sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

EUVÍ: Atirador de Newtown, Adam Lanza, matou a mãe no ataque à escola primária que matou 20 crianças




[caption id="" align="aligncenter" width="290"] Quem são os culpados por essas tragédias? As armas ou as pessoas por trás delas?[/caption]

O homem armado que entrou na escola de educação primária Sandy Hook, em Newtown (Connecticut), e matou 20 crianças e seis adultos, se chamava Adam Lanza. Ele teria pouco mais de 20 anos e antes de cometer o massacre ele teria matado seu pai. Mais tarde se descobriu que o homem que foi morto não era o pai de Adam. Quando entrou na escola, que fica na região nordeste dos Estados Unidos (a aproximadamente 100 quilômetros da cidade de Nova York), usava roupas pretas e portava duas pistolas de 9 milímetros, uma Glock e uma Sig Sauer.

Uma das vítimas era a mãe do suspeito, que trabalhava como professora na escola. Várias outras vítimas seriam alunos da mãe do atirador, que também morreu. Uma outra pessoa suspeita de também ter participado do ataque foi detida(o irmão de Adam, Ryan). Adam pegou a arma da mãe e foi a escola em que ela trabalhava a matar e matar tudo que ela amava, que eram seus colegas e alunos. Depois de matar 27 pessoas Adam se matou. Adam foi encontrado com os documentos do irmão e por isso no início se achava que Ryan era o atirador. O estado de Connecticut possui uma rigorosa lei para evitar que armas caiam nas mãos de pessoas despreparadas.

A maioria dos mortos eram crianças inocentes que jamais poderam gozar do resto de suas vidas. Seus sonhos lhes foram tirados  como num aborto do destino provocado por um homem sem amor e sem compaixão. Espero que as famílias possam achar consolo em deus e que eventos como esse não voltem a se repetir.

[caption id="" align="aligncenter" width="630"] As crianças sobreviventes do massacre.[/caption]

É interessante como a cultura americana provoca essas chacinas em cidades pacatas num nível muito acima da média desses acontecimentos em relação aos outros países. Ainda ninguém sabe quais foram as motivações do assassino e se haveria mais um assassino, mas o que é certo é que esse atentado deve levantar o debate sobre o direito de portar armas no Estados Unidos.

Eu não uso e não gosto de armas, porém não posso negar a utilidade delas no mundo em que vivo. Eu moro numa cidade protegida pelas forças policiais e posso me dar o luxo de  acreditar que sou protegido pela polícia da minha cidade e pela providência divina. O problema é que em muitos casos a providência divina e a proteção policial são insuficientes para proteger qualquer cidadão. Nós estamos cansados de saber que a polícia é incapaz de proteger cabalmente a todos os cidadãos que pagam os impostos que a sustentam. Logo, é compreensível que alguns cidadãos tomem para a si também a tarefa de proteger a si, a suas famílias e aos seus patrimonios aprendendo a usar e adquirindo uma arma.

[caption id="" align="aligncenter" width="640"] O assassino Adam Lanza numa foto em 2005. Ele era aparentemente perturbado segundo amigos. Ele carregava os documentos do irmão Ryan no momento do crime.[/caption]

Eu acredito que um cidadão que mora no campo a kilômetros de uma cabine policial deve ter o direito de portar armas para sua própria defesa, pois caso sejam roubados ou ameaçadoa, não haverá tempo para que as forças policiais venham defendê-lo. Da mesma forma, um cidadão que mora na cidade não possui a mesma necessidade de possuir uma arma, pois se alguém tentar entrar em sua casa, a polícia pode chegar a tempo.

Armar a população comum é um ato controverso, pois as pessoas comuns não possuem um treinamento hábil para lidar com as situações inoportunas que o uso de uma arma pode produzir. Por isso deve sempre haver restrições que obriguem aos compradores de armas que eles tenham condições psiológicas e o treinamento adequado para portar armas. A imprensa liberal costuma sempre a evidenciar os crimes que são cometidos por malucos com armas, mas se negam a reportar os crimes que são evitados por cidadãos armados. Já ocorreram casos de cidadãos armados que preveniram crimes e chacinas com o uso responsável de suas armas.

