar uma alta votação, repetindo o resultado de Eduardo Paes, o resto deve ir para Lindberg e um candidato do PSOL se Chico Alencar concorrer.

Garotinho tem um teto de exatamente 40%, seu eleitorado de baixa renda tende a trocar de candidato durante a campanha, diferente do de alta renda que demora pra escolher e depois não troca de candidato sem motivo.

O problema é que outros candidatos podem entrar na parada na disputa pelo voto higiênico, se bem que Gabeira e Chico Alencar podem ver que não tem chance e desistir.

Além disso graças ao Ficha Limpa, tanto Garotinho quanto Lindberg devem ter de depender da justiça pra não ter a candidatura impugnada pelos processos que existem contra eles.

Altas emoções, altas traições e muitas reviravoltas estão por vir no pleito de disputa estadual, mas de acordo com o resultado desse segundo turno poderemos ver se o PMDB de Cabral passa como um rolo compressor por cima de seus adversários e mostra que pode vencer com qualquer candidato.

Mas tomara que diferentemente do que aconteceu com OJ Simpson, o povo faça um bom julgamento nas eleições. Caso contrário, podemos perder a cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário