terça-feira, 23 de outubro de 2012

EUVÍ: A Partícula de deus for dummies, a prova de que não existe nada que não possa ser provado, ou não



Quando ouvi a primeira vez a expressão "a partícula deus" minhas orelhas levantaram.


Mas depois de pouco tempo me desanimei.

A partícula de deus prova de deus não existe? Não.
A partícula de deus prova que deus existe? Não.
A partícula de deus seria a mãe de todas as partículas? Não.
A partícula de deus existe? Sim.
A partícula de deus vai mudar a minha vida? Não.

Primeiro é bom frisar que o nome verdadeiro nome da partícula de deus é Bóson de Higgs.

Partícula de deus foi o nome que a partícula recebeu quando foi publicado um livro sobre ela que se chamaria A maldita partícula de deus. O editor do livro pensou no marketing e resolveu batizar o livro de partícula de deus.

Eu preferiria chamá-la de Bussão de Higgs, mas tudo bem.

Esse tal de Higgs seria o idealizador da premissa de que a partícula de fato existiria, mas ele não tinha como provar.

O Bóson de Higgs permitiria que as outras partículas possuam massa e seria a peça fundamental para a teoria da física unificada.



Um dia resolveram provar se ela existe ou não, acho que deve ter sido o tira-teima mais caro da história, uma vez que o acelerador de partículas custou 10 bilhões de dólares para no final das contas responder uma pergunta que não vai mudar à primeira vista a vida da humanidade.
image

O acelerador de partículas foi construído a 100 metros de profundidade na fronteira entre a França e a Suiça, tendo demorado cerca de 10 anos para ficar pronto.

Quando o acelerador foi ligado, muitos cientistas acreditavam que ele poderia produzir um buraco negro que engoliria o planeta Terra. Seria a maior chupada de todos os tempos. Até os OVNIs resolveram aparecer na região com mais assiduidade depois que o acelerador foi ligado.

O acelerador coloca os prótons uns contra os outros numa velocidade ignorante e com o choque tenta estudar o que existiria dentro deles. Com a colisão, surgiria nesse choque uma sopa de partículas, e conforme suas decomposições, haveria vestígios do Bóson, pois ele se transformaria em moléculas menores e mais estáveis.

O uso do acelerador é capaz de esmagar os prótons na velocidade da luz e desta maneira poderíamos observar os choques da partículas para então achar o que seria a partícula deus.

Engraçado, agora que descobriram que o bóson de higgs existe, o que eles vão fazer com o acelerador de partículas? Será que vai todo mundo arrumar as coisas e voltar pra casa?



O Bóson de Higgs é importante, pois seria uma das matérias-primas básicas da criação do universo.

Segundo a teoria do Modelo Padrão, o universo foi resfriado depois do Big Bang, uma força invisível chamada de Campo de Higgs formou-se junto de partículas associadas, assim, o Bóson de Higgs seria o responsável pela transferência de massa para as outras moléculas.

Existiria então um Campo de Higgs que permearia todo o universo, permitindo que as moléculas possuam massa. O Campo de Higgs permearia o universo como a àgua numa piscina.

É isso né, agora sabemos mais detalhes de como o universo foi criado. Como nós somos humanos, com pensamento finito com início e fim, fica muito mais fácil de acreditar que vivemos num mundo que começou do nada.

Porém a idéia de que o mundo é um ciclo sem fim me é muito mais atraente. Dessa forma, o universo se resfriaria até acabar com as estrelas e quando não houvesse mais luz, vários Big Bangs tomariam conta do universo.

O Big Bang seria um ragnarok em que o universo se renovaria e daria início a infindáveis novos universos. Em uma dessas zilhões de possibilidades a Terra teria sido feita com a capacidade de abrigar vida inteligente o suficiente para questionar os mistérios do universo.

Mas não consigo parar de pensar o quão ruim o nome partícula de deus é. Tal nome traz para as discussões atributos religiosos que já demonstraram o quão ruins podem ser para o método científico.



O Bóson de Higgs não deixa de ser em sua descoberta mais uma prova de que a ciência estaria explicando deus.
Afinal das contas, para vivermos melhor podemos não precisar tanto saber se o Bóson de Higgs é real, mas com certeza precisamos de pelo menos uma partícula de deus.

Um comentário: