segunda-feira, 8 de outubro de 2012

EUVÍ: Previsões para o segundo turno: São Paulo, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Manaus, Rio Branco e João Pessoa

Certa vez, esta na rua e uma cigana pediu pra ler a mão de uma mulher, a mulher resistiu, falou que não queria saber o futuro dela, que não acreditava e que não lhe interessava pagar por isso. A cigana insistiu, falou que ia falar mesmo assim e falou que entre muitas outras coisas fáceis de prever, uma em especial que era meio improvável. Eu vi isso, e vivi o suficiente para ver que as previsões da cigana se cumprirem.

Também já ví um pessoa próxima (crente) sonhar com algo(sonhou que fulano morria), e saiu correndo avisar fulano que ele ia morrer, fulano morreu no mesmo dia. Além dessas experiências pessoais, já escutei pessoas íntimas contarem histórias parecidas que teriam acontecido, com o enredo e o personagens diferentes (católicos e espíritas) falando o que iria acontecer.

Na minha vida também já aconteceu muitas paradas estranhas como estas, mas sou muito incrédulo pra não tomar tudo isso com uma grande coincidência, porém, fico com uma pergunta na cabeça: Será que as previsões se cumprem por causa que foram preditas, ou será que foram preditas porque se cumpriram? Confuso!

Errei TODAS minhas previsões, no Rio de Janeiro, advinhei que Eduardo Paes ganharia no primeiro turno, acertei a votação de Marcelo Freixo dentro da margem de erro de 3 pontos, mas errei vergonhosamente em acreditar que Rodrigo Maia, Otávio Leite e Áspasia somariam 25% juntos, quando tiveram 5%.



Em São Paulo, errei ainda mais, chutei que ia pro segundo turno Russomano e Serra, e que Russomano venceria no segundo turno, tomei todas as decisões debruçado nas tendências das pesquisas da época, quando vi que  russomano estava derretendo, pensei em mudar meu post com a previsão, mas não seria honesto, é uma previsão na qual faltava um importante fato novo, logo, totalmente equivocada.

Como errei quase tudo que chutei, então está na hora de acertar, afinal das contas, não errei sozinho, até os institutos de pesquisa erraram vergonhosamente nas pesquisas de boca de urna, não há o que errar na boca de urna, o eleitor ja votou, é só perguntar, então vamos fazer as previsões para a maioria das cidades em segundo turno.

São Pau-lo:

Votação: Serra 31%, Haddad 29%, Russomano 22% Chalita 14%, Soninha 3%, Gianazzi 1%, Paulinho da Força 1%.



Previsão: Chalita apoia Haddad, Soninha e Paulinho da Força apoiam Serra, o eleitorado de Gianazzi tende a preferir Haddad ou anular o voto. Dessa forma ficaria Serra 35% e Haddad 44%, Russomano que é de um partido da base do PT de Haddad tende a apoiar Haddad, mas a campanha de Haddad foi MUITO  baixa atacando Russomano, isso daria a entender que ele por rancor apoiaria Serra.

Na minha opnião não importa quem Russomano apóia, esses apoios não vão se transferir. O eleitor que votou em Chalita e Russomano é um eleitor que queria votar em um candidato novo,entre Serra e Haddad, o novo é Haddad, o governo de Kassab é mal avaliado e a rejeição de Serra é de mais de 40%.



O eleitor que votou em Chalita tinha muito de um perfil de voto católico carismático, e o eleitor de Russomano tinha muito de voto de pobres e evangélicos pentecostais. Esse eleitor é conservador, esse eleitor mora em regiões que sempre deram preferência ao PT, porque eles não votaram no Haddad antes?



Será que é porque ele é um dos responsáveis pelo kit gay? Será que esse eleitor conservador que tem valores e um senso de moral TÃO ELEVADO vai votar no Haddad mesmo com a condenação dos ilustres membros de seu partido pelo maior esquema de corrupção julgado pelo STF? Acho que não, esse eleitor conservador que já deu votações expressivas a políticos como Maluf, tende a escolher um candidato não-petista.



Chuto Serra 52%, Haddad 48%, com muitas abstenções. Até porque se o Haddad vencer o lula vai dizer que a vitória do Haddad é o perdão do mensalão.

Salva-dor:

Votação: ACM NETO(DEM) 40%, PELEGRINO(PT) 40%, KERTESZ(PMDB) 9%, MARINHO(PRB) 6%.



Previsão: Kertesz é do PMDB, e ACM tem um acordo de apoiar o PMDB na eleição de governador de 2014, logo o apoio do PMDB vai pra ACM, chuto 50% ACM, 49% Pelegrino. Seria a volta do Carlismo.



Cu-ri-ti-ba:

Votação: Ratinho JR. 34% (PSC), Fruet(PDT), Ducci(PSB).



Previsão: Fruet sempre foi tucano, deixou de ser animal e agora vai pegar o Ratinho no segundo turno, a selva política curitibana está confinada no zoológico do Ratinho contra o ex-tucano.

Ratinho Jr venceu em quase todos os distritos, os três partidos são da base do governo, confesso que não tenho a mais pífia idéia de quem vencerá, imagino que o Ducci apóie o Fruet, mesmo assim, como sempre dou uma ligada no SBT a noite, imagino que seja bastante mensagem subliminar a favor do Ratinho. Chuto Ratinho 55%, 45% pro Frueta.

Forta-leza:

Votação: Elmano(PT) 25%, Roberto Cláudio(PSB) 23%, Ferrer(PDT) 21%, Moroni(DEM) 14%.

Previsão: Mais um caso de PSB VS.PT, bem, esse é o ano do PSB, 55% Roberto, 45% Elmano.

João Pes-soa:

Votação: Cartaxo(PT) 39%, Lucena(PSDB) 21%, Estela(PSB) 20%.

Previsão: Essa é uma vitória certa pro PT. Cartaxo 60%, Lucena 40%.

Ri-o Bran-co:

Votação: Alexandre(PT) 48%, Bocalom(PSDB) 43%, Mello(PMDB) 5%.

Previsão:Alexandre 51% Bocalom 49%.

Ma-naus:

Votação: Virgílio(PSDB) 40%, Grazziotin(PC do B) 20%, Oliveira(PR) 16%

Previsão: Virgílio deve esmagar a adversária. Virgílio 60%,Grazziotin 40%.

Considerações finais

Vamos ver se vou acertar todas, escrevo no dia seguinte à eleição de primeiro turno e sem saber se o julgamento do mensalão terá um impacto num segundo turno, também não sei se a Diúma ou o Lula vão convencer o polvo a votar por seus tentáculos.

Uma coisa é certa, a eleição mais importante é São Paulo, o PT tem um objetivo, conquistar o governo de São Paulo e conquistar a prefeitura é o primeiro passo. Se Haddad ganhar, todas as outras derrotas do PT se desculpam, o mensalão fica irrelevante e a sensação de reeleição passa a ser uma constante para Dilma.



Se o Serra ganhar, se aposenta da política com uma vitória bem mais difícil do que imaginava caindo no seu bolso.

Se o PSB ganhar de forma expressiva nas cidades onde disputa o segundo turno com o PT, pode criar um atrito que pode resultar na candidatura do governador de Pernambuco Eduardo Campos do PSB à presidência em 2014, pescando muitos votos nordestinos que Dilma teve.



Se contarmos com uma outra votação expressiva de Marina Silva no Rio e em outras capitais, e com o tucano Aécio Neves replicando a força que o PSDB teve em São Paulo e também em Minas, posso prever um claro segundo turno MUITO desfavorável para Dilma, mas minhas previsões são para 2012, não para 2014.

Afinal, posso não ter acertado em 2012, mas 2014 pode acertar minhas previsões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário