terça-feira, 30 de outubro de 2012

EUVÍ: Resultado da eleição de 2012, a derrota da oposição e a vitória do PT e do PSB

A eleição de 2012 significou uma incontestável vitória da base governista sobre a oposição.





Como podemos ver, o PMDB, o PSBD, o DEM, o PP, o PTB, o PR, o PPS e o PDT perderam prefeituras. Somente o PT, o PSB e o PSD ganharam prefeituras.



O resultado geral das eleições não esconde uma derrota da oposição nas principais capitais do país, com exceção de Salvador, que com a emocionate vitória de ACM Neto, viu o Carlismo voltar ao poder no seu principal reduto.



Em Fortaleza o governista PSB levou. Em Curitiba o PDT governista de Fruet se sagrou vencedor. No Rio de Janeiro, o governista PMDB de Eduardo Paes não tomou conhecimento dos adversários. Em Minas Gerais, o governista PSB venceu com a ajuda do tucano Aécio Neves. Em Porto Alegre o governista PDT também venceu.



E é claro, em São Paulo o PT de Fernando Haddad deixou o tucano José Serra a caminho da aposentadoria, quem sabe ele não precise tomar alguns genérico para curar a ressaca dessa humilhante derrota.

Se olharmos com atenção, veremos que as principais disputas se davam entre partidos que são da base do governo, a oposição perdeu tanta relevância que não estava presente em tantos segundo turnos.



A maior vitória do PT em São Paulo fez com que o partido seja o que mais vai governar habitantes no país, isso é uma vantagem, pois seus quadros ganham mais visibilidade, porém seus erros também serão vistos por mais pessoas.



Se levarmos em consideração a receita anual, aí o PT sai sorrindo de ponta a ponta, pois será o partido com a maior receita para gastar e assim aumentar sua influência no eleitorado.



É né, o panorama político não podia ser melhor para o PT depois de ter seus principais líderes condenados pelo STF, o povo brasileiro como recompensa resolve confiar ao PT a maior receita anual.

Que bafão né.

Nenhum comentário:

Postar um comentário