quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

EUVÍ: O Brasil conservador e o Brasil liberal






O Datafolha acabou de fazer uma pesquisa para apontar o perfil político do brasileiro. Depois de mais de 10 anos de governo do PT podemos presumir que o perfil do brasileiro é liberal, certo? Errado. O brasileiro sempre teve e continuará tendo por um longo tempo um perfil conservador. O problema é que nenhum partido se apodera de forma mais agressiva da agenda conservadora para ganhar apoio popular.

Esse contraste entre posições liberais e conservadoras é uma marca da sociedade brasileira, de acordo com pesquisa nacional feita pelo Datafolha no último dia 13. Foram realizadas 2.588 entrevistas em 160 municípios. Segundo o Datafolha, a maioria dos brasileiros é tolerante com a homossexualidade, mas é contra a liberação do uso de drogas. A maioria acha que a desigualdade social alimenta a pobreza, mas acredita que a maldade das pessoas é a principal causa da criminalidade.



Entre os temas explorados pelo levantamento, a questão que menos divide a sociedade brasileira diz respeito à influência da religião na vida das pessoas. Para 86%, crer em Deus torna as pessoas melhores. Só 13% acham que isso não é necessariamente verdadeiro, afirma o Datafolha. Essa na minha opinião foi a pergunta mais polêmica da pesquisa, pois ela é incrivelmente subjetiva.

A questão que mais divide os brasileiros, de acordo com a pesquisa, tem a ver com o papel dos sindicatos. Para 49%, eles são importantes para defender os interesses dos trabalhadores. Mas 46% acham que eles servem mais para fazer política do que para representar seus filiados.

[caption id="" align="aligncenter" width="755"] O Brasil tende a ficar cada vez mais liberal. Mesmo as pesquisas apontando um resultado conservador, a cada pesquisa os liberais ganham mais terreno.[/caption]



Para 61% dos entrevistados, parte da pobreza brasileira pode ser explicada pela falta de oportunidades iguais para que todos possam subir na vida. Para 37% o problema é a preguiça de pessoas que não querem trabalhar. A desigualdade é o fator principal na opinião dos mais jovens, e uma explicação menos convincente para os mais velhos. Na região Sul do país, 50% acham que a falta de oportunidades é o problema, e 48% culpam a preguiça.

O mais bizarro nessa pesquisa foi a resposta quando a pergunta foi "A posse de armas deve continuar proibida, pois ameaça a vida das pessoas?". Quase 70% se colocaram contrários à posse de armas, mas a alguns anos atrás um referendo mostrou que a 85% são a favor. Além do mais, a pergunta tem vícios criminosos, pois a posse de armas não é proibida atualmente, logo nunca poderia continuar proibida, uma vez que ela não é proibida hoje.

O brasileiro tem opiniões bastante liberais em alguns pontos. Mais de 51% dos brasileiros são favoráveis a uma maior intervenção do Estado na economia contra 30% que são contrários. Apenas essa informação já seria o suficiente para se presumir que o brasileiro é liberal em assuntos econômicos. Cerca de metade dos brasileiros são favoráveis aos sindicatos. Cerca de 48% são contrários às privatizações contra 38% que são favoráveis. Cerca de 46% são favoráveis a reestatização das empresas privatizadas contra 39% que são contrários. Cerca de 45% dos brasileiros são contrários a uma menor intervenção do Estado na sociedade contra 40% que são favoráveis.

[caption id="" align="aligncenter" width="635"] São Paulo é um estado onde os conservadores somam 44% da população. Os liberais somam 30%.[/caption]

Já nos assuntos sociais as coisas mudam a favor dos conservadores. Cerca de 77% dos brasileiros são contrários a legalização do aborto. Mais de 50% dos brasileiros são contrários ao casamento de pessoas do mesmo sexo. Mais de 80% são contrários à legalização das drogas. Quase 70% dos brasileiros são favoráveis a diminuição da maioridade penal para os 16 anos. Nos temas sociais o único ponto em que o Brasil não é conservador é quando se fala de pena de morte. Cerca de 55% dos brasileiros são contrários à pena de morte contra 42% que são favoráveis.

Logo o brasileiro é um conservador socialmente e um "liberal" economicamente. Essa pesquisa deve ser bastante útil para os partidos políticos se orientarem melhor. O PT é um partido claramente liberal com traços de socialismo trotkista com visões liberais sobre a economia e em assuntos sociais. É óbvio que existe um eleitorado conservador que hoje vota no PT, mas adoraria votar num partido mais conservador. Infelizmente o PSDB não cumpre essa posição, pois o PSDB está totalmente na contramão da ideologia brasileira, uma vez que os tucanos são conservadores economicamente e liberais socialmente.

Se o eleitor é contrário ao aborto, ele sabe que o PT é a favor, mas não existe um outro partido em que ele possa se identificar. Se o eleitor é contrário ao casamento gay, ele sabe que o PT é a favor, mas não existe um outro partido em que ele possa se identificar e por aí vai. Infelizmente o eleitorado tende a votar com o bolso, então de nada adianta um partido focar muito nos temas sociais se o eleitor decide o voto com os temas econômicos.

A prova disso foi as derrotas de José Serra para Dilma em 2010 e Haddad em 2012. Serra tentou jogar na campanha temas sociais, mas a grande maioria do eleitorado não liga muito para esses temas em eleições para chefes do executivo. Ainda assim, os temas sociais podem se tornar uma arma útil em futuras eleições. Além do mais, se os tucanos não usarem os temas sociais, não são os temas econômicos que vão funcionar.
Eu sou um completo conservador em temas econômicos, mas sou um pouco liberal em temas sociais. O único tema social que eu tenho uma posição mais conservadora é a questão do aborto, em todos os demais eu tenho visões bastante liberais. Acredito que o Estado deva trabalhar para que existam menos armas circulando e que elas estejam nas mãos dos cidadãos de bem psicologicamente preparados para usá-las. Sou favorável a uma experiência na legalização de drogas leves e à união estável entre homossexuais. Sou contrário à pena de morte e favorável a redução da maioridade penal.

Essa pesquisa da Datafolha ainda perguntou se acreditar em deus faz com que a pessoa seja melhor ou não. Essa é uma pergunta bem capiciosa porque pode ser vista de diferentes modos. Na minha vida já conheci ateus maravilhosos e pessoas tenebrosas que acreditavam em deus. Porém, já vi também pessoas muito problemáticas melhorarem depois que caíram de cabeça numa religião e também já vi religiosas largarem suas religiões e se tornarem pessoas problemáticas. É óbvio, existem pessoas que se tornam fanáticos religiosos, mas já conheci fanáticos religiosos que poderiam ser muito chatos, mas eram inofensivos. Na minha opinião essa pergunta não é sobre se a crença em deus melhora ou não a vida da pessoa, mas é sobre o que é melhorar. As pessoas que creem em deus tendem a ter certas características. Algumas pessoas acham que essas características são boas e outros acham que são ruins. Acreditar em deus  não necessariamente torna uma pessoa melhor na minha opinião, mas pode tornar em alguns casos.

Sempre escutei que os liberais tem a mídia, tem os artistas, tem os intelectuais de esquerda, tem o apoio dos jovens, o lobby dos sindicatos e toda a máquina progressista da imprensa ao lado deles. Os conservadores geralmente só tem a razão e quando eles a perdem, não sobra nada que eles possam ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário