sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

EUVÍ: Rapper coreano PSY se desculpa pela sua música que faz apologia ao ódio aos Estados Unidos


Ingratidão, ódio, rancor, preconceito, anti-americanismo, palavreado xulo. Esses são os ingredientes da péssima canção que PSY teria lançado no festival de outubro de 2004 na Coreia do Sul. PSY ainda não era um artista conhecido e podia expressar nas suas músicas aquilo que ele realmente pensava. Mal poderia imaginar PSY que ele teria o maior arranhão em sua carreira seria causado por ele mesmo antes de ter alcançado a glória.

Será que esse é o fim da PSYmania? Caiu na internet a tal música do rapper coreano PSY que lançou claras críticas inflamadas aos Estados Unidos. O mesmo cantor que no passado teve o oportunismo de criticar duramente o país hoje tenta de forma oportunista capitalizar o máximo com seu hit nos EUA. Antes os EUA eram ruins, mas agora que ele quer expandir a sua carreira para poder ganhar dinheiro e fama os Estados Unidos agora é visto com bons olhos por PSY.







[caption id="" align="aligncenter" width="630"] Falar mal dos outros é muito fácil. Difícil é olhar pros próprios erros.[/caption]

A música nem foi escrita por PSY, ela é original da banda de metal N.E.X.T. A letra é tão ofensiva e tão baixa que só vou traduzir alguns estrofes:
싸이 rap : 이라크 포로를 고문해 댄 씨발양년놈들과
고문 하라고 시킨 개 씨발 양년놈들에
딸래미 애미 며느리 애비 코쟁이 모두 죽여
아주 천천히 죽여 고통스럽게 죽여

Kill those f---ing Yankees who have been torturing Iraqi captives.
"Kill those f---ing Yankees who ordered them to torture.
"Kill their daughters, mothers, daughters-in-law and fathers.
"Kill them all slowly and painfully.”

"Mate esses fudid*s americanos que tem torturado presos iraquianos.

Mate esses fudid*s americanos que tem ordenado a tortura.

Matem suas filhas, mães, noras e pais.

Mate a todos eles devagar e dolorosamente."

A hipocrisia não para por aí. Agora que a verdade veio à tona PSY não foi homem o suficiente para sustentar sua opinião e resolver pedir desculpas pela sua música.Na letra de Dear American, Psy pede a morte dos americanos que torturaram iraquianos e também de suas filhas, mães, noras e pais. "Que sua morte seja lenta e dolorosa", diz uma estrofe. Agora que a verdadeira  personalidade explosiva de PSY apareceu talvez muitos de seu fãs americanos não achem mais tão engraçado a ridícula dança do cavalo.

O rebuliço foi tamanho que o próprio PSY foi obrigado a soltar uma nota para apagar o fogo produzida pelas suas críticas inflamadas:
"As a proud South Korean who was educated in the United States and lived there for a very significant part of my life, I understand the sacrifices American servicemen and women have made to protect freedom and democracy in my country and around the world. The song I featured on in question from eight years ago -- was part of a deeply emotional reaction to the war in Iraq and the killing of two Korean schoolgirls that was part of the overall antiwar sentiment shared by others around the world at that time. While I’m grateful for the freedom to express one's self, I’ve learned there are limits to what language is appropriate and I’m deeply sorry for how these lyrics could be interpreted. I will forever be sorry for any pain I have caused by those words.

I have been honored to perform in front of American soldiers in recent months -- including an appearance on the Jay Leno show specifically for them -- and I hope they and all Americans can accept my apology. While it’s important that we express our opinions, I deeply regret the inflammatory and inappropriate language I used to do so. In my music, I try to give people a release, a reason to smile. I have learned that thru music, our universal language we can all come together as a culture of humanity and I hope that you will accept my apology."

"Como um orgulhoso sul-coreano que foi educado nos Estados Unidos e viveu lá por uma parte muito importante da minha vida, eu entendo os sacrifícios dos militares americanos e das mulheres têm feito para proteger a liberdade e a democracia no meu país e ao redor do mundo. A canção que eu fiz há foi a oito anos -. era parte de uma reação profundamente emocional sobre a guerra no Iraque e a morte de dois estudantes coreanos, que era parte do sentimento anti-guerra compartilhado por outras pessoas ao redor do mundo naquele tempo. Apesar de ser grato pela liberdade de poder me expressar, eu aprendi que há limites para o que a linguagem e estou profundamente arrependido pela forma como essas letras podem ser interpretadas. Serei eternamente arrependido por qualquer dor que eu causei com aquelas palavras.

Eu tive a honra de performar na frente de soldados americanos nos últimos meses - incluindo uma aparição que fiz no Jay Leno  especificamente para eles - e eu espero que eles e todos os americanos possam aceitar o meu pedido de desculpas. Embora seja importante que nós possamos expressar nossas opiniões, lamento profundamente a linguagem inflamatória e inadequada que eu costumava ter. Na minha música, eu tento dar às pessoas um alívio, um motivo para sorrir. Eu aprendi que na música, nossa linguagem universal, que todos nós podemos nos unir como uma cultura da humanidade e eu espero que vocês aceitem minhas desculpas."

[caption id="" align="alignnone" width="627"]obama psy Obama confirmou que vai com sua família ao show filantrópico em que Psy vai se apresentar. Ele não deve se importar com o que Psy disse da família dos soldados americanos.[/caption]

Voltei!

Francamente! Que palhaçada! Até parece que foi o PSY que escreveu essa nota e não um de seus assessores. A hipocrisia me enoja. Enquanto PSY xingava soldados americanos existiam soldados americanos estacionados no seu próprio país para defendê-lo em casos de ataque. A ingratidão dos sul-coreanos em relação aos militares americanos parece não ter limite. Muito provavelmente se não fosse o poder militar dos EUA a Coreia do Sul nem existiria e não haveria nada lá. É bom lembrar que os EUA já entraram numa guerra para defender a Coreia do Sul do satânico regime comunista e foi devido ao sangue derramado dos americanos que PSY critica que hoje a Coreia do Sul pode gozar de liberdade. Se não fosse o esforço dos americanos o Psy estaria cantando hoje o Communist Style.

Além do preconceito, do ódio e do anti-americanismo que a música de Psy expôs, fica evidente a falta de memória histórica e a ingratidão que mora dentro de sua mente. Os casos de tortura que aconteceram no Iraque são totalmente reprováveis, mas não é por isso que se deve criticar a força militar que se esforça todos os dias para garantir liberdade ao povo sul-coreano. Tem gente que gosta de se fazer de herói e para isso tem que ficar vilanizando alguém. PSY resolveu escolher como vilão o país que é o aliado mais fiel da Coreia do Sul.

[caption id="" align="aligncenter" width="403"] O hipócrita Psy ainda teve a coragem de se apresentar para as mesmas tropas do país que critica. Será que se os soldados continuariam dançando e achando Psy engraçado se soubessem o que ele já havia dito sobre o exército e suas famílias?[/caption]

"Mate a todos eles devagar e dolorosamente." (Kill them all slowly and painfully)


PSY em sua música "Dear American"


Psy disse que respeita a liberdade de expressão, mas na letra dessa música a liberdade que ele tomou foi a de ofender os outros. Quem sabe o que ia acontecer se ele tivesse ficado calado e respeitasse um pouquinho a mais o país do outros ? Agora que a máscara de Psy caiu alguém ainda acha que os americanos vão achar ele engraçado? Será que alguém acha que a letra de "Dear American" foi engraçada? O que realmente teria motivado essa letra tão ofensiva? O que Psy está escondendo atrás desse pedido de desculpas? Quem é o verdadeiro Psy? O cantor irreverente ou o semeador de ódio?

Psy ficou conhecido intercionalmente pelo seu estilo bem engraçado, mas não é possível achar graça de alguém que incita a morte contra as filhas e mães de soldados. Se no seu clipe de Gangnam Style Psy ficou famoso por fazer uma crítica social, hoje ele cria polêmica pelas críticas desproporcionais e mal educadas que fez contra os soldados americanos. Psy ganhou fãs devido ao Gangnam Style, porém o seu verdadeiro estilo pode ser visto claramente agora. Se ele causou histeria devido à sua personalidade cômica e carismática, o seu verdadeiro caráter agora causa histeria pelas notícias que agora começam a aparecer.

No vídeo abaixo Psy pode ser visto quebrando um tanque e fazendo uma clara alusão aos Estados Unidos em um show. O gesto é claramente intencional e a plateia vai a loucura. Diferente dos homens, os vídeos não costumam mentir.







Devemos tomar muito cuidado com as pessoas que parecem amáveis e engraçadas, mas na realidade escondem dentro de si um mar ódio e ingratidão. Aparentemente, as desculpas do rapper foram aceitas - ao menos pelo "sempre correto" Barack Obama. De acordo com o site The Huffington Post, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama confirmou presença e de sua família em show filantrópico em que Psy vai se apresentar. Obama dá mais uma prova que pouco se importa com as ofensas que Psy fez contra os soldados americanos. Qualquer presidente que tivesse o mínimo de caráter se recusaria a participar de um evento apresentado por um pessoa que teria incitado o ódio àqueles que defendem o seu país.

[caption id="" align="aligncenter" width="960"]psy anti american O oportunista Psy achava que ia montar em cima do dinheiro que ia conseguir nos Estados Unidos.[/caption]

A liberdade de expressão não é liberdade para ofender os outros. Tudo tem um limite e as críticas devem ficar no campo das ideias. Não se deve tolerar críticas que incentivem o morte contra um grupo ou contra a sua família. Incitar a morte das filhas, mães e filhos das pessoas é deprimente e isso não deve ser perdoado de uma hora pra outra como se não fosse nada demais. Se tolerarmos esse tipo de ofensa o que vai vir depois disso?

As pessoas têm que ter o mínimo de respeito pelos outros. E se alguém não consegue ter o mínimo de respeito por alguém eu tenho um conselho:

PSIU!


<a href=

4 comentários:

  1. Isso foi a OITO anos atrás, vai dizer que nunca se arrependeu de ter feito algo na última década?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Lu. Me arrependo de quase TODAS as coisas que fiz na última década. Mas nunca cometi atos de ódio contra qualquer grupo. O problema do Psy é que ele ofendeu desrespeitosamente o mesmo exército que defende o próprio país dele e depois foi se apresentar com os fuzileiros navais americano como se nada tivesse ocorrido anteriormente. Ele só pediu desculpas porque isso apareceu, se não tivesse aparecido ele nunca teria se desculpado.

    ResponderExcluir
  3. num dia quer a morte, no outro quer o dinheiro das mesmas pessoas que desejou o mal... praticamente um santo, coitadinho dele

    ResponderExcluir
  4. Tem muitas bandas inclusive americanas que criticam claramente as acoes sobre guerra do governo americano e tb os americanos que as apoiam, o album american idiot do green day é um dos exemplos.
    Agora um país que tem como idolos 50 sent, snoop dog, britney spears, beyonce, jenifer lopez entre outros nada mais natural que uma coreano com uma " danca do cavalo" como vc colocou faca sucesso. Pq ninguem ouve essa musica no acochengo do seu lar tomando um bom vinho e lendo um bom livro. Ouve na dalada com a cabeca cheia de cachaca pulando e cantando os " ai se eu te pego da vida".
    Ele é mais um a fazer sucesso beneficiado pela geracao facebook e mesmo tendo cantado essa música cheia de preconceito contra os americanos anos atrás vai fazer sucesso até o povo cansar dessa música e surgir outro hit de verao!
    Abs

    ResponderExcluir