O Brasil viveu no ano passado um episódio em que um atirador entrou numa escola com armas compradas ilegalmente e matou várias crianças. Todas as restrições e leis que viriam a prevenir que uma pessoa incapaz ou criminosa colocasse as mãos em armas falharam miseravelmente e o jovem atirador conseguiu concluir seu plano de maldade. Geralmente quando um psicopata tem um plano maquiavélico, ele tende a burlar todas as leis para concluir o seu objetivo e foi isso que aconteceu .

[caption id="" align="aligncenter" width="778"] O debate sobre o desarmamento apenas advoga sobre o desarmamento dos cidadãos de bem e não dos criminosos.[/caption]

Na época muitos políticos demagogos tentaram aproveitar a situação para fazer um novo plebíscito para restringir ainda mais a circulação de armas no Brasil. No passado o povo brasileiro já deu a mensagem aos seus governantes, ao dizer não ao desarmamento dos cidadãos de bem, uma vez que os bandidos continuariam armados. Se os governantes quisessem mesmo previnir novos crimes nas escolas, eles aumentariam a segurança das mesmas. No entanto, eles se recusam a investir infindáveis recursos para prevenir fatalidades esporádicas.



Como é de costume, mais uma vez os liberais vão tentar capitalizar o máximo politicamente com uma tragédia que tirou a vida de crianças indefesas. Muitos liberais agora vão colocar a culpa desse episódio nas armas, mas a realidade é que o assassino poderia matar ainda mais pessoas usando gazes mortais, bombas ou objetos cortantes. O uso de armas apenas facilitou o ato de maldade do atirador. Caso ele não pudesse usar armas, ele teria que investir muito mais tempo e arquitetar um plano muito mais complexo para conseguir matar o mesmo número de pessoas. Ainda que a compra de armas fosse proibida nos Estados Unidos, o atirador americano poderia fazer como o atirador brasileiro e comprar um verdadeiro arsenal no mercado negro.

O que os liberais não gostam de falar é que os estados com mais portadores de armas são os estados com menos crimes nos Estados Unidos. Já os Estados com uma política de controle de armas mais rígida- como Illinois- são os estados com maior número de crimes. Não existe uma correlação nos Estados Unidos ou no Brasil entre o número de armas e o número de crimes. Loucos cometem loucura em qualquer lugar do mundo e sempre costumam praticar os piores atos que estejam ao alcance deles. Se eles tiverem facas ao alcance deles, usarão facas. Se eles tiverem armas ao alcance deles, usarão facas. Se tiverem bombas ao alcance deles, usarão bombas. Loucos não precisam de armas, eles precisam apenas de uma justificativa.

[caption id="" align="aligncenter" width="460"]mãe criança morta massacre newtown Agora não é hora para discutir política. Agora é hora de torcer e orar para que os famíliares das vítimas possam superar essa fatalidade da melhor forma.[/caption]

No Texas, professores trabalham armados para protege os alunos em caso de um ataque de um atirador. Contudo, é preciso ter bom senso para saber que o que aconteceu na escola foi uma fatalidade que não poderia ter sido evitada. As mentes do mal são inteligentes o suficiente para arquitetar planos que possam preencher todas as lacunas deixadas pela segurança das escolas.

A realidade é que todos somos alvos em potencial de assassinos diariamente e mesmo se nos armarmos não estaremos mitigando a maioria dos riscos que estão sujeitos. Não adianta também tentar resolver essas fatalidades com educação ou desenvolvimento econômico, pois a maioria desses atiradores tem boa educação e são de famílias abastadas. É óbvio que deve haver uma política rigorosa para que criminosos não possam ter acesso as armas, mas mesmo se houver um controle rigorosíssimo, ainda assim os criminosos terão acesso as armas clandestinas e com elas praticarão seus crimes.

[caption id="attachment_3088" align="aligncenter" width="300"]Os EUA é o país com mais armas e com menos crimes na América Latina. Será que os liberais não estão usando essas fatalidades para enganar as pessoas? Os EUA é o país com mais armas e com menos crimes na América Latina. Será que os liberais não estão usando essas fatalidades para enganar as pessoas?[/caption]

Apenas pessoas ingênuas acreditam que são as armas que matam as pessoas. São as próprias pessoas que matam as pessoas. As armas sem um humano mal intencionado por trás delas geralmente são inofensivas.  Mais uma vez um louco comete um crime e os demagogos agora querem colocar a culpa nos cidadãos honrados que possuem armas para defenderem a si e as suas famílias. As armas devem continuar a serem usadas por pessoas de bem psicológicamente treinadas e que sabem usá-las propriamente. As leis devem assegurar que as armas possam ser tiradas das mãos dos incapacitados e que os capacitados possam continuar a se proteger com elas.

Logo, é importante saber que não foram as armas as causadoras por essa tragédia, mas a loucura e maldade das pessoas que as estavam usando. Só porque o mundo perdeu a vida de várias crianças, não significa que por isso todos devemos pensar de maneira ingênua como elas. Não adianta ficar colocando a culpa nas armas quando a verdadeira culpa recai sobre as pessoas. Um cidadão de bem não dever ter seu direito de se defender restringido graças aos atos loucos de criminosos e malucos. Até porque as leis criadas pelos políticos podem até  tentar restringir as armas, mas jamais restringirão a loucura e a maldade.











































































































































































































































































































































































































RankEstadoCrimes Violentos por 100,000 hab.÷% de armas por casaResultado
1Massachusetts431.50÷1.00431.50
2New Jersey329.30÷1.20274.42
3New York414.10÷1.80230.06
4Hawaii272.80÷1.20227.33
5Maryland641.90÷3.60178.31
6Delaware689.20÷4.60149.83
7Connecticut256.00÷1.80142.22
8Iowa294.70÷2.10140.33
9Michigan536.00÷4.00134.00
10Nevada750.60÷5.90127.22
11Rhode Island227.30÷1.80126.28
12Ohio343.20÷2.90118.34
13Florida722.60÷6.50111.17
14Minnesota288.73÷2.70106.94
15Pennsylvania416.50÷4.00104.13
16Wisconsin290.90÷2.80103.89
17Nebraska302.40÷3.2094.50
18South Carolina788.30÷8.9088.57
19New Mexico664.20÷7.5088.56
20Colorado347.80÷4.0086.95
21Kansas452.70÷5.5082.31
22Tennessee753.30÷9.7077.66
23Louisiana729.50÷10.0072.95
24Missouri504.90÷7.1071.11
25Arizona482.70÷7.1067.99
26Washington333.10÷5.0066.62
27Maine118.00÷1.8065.56
28Texas510.60÷8.1063.04
29Alaska661.20÷10.7061.79
30North Carolina466.40÷7.7060.57
31North Dakota142.40÷2.4059.33
32Oklahoma499.60÷8.9056.13
33Utah234.80÷4.3054.60
34New Hampshire137.30÷2.8049.04
35Georgia493.20÷10.3047.88
36Oregon287.60÷6.1047.15
37Arkansas529.40÷11.6045.64
38South Dakota169.20÷3.8044.53
39West Virginia275.20÷6.4043.00
40Virginia269.70÷6.3042.81
41Indiana333.60÷7.8042.77
42Vermont124.30÷3.2038.84
43Alabama448.00÷13.4033.43
44Kentucky295.00÷9.6030.73
45Idaho239.40÷9.1026.31
46Mississippi291.30÷11.1026.24
47Montana287.50÷11.1025.90
48Wyoming239.30÷9.4025.46

Correlation -0.01335

[caption id="" align="aligncenter" width="500"] Quanto mais liberal o estado, mais criminoso. Quanto mais rígida a política de desarmamento, mais crimes violentos. Os liberais dizem que gostam de ciência. Eles deveriam olhar para as estatísticas.[/caption]

Nenhum comentário:

Postar um comentário