segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EUVÍ: O impacto do furacão Sandy e as consequências nas eleições presidenciais americanas


Sandy sempre foi uma excelente cantora pop que fazia dupla com Junior, formando a dupla pop Sandy & Junior. Depois de muito sucesso no Brasil, a dupla tentou a carreira nos Estados Unidos, não possuindo sucesso nessa empreitada.

Surpreendendo a muitos, Sandy caiu na boca dos americanos nessa semana. Infelizmente, a Sandy que todos estão falando não é a bonita cantora brasileira, mas um furacão que afetará as maiores cidades do nordeste americano.

Nos Estados Unidos, sempre que ocorre um desastre natural algum religioso idiota fala que foi um castigo de deus por causa de alguma coisa.

Em 2007, aconteceu o furacão Katrina em Nova Orleans, os achólogos disseram que o furacão teria causado tanto prejuízo por causa dos pecados e da promiscuidade do carnaval de Nova Orleans.

Em 2010, houve um tsunami no Japão e os achólogos disseram que o tsunami seria um castigo de deus pela falta de fé do povo japonês. Ridículo.

Em 2012, o furacão Isaac estava na direção da convenção republicana, os achólogos disseram que o furacão acertaria a convenção porque deus queria punir o preconceito dos republicanos. O furacão acabou desviando e "deus" acabou acertando outro lugar.

Agora, perto da eleição, "deus" deve ter resolvido punir com um furacão o nordeste americano, conhecido pela sua população liberal e por suas posições abertas ao aborto e ao casamento gay. Um prato cheio para os achólogos.

As consequências eleitorais do furacão são incertas, mas algumas são bem previsíveis:

1- As pessoas vão parar de pensar na eleição. A mídia vai desviar o foco da eleição para os efeitos do furacão.

2- As pessoas que vão ser afetadas moram nas áreas onde Obama já teria uma grande votação. É provavel que o comparecimento nas urnas diminua nessas regiões, e que Obama vença nos estados do nordeste por uma margem menor que a esperada.

3- Nesse últimos dias, as pesquisas nos estados do nordeste vão parar um pouco, deixando o cenário eleitoral mais nebuloso no dia da eleição.

4- O principal comitê de campanha de Mitt Romney será afetado pelo furacão, pois fica em Boston. A organização republicana na reta final da eleição pode ficar comprometida.

5- O crescimento que Romney vinha tendo nas pesquisas certamente vai ser afetado, talvez não sendo tão intenso para virar o jogo contra Obama.

6- 15 milhões de americanos serão afetados pelo furacão, sendo que os mais pobres vão sofrer mais, esse perfil de eleitorado pode querer não ir as urnas e assim prejudicar Obama.

Os ricos terão recursos para se defender do furacão e podem comparecer em maior número no dia da eleição, se Romney vencer na Pennsylvania, já sabemos qual foi o motivo.

7- As pesquisas esse ano devem falhar nacionalmente na sua previsão de qual será o vencedor.

8- É bem provavel que o furacão não mude o cenário eleitoral que existia antes dele, deixando a corrida presidencial parada de hoje até o dia da eleição.

Bem, é dificil saber como o furacão vai afetar as eleições, mas o importante é nos preocuparmos com as vidas dos seres humanos que vão ser afetados por mais esse desastre natural.

Nós do blog oferecemos nossa oração em direção a todos os afetados por esse furacão e desejamos que aquele a que todos culpam pelos desastres proteja a população de maiores problemas.


Que deus os abençoe.

2 comentários: