domingo, 23 de dezembro de 2012

EUVÍ: Após caso de doping comprovado, jornal do Reino Unido processa o dopado Lance Armstrong




[caption id="" align="aligncenter" width="344"] Um brinde a mais um atleta pêgo no antidoping.[/caption]

O jornal britânico The Sunday Times abriu um processo contra o ex-ciclista norte-americano Lance Armstrong e está pedindo uma indenização de cerca de um milhão de libras (1,6 milhão de dólares). O jornal entrou com a ação por conta de um processo movido por Armstrong contra o próprio Sunday Times, em 2004. As informações são da agência de notícias Reuters.

Na ocasião, o jornal publicou uma matéria de jornalismo investigativo levantando questões sobre o "estranho sucesso" do ciclista depois de se recuperar de um câncer no testículo e vinculando o nome do norte-americano a um secreto e proibido esquema de doping. Na época, Lance Armstrong se indignou com a matéria do Sunday Times e se achou no direito de acionar o jornal na justiça. Os juristas deram causa ganha para o ciclista - talvez devido a boa reputação que ele tinha na época- e em decorrência desse processo Armstrong embolsou uma quantia de cerca de 485 mil dólares.

[caption id="" align="aligncenter" width="680"] A história de superação de Armstrong agora pode ser vista como uma história de ficção. Vencedores não usam drogas, asteróides e etc. Quem vende mentiras não é capaz de comprar a verdade.[/caption]

Lance Armstrong foi banido do esporte e teve todos os seus sete títulos (1999-2005) da Volta da França cassados em outubro, depois que a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) divulgou um relatório alertando que o norte-americano esteve envolvido no "mais sofisticado, profissional e bem-sucedido esquema de doping que o esporte já viu".

É bom lembrar que Armstrong e tornou um herói para muitos depois que sobreviveu ao câncer e depois voltou para o esporte para ser campeão, dando uma lição de superação e ousadia para muitos jovens. Infelizmente a lição de superação que Armstrong ensinou para todos não passou de um ato provocado por um esquema criminoso de doping. Armstrong teve a coragem de se dopar e assim sair na frente de esportitas honestos, vencendo vários campeonatos. Imagine um atleta treinando duro durante anos para chegar no campeonato mais importante do mundo e acabar perdendo para um atleta dopado como Armstrong.

[caption id="" align="aligncenter" width="475"] Lance perdeu todos os seus títulos, mas o que ele jamais perderá é a fama de atleta dopado.[/caption]

Lance hoje é um exemplo de um esportista desonesto que rebaixou o nome do esporte para todo o mundo. Com a sua atitude de maucaratismo Lance conseguiu enganar a muitos fãs do ciclismo. A partir de hoje, graças ao caráter de Armstrong, sempre haverá uma enorme desconfiança em relação ao ciclismo. Infelizmente, a mancha que Armstrong jogou sobre o ciclismo acabará por cair sobre os ombros de vários ciclistas honestos.

Armstrong sempre negou ter usado substâncias para melhorar o desempenho esportivo, mas decidiu não contestar as acusações da Usada. Por que será? O que será que ele está escondendo? Será que ele não está com medo de sofrer uma humilhação ainda maior? Será que ele não é apenas a ponta desse iceberg de engano e trapaça?

[caption id="" align="aligncenter" width="650"] Um atleta deve ser o exemplo para todos, inclusive para os jovens. Infelizmente Armstrong deixou seu papel de herói do ciclismo para desepenhar o papel de Dick Vigarista do ciclismo.[/caption]

Lance Armstrong não teve vergonha na cara para admitir que se dopou, mas resolveu que desistir de lutar contra as alegações de doping que pesavam contra ele. O interessante é que o atleta que antes era o símbolo do esportista que não desiste nunca de fato demonstrou que não desistiu de se dopar até ser pego. O homem que era o que o ciclismo tinha de melhor se tornou o que o ciclismo tem de pior. O campeão jogou fora seu título mais precioso, que era seu nome.

Após considerar que haviam indícios suficientes contra Armstrong, a agência decidiu que o caso devia seguir adiante e deu ao ciclista a oportunidade de se defender perante uma comissão de arbitragem. Armstrong afirma ser inocente e nega categoricamente ter usado doping, mas a agência garante que pelo menos dez ex-companheiros do ciclista podem testemunhar contra ele e que existem exames de sangue que são "totalmente consistentes" com a acusação de doping.

[caption id="" align="aligncenter" width="486"] Na hora de processar o jornal que o acusou de ser dopado, Lance processou sem medo. Agora chegou a hora da vingança da verdade![/caption]

Armstrong perdeu todos os seus títulos, mas o que ele perdeu de verdade foi a sua moral. Agora de nada adianta ele ficar aparecendo como filântropo demagogo que ajuda os outros, quando na verdade está apenas aparecendo às custas da trapaça e da desgraça dos outros. Armstrong era um símbolo da superação, porém a partir de hoje ele será lembrado por seu um símbolo da hipocrisia. O hipócrita ciclista dopado teve a coragem de processar um jornal que publicou uma notícia que era verdadeira. Deprimente!

O pior é que tem gente que ainda defende o dopado do Armstrong, dizendo que pelo menos ele se dopando conseguiu motivar pessoas a não desistir dos seus sonhos e a se superarem através do esporte. O problema é que a mensagem que ele ensinou foi uma mensagem mentirosa que se utilizou de doping para enganar os outros. A verdade não precisa de mentiras para fazer com que os outros vivam melhor. Se as pessoas precisam se espelhar na mentira para se motivarem é porque elas não estão olhondo para as verdades ao redor delas. O bom é bom; o ruim é ruim; o doping é ruim.

[caption id="" align="aligncenter" width="341"] Armstrong teve a coragem e lucrar em cima da sua história regada a doping e mentiras. E ainda há pobres fãs que ainda acreditam nele. Às vezes é mais fácil acreditar nas mentiras do que nas verdades.[/caption]

Mas a verdade sempre aparece e agora Armstrong vai pagar pelos seus crimes. Ele está sendo acusado por uma infração que ele realmente cometeu. Como é que ele teve a coragem de processar um jornal por ter desmascarado seu esquema de doping. No final da contas, Armstrong caiu no antidoping que acusa a presença de drogas no organismo, porém o pior doping que ele caiu foi o doping que acusa a falta de vergonha na cara.

[caption id="" align="aligncenter" width="650"] Campeão trapaceiro nas pistas. Hipócrita na vida real. Ele perdeu títulos nas pistas, mas ganhou um título na vida real. O título de dopado.[/caption]

Nenhum comentário:

Postar um comentário