segunda-feira, 22 de outubro de 2012

EUVÍ: Segunda Temporada de Avenida Brasil (possíveis enredos): Avenida Brasil 2 é improvável

Acabei de ver o primeiro capítulo de Salve Jorge.

Não gostei.

Se Avenida Brasil começou muito bem, essa novela nem isso faz.

A novela é uma mistura de propaganda de UPP com referências a São Jorge em locações turcas.

Agora vi que tem gente especulando uma continuação para Avenida Brasil.

Não vai acontecer.
image

Mas se acontecesse poderia ser brilhante, o país pararia de novo, além do mais, a novela já começaria herdando seus telespectadores. Seria um ideia dificil de dar errado.

Acho difícil, os atores dificilmente voltariam a repetir os papéis, principalmente Adriana Esteves e Débora Falabella. Mas a novela só precisaria seguir a história da família de Tufão, os outros núcleos poderiam ser substituídos por outros.

A segunda temporada teria poucas formas de se desenvolver depois do final da novela, teria necessariamente que ser uma novela mais sombria.

Na minha opinião, a novela deveria começar no lixão, com Carminha se reeguendo para conseguir a vingança contra aqueles que a derrubaram.

Haveria a necessidade de que surgisse uma nova vilã, mas não há motivo para que uma outra vilã surja.
image

Para que os acontecimentos continuassem de forma interessante seria necessário um grande vilão. Como a situação que a novela se encerrou elimina a possibilidade de entrada de novos vilões, a novela só poderia apelar para um retorno de Carminha.

Como você continuaria uma história que cortou todas as arestas e onde não há gancho para uma continuação?

Carminha teria de esquecer todo o arrependimento que demonstrou no final da novela e se entregar a loucura e a vingança.

É preciso entender que Avenida Brasil se dividiu em 3 partes:
A primeira parte foi a melhor, contou a epopeia de Nina colhendo provas contra Carminha.
A segunda parte foi a pior, contou a reviravolta de Carminha recuperando as fotos, essa parte foi muito esticada e a história parecia não saber pra onde ir.
A terceira parte foi curta, deu um final atrapalhado e súbito para as tramas, além de dar um final com uma perguntinha misteriosa.

Se a novela tivesse acabado na primeira parte, não haveria problemas para fazer uma continuação, mas a terceira parte expremeu a laranja até o bagaço.
image

Se houvesse uma continuação ela poderia responder as perguntas que a novela se negou a responder: O Rony era gay? Sua mãe evangélica o aceitaria gay? Por que a novela só tinha 3 negros, mesmo se situando num bairro popular? Por que Carminha jogou Jorginho no lixão quando pequeno? Por que Carminha não gostava de Ágata? O que aconteceu com Santiago?

Como continuar a história
:

1- A novela começaria com uma viagem de Nina e Jorginho à Argentina, onde ela o mostraria mais detalhes misteriosos de sua vida.

2- Algum evento importante da novela aconteceria na Avenida Brasil.

Carminha poderia ver um acidente de carro na Avenida Brasil e tentaria tirar a família das ferragens, ela veria imagens tão fortes que a faria lembrar de todos os acontecimentos de seu passado. Ela surtaria.

Santiago poderia encontrar com a surtada Carminha no lixão e a cooptar a executar um plano de vingança contra Tufão e sua família. Ele conseguiria fazer com que ela se esquecesse de seu arrependimento.

Carminha estaria no ostracismo, ela teria que ir para um outro lugar, mudar de identidade, golpear algum rico e ficar com seu dinheiro.

3- Carminha não pode agir sozinha, ela teria que contratar uma outra golpista para se infiltrar na mansão de Tufão, talvez como empregada. Seu plano seria roubar os bens valiosos que Tufão guardaria em um cofre.

4- Essa golpista teria de se livrar de Monalisa, a matando num acidente e seduzindo Tufão, que ficaria arrasado com o acidente que matou sua esposa e se deixaria levar pelo charme da empregada devido a sua carência emocional.

Tufāo continiaria sendo um cara gente boa que é facilmente enganado.

A golpista agiria com a ajuda de seu amante, que ela iria conseguir colocar dentro da casa como jardineiro.

5- Nina seria a única a perceber algo de errado com a nova empregada, enquanto todos a adorariam.

Nina iria implicar com a nova empregada da mesma forma que Carminha implicava com ela.

A nova empregada diria a Carminha onde as jóias estariam e diria que esperaria o momento certo para roubá-las, mas ela estaria escondendo seus planos de Carminha. Além disso, ela colheria provas que poderiam incriminar os moradores da casa para entregar para Carminha.

6- A filha de Carminha, Ágata, frustrada com a ausência da mãe, iria junto com uma amiga tentar descobrir o que aconteceu com sua mãe, descobrindo pistas durante a novela.

7- Episódio 100: Tufão decidiria se casar com a empregada golpista. No dia do casamento Nina descobriria e iria correndo para a igreja contar a verdade. No caminho, Carminha aparece e depois de um briga, Carminha jogaria Nina de algum lugar alto e a deixaria em coma.

8- Ao voltar do casamento, todos tentariam salvar a Nina, todos presumiriam que só poderia ser a Carminha, todos ficariam alerta.

9- A filha de Carminha consegue descobrir onde Carminha está, elas tem encontro emocionante e Carminha a jogaria contra o resto da família. Ágata guardaria o segredo do encontro. Carminha não a contaria sobre a infiltrada.

10- A nova mulher de Tufão se viraria contra Carminha e montaria uma armadilha para que ela fosse presa, nessa cena Carminha se descontrolaria e prometeria vingança, depois de tudo, ela seria presa num manicômio.

11- Carminha fugiria do manicômio para matar quem a traiu com a ajuda de sua filha Ágata.

12- A nova mulher de Tufão descobriria que a Ágata estaria a ajudando Carminha e agora sabe de tudo. Ela a mataria Ágata e colocaria a culpa em Carminha. Seu plano seria matar Tufão e ficar com a herança.

13- Último capítulo: Totalmente louca, Carminha teria um embate final com sua inimiga. Nina acordaria do coma, sairia do hospital e sairia correndo para a mansão encontrando as duas brigando. Ela veria as duas se enforcando e apontaria a arma para as duas. Saberia que as duas são más e ficaria indecisa em qual matar.

14- Nina mataria a mulher de Tufão, alegando que ela causou muito mais mal a família, enquanto Carminha seria presa.

15- No final da novela, o Divino venceria o campeonato carioca em cima do Madureira. Jorginho dedicaria o título a sua irmã morta.

16- Suellen passaria a novela inteira tendo um caso com outro homem e escondendo de seus dois maridos. Ela ficaria grávida, os dois tentariam descobrir de qual dos dois o filho é.

O filho nasce com a cor do amante de Suellen. Ela conta a verdade para os dois e no final das contas eles virão uma família de uma mulher e três maridos.

17- Adauto teria uma recaída e todos pensariam que ele teria voltado a chupar chupetinha. Ele passaria a novela escondendo a chupeta e negando que voltou a usá-la.

Até que descobrem um baú que ele escondia cheio de mamadeiras. Eles queimam o baú e Adauto volta a jogar bem na reta final do campeonato.

18- Carminha se mataria na cadeia. Só Santiago e Lucinda iriam no seu enterro, eles discutiriam porque tudo aquilo aconteceu.

19- No final da novela, Tufão deixaria um flor no túmulo de Monalisa e de sua filha.

Tufão se culparia pela morte de suas amadas. Sua família confortaria seu choro.

A música de encerramento apareceria, mas em poucos segundos seria interrompida.

20- Bem distante do Rio de Janeiro, numa mansão de uma família tradicional, veríamos de costas uma mulher com cabelos negros e bem curtos de uniforme vinho. Ela estaria sendo entrevistada pela dona da mansāo para ver se ela aceitaria trabalhar de cozinheira.

A dona de casa a aceitaria como cozinheira e nesse momento, a câmera se aproximaria lentamente do rosto da nova cozinheira, que responderia com um sorriso doentio:"vocês não vão se arrepender".

A câmera mostraria que era Carminha vestida como Nina e aí congelaria a imagem. Tchan nããã.

OIOIOI OIOIOI.

A novela acabaria.
image

Conclusão

Bem, essa seria a minha ideia para a historia de Avenida Brasil 2.

Admito que é uma história cheia de falhas, uma vez que a Carminha não tem motivação para voltar a vilania, muito menos para se vingar de Tufão e Nina. Ela só poderia fazer isso se enlouquecesse, o que poderia acontecer vivendo na miséria do lixão.

Só uma atriz muito boa poderia ser a nova mulher de Tufão, eu escolheria a Mariana Ximenes.
image

Óbvio, haveria no meio de todos esses acontecimentos o núcleo cômico evangélico, o núcleo gay do salão da monalisa, o núcleo do time do divino que estaria na briga pelo título da primeira divisão, o núcleo da família do Cadinho e outros.

Não acredito que a Globo vá se desgastar só pra dar continuação a uma novela que foi um sucesso, correndo o risco de que a novela não supere a "primeira temporada".

Na minha opinião se a Globo quer ganhar dinheiro mesmo ela faria um dvd com o resumo da novela. É quase certo que daqui a uns 20 anos essa novela vai ganhar um remake e devem até chamar a Adriana Esteves pra fazer a Lucinda e o Murilo Benício pra fazer o Nilo.

Apostam quanto que no carnaval vai todo mundo se fantasiar de Nina e que a produtora pornô brasileirinhas vai acabar fazendo uma versão "adulta" da novela?

É gente, acabou as reviravoltas, acabou as surpresas, acabou as faces congeladas no final e acabou o kuduro, mas os lixões da vida não acabaram, as avenidas que ligam as periferias e as zonas nobres não acabaram e principalmente, as Carminhas da vida real ainda estão por aí.

5 comentários:

  1. Eu gostei da sua opinião sobre a segunda temporada de Avenida Brasil só no começo da sua opinião, porque: Nesta sua idéia não aparece o filho da Nina e do Jorginho, e eu acho que o clima seria muito dramatico ,morte da Agata, morte da Monalisa e eu também não entendi o que aconteceu com a Nina no final. É lógico que eu adoraria uma segunda temporada da Av.Brasil, mas também precisa equilibrar o lado dramatico e o lado de humor da novela.Não quero criticar sua publicação, mais só queria fazer algumas observações

    ResponderExcluir
  2. vlw pelo coment joão, a novela não tem como recomeçar, a comedia ficaria pros nucleos secundarios, a trama não teria como manter o bom nível

    ResponderExcluir
  3. o dever erra tirra o salve o jorge e colocar novememte a 2 temporada de a venida brasil por que ja fique sabemdo que a globo vai perde reputaçaõ voutar com a avenida brasil por que sinal ja ersa essa salve o jorge não estar com nadas

    ResponderExcluir