sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

EUVÍ: Jovem gay é agredido no trânsito em São Paulo por dois fisiculturistas


Nessa terça-feira fiquei sabendo do caso de um jovem homossexual que teria sido covardemente espancado por dois fisiculturistas. Andre Cardoso Gomes estava saindo de seu trabalho voluntário para se dirigir a sua casa quando foi surpreendido por dois fisiculturistas. Os dois fisiculturistas teriam começado a agredí-lo verbalmente com ofensas a sua homossexualidade e depois teriam começado a espancá-lo.

Fica aqui a minha indignação por mais esse ato bárbaro e a torcida pela melhora para a pobre vítima independentemente do que teria acontecido.

Segundo a versão dos jovens agressores tudo não passou de uma briga de trânsito comum. "Ele apanhou, apanhou de besta. Se tivesse seguido o caminho dele não teria apanhado", disse um dos espancadores. Na versão dos jovens o próprio rapaz gay teria provocado os dois fisiculturistas e estes não teriam tolerado. Os dois agressores disseram que a agressão não foi motivada por homofobia. Os agressores ainda disseram que o agredido está querendo aparecer dizendo que foi vítima de homofobia.

Na minha opinião esse foi mais um caso de agressão motivada por homofobia. Não haveria motivo para um rapaz gay provocar dois homens tão fortes e parecem que existem três testemunhas oculares que testemunharam o fato. A vítima também parecia ter trejeitos que indicariam a sua orientação sexual e assim foi alvejado pelos intolerante.  Mas o meu pensamento recaiu sobre algumas peculiaridades dessa situação.



1- Agressão é agressão. Agressãosempre agressão é crime. O fato de uma agressão não ser motivada por homofobia não a torna mais leve. O fato de uma agressão ser motivada por homofobia não a torna mais pesada. Um gay não é especial para a lei, tampouco melhor ou pior do que um hétero. A lei não faz distinção de gênero, etnia, credo ou orientação sexual. Os homossexuais são seres humanos e por isso devem ser tão respeitados quanto todos os outros.

2- Todos os dias milhares de homossexuais sofrem agressões. Diariamente muito mais heterossexuais sofrem agressões também por diversos motivos. A diferença é que os homossexuais sofrem agressões por todos os motivos que os heterossexuais sofrem, mais as agressões em função de suas sexualidades.

3- Nem toda a agressão a um homossexual é homofobia. Se fosse assim toda a agressão a um negro seria classificada como racismo. Se todo o crime contra um homossexual fosse homofobia, um homossexual que matasse um outro homossexual seria classificado como homofóbico. Para que alguém seja vítima de homofobia uma pessoa deve sofrer uma agressão real, intencionada e motivada pela sua homossexualidade.

4- Por que uma pessoa hoje em dia agride uma pessoa devido a sua orientação sexual? Que perigo o homossexual oferece a sociedade? O que motiva um ser humano a se dar o trabalho de agredir um outro ser humano apenas por causa de sua orientação sexual? O ódio somado ao preconceito.

Muitas pessoas têm um profundo preconceito voltado aos homossexuais, mas eles jamais se dariam o trabalho de agredí-los(até porque esse é um ato irracional). Uma pessoa que odeia a outra passa a não mais vê-la como um ser humano e não vê problema em agredir aquilo que pensa ser inferior ou um mal para a sociedade. Uma pessoa que odeia um negro não vê problema em agredir um negro. Uma pessoa que odeia um religioso não vê problema em agredir um religioso. Uma pessoa que odeia um homossexual não vê problema em agredir um homossexual.

5- O que gera o preconceito contra os homossexuais? Muitos alegam que é a religião cristã. Os dogmas cristãos colaboram para a marginalização da homossexualidade? Com certeza, pois a homossexualidade é vista pelos cristãos como um pecado. Mas a maioria das pessoas que agridem os homossexuais geralmente se fundamentam no machismo e não nas questões religiosas. O próprio perfil dos agressores não tende a ser um perfil de fanáticos religiosos( e olha que existem muitos).

Os Estados Unidos é um país muito mais religioso que o Brasil, tendo uma parte considerável de sua população sendo classificada como cristãos fundamentalistas. No entanto a probabilidade de um homossexual ser morto no Brasil é 785% maior que nos Estados Unidos.



6- O que pensa uma pessoa que agride os homossexuais? Será que ela não pensa que pode ter um filho ou um parente gay? Por que eles se encomodam tanto com a homossexualidade? O que eles querem provar? O que essa violência esconde? Violência não resolve nada. Violência só gera mais violência. Se eles não gostam de homossexuais eles podem simplesmente não procurar viver em lugares que eles "existem".

7- Nossa sociedade é homofóbica? Homofobia é medo ou aversão à homossexualidade. Mais da metade da nossa população é contra o casamento gay. Mais de 70% dos alunos das escolas públicas são abertamente contrários a hipótese de ter um colega de classe gay. De fato existe uma noção muito negativa em relação a homossexualidade e não sei dizer se essa noção pode ser classificada como homofóbica. Se essa noção é homofóbica então não só a maioria da população brasileira é homofóbica, mas também quase todas as pessoas que nasceram a um século atrás eram. Uma pessoa pode não concordar com a homossexualidade e não necessariamente ter medo, aversão e outros sentimentos negativos voltados aos homossexuais.

8- Existem muitas agressões contra carteiros provocadas por animaisno Brasil. Podemos concluir que os homossexuais têm uma semelhança com os carteiros, pois também são agredidos por animais. A diferença é que os animais que agridem os carteiros têm patas e os que  agridem os homossexuais conseguem ficar de pé e até latem de um jeito estranho. Agora vamos ao que interessa.

Será que deve haver uma lei protegendo especialmente os homossexuais dos crimes de homofobia? Para que essa proteção especial da lei ia servir? Ia acabar ou diminuir o preconceito e as agressões motivadas pela homofobia? Talvez. As agressões às mulheres não acabaram depois da Lei Maria da Penha, mas a violência doméstica passou a não ficar impune. O mesmo pode ser dito do racismo, depois que ele se tornou crime hediondo.

9- É bom ter um mínimo de bom senso. Já existe uma legislação que protege todos os indivíduos da sociedade. Se um determinado grupo requerer uma proteção maior por parte da lei(por mais que precise), isso pode motivar outros grupos a fazerem o mesmo. Em pouco tempo isso pode fazer que alguns grupos na sociedade tenham uma proteção muito maior por parte da lei do que outros, criando uma sociedade estaticamente discrepante.

10- A educação é a melhor forma de coibir qualquer tipo de preconceito. Como nenhum grupo na sociedade advoca abertamente a favor da homofobia não é interessante ficar vilanizando alguns grupos ou perfis dentro da sociedade apenas porque são mais propensas a ser contrárias a homossexualidade. Não gostar de algo não é crime, mas discriminar alguém em função de algo pode ser. Ninguém é obrigado a gostar de certos tipos de crenças, gêneros, orientações sexuais, etnias e etc. No entanto é inegável que a educação gera a tolerância e respeito ao próximo que faz com que as pessoas entendam as diferenças de uma maneira melhor.

O Brasil possui uma sociedade heteronormativa desde a sua criação e levando em consideração as mudanças que a nossa sociedade está passando não seria difícil imaginar que a homofobia será um assunto encontrado apenas em livros de história daqui a alguns anos. Porém não é nada difícil imaginar que se a sociedade continuar tolerante à agressividade e avessa às diferenças é até provável que não existam livros de história daqui a alguns anos.

3 comentários:

  1. Então agora qualquer briga, repreensão, assalto, roubo, latrocínio à um homossexual é homofobia? Se sim, agora sim temos uma desigualdade discrepante.

    ResponderExcluir
  2. Tudo nesse caso configura homofobia. Ele, efeminado, foi agredido por dois caras musculosos no meio da rua. Eles informaram que foi ele que provocou eles. Agredir gay porque é gay é homofobia, por qualquer outro motivo não é.

    ResponderExcluir