segunda-feira, 22 de outubro de 2012

EUVÍ: Terceiro e último debate entre Obama e Romney, Obama venceu o debate

Obama venceu o debate.

Se você já leu algum post desse blog você sabe duas coisas:
1- Tenho todos os defeitos do mundo, mas não sou insensato.
2- Não sou liberal e também não sou fã do Obama.

Apesar disso, tenho que dizer, Obama venceu o debate. Ele venceu de forma tão convincente que venceu não pela forma pela qual proferiu seus argumentos, mas pelos seus argumentos.
image

O terceiro debate tinha um assunto somente, esse assunto é política externa. Quando comecei a ver o debate, logo vi que esse era o único assunto que Obama jamais perderia a razão, ainda mais depois de 8 anos das políticas fracassadas de Bush.

Obama tinha as ideias certas. Obama não iniciou nenhuma guerra e matou Osama Bin Laden. Romney a cada pergunta era obrigado a concordar com o que Obama dizia.

Como Obama disse: "Dizer a mesma coisa que outra pessoa mais alto não significa que você tem mais razão".

Romney parecia mais calmo, mais presidenciável, ele sabia que se vencesse o debate, certamente venceria a eleição, mas perdeu o debate. Obama foi mais agressivo e atacou de forma até mentirosa muitas das ideias de Romney.

Quando o assunto ia pra economia, Romney ia um pouquinho melhor. Suas ideias para economia podiam ser melhores, mas o debate continuava a ser sobre política externa.

Durante o governo Obama, houve a primavera árabe e vários países estão caindo democraticamente nas mãos de radicais mulçumanos. Apesar disso, as atitudes de Obama quanto ao Oriente Médio são tidas como exemplares se comparadas com as de Bush.

Israel como sempre é considerada a Terra Santa para os americanos, ambos os candidatos pareciam mais preocupados em proteger Israel do que o próprio país.
image

Obama está preparado pro debate, a cada afirmação de Romney ele tinha uma resposta decorada. Já Romney se enrolou um pouco pra explicar algumas de suas ideias.

Romney venceu na moeda o direito de começar e terminar o debate. Só isso! No resto Obama o jantou.

Até as mentiras de Obama pareciam mais bem fundamentadas do que as verdades que Romney tentava proferir. Pelo menos Romney teve a única oportunidade de se defender de várias críticas que a equipe de Obama e a imprensa tem bradado a meses.

Romney teve a chance de dizer que nunca disse que a Rússia era o maior inimigo dos Estados Unidos e também teve a chance de dizer que nunca disse que não ajudaria a indústria automobilística. Tarde demais, depois de tanto tempo a lavagem cerebral de Obama, a mensagem mentirosa já surtiu efeito.
image

Romney preferiu não citar a morte do embaixador americano na Líbia, talvez por respeita a família do embaixador, que pediu que a morte dele não fosse usada politicamente.

Romney ganhou pelo menos uma coisa nesse debate, todos os americanos que quiseram ver os 3 debates conheceram um Romney bem diferente do Romney que a imprensa e a campanha de Obama vem retratando.

Antes do debate, Romney estava avançando nas pesquisas e se mantesse o ritmo certamente ultrapassaria Obama, mas depois desse debate Obama parece ter paralisado o crescimento gradativo que Romney vinha apresentando nas pesquisas.

Obama nesse debate mostrou que não tem condição de brigar para salvar os empregos dos americanos comuns, mas mostrou que sabe muito bem brigar para salvar seu próprio emprego.

Segundo a CNN, Obama venceu Romney por 48% a 40%. Segundo a CBS, Obama venceu Romney por 53% a 23%. 67% disseram que Obama atacou mais.

Romney venceu entre aqueles eleitores que disseram que trocaram de candidato, mas os indecisos foram maciçamente na direção de Obama.

Romney mostrou que merece ser presidente, apesar de ter sido pior no debate do que eu imaginava. Obama mostrou que merece continuar sendo presidente, apesar de ter sido pior na presidência do que eu imaginava.

A eleição deveria ser um referendo sobre as medidas de Obama, mas Obama fez a eleição se tornar um referendo sobre as medidas de Romney.

Romney tem 2 semanas para mostrar se é reencarnação política de Ronald Reagan, que venceu um desafiante democrata com um péssimo background econômico, mesmo sendo pintado como um radical.

Poderia apresentar várias pesquisas, mas Obama vence em todas. Romney só vence Obama quando é perguntado quem seria o melhor para a economia.
image

No placar dos debates diria que Romney venceu o primeiro de 3 a 0 e perdeu os outros de 3 a 2 e de 3 a 1.

Mas o importante não é vencer o debate, é vencer a presidência. No final da contas, Romney deu seu melhor nos três debates e só conseguiu vencer um, porém, vencendo apenas um, causou um aumento nas pesquisas que mostrou que o saldo dos debates foi muito positivo.

Acompanhei a eleição desde as primárias republicanas e desde o início percebi que o único que tinha alguma chance de vencer Obama era o Romney. O problema é que alguma chance quando você está contra tudo e contra todos se torna chance alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário