sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

EUVÍ: Ronald Reagan, a biografia de um eterno herói sorridente do conservadorismo


Ronald Reagan foi o 40° presidente dos Estados Unidos da América e o principal símbolo do conservadorismo nas últimas 3 décadas. O conservadorismo que antes parecia uma ideologia morta ganhou um rosto carismático com a subida ao poder de Reagan. Durante o período que o conservador esteve no salão oval os Estados Unidos viram uma recuperação econômica surpreendente e puderam comtemplar a queda do demoníaco regime comunista da União Soviética.







A primeira profissão de Reagan foi de salva-vidas, tendo salvado 77 pessoas durante sua carreira. Talvez por isso Reagan sempre sentiu a responsabilidade de salvar vidas e praticar o "bem" por onde passou. O pequeno Reagan tinha um pai que era alcólatra e pôde ver claramente o que a dependência química faz com um ser humano. Reagan se cansou de ver seu pai chegar em casa carregado devido ao seu vício pela bebida.

[caption id="" align="aligncenter" width="385"] Reagan salva-vidas.[/caption]

O pai de Reagan trabalhava como vendedor. Talvez venha do pai de Reagan o aprendizado que o tornou um vendedor de sonhos. É bem provável também que seu pai tenha feito com que ele ganhasse um grande nojo a dependência do ser humano a qualquer coisa e isso teria colaborado para sua futura ojeriza à dependência ao governo.

Desde criança Reagan sempre teve muita dificuldade em enxergar por ter uma visão muito comprometida pela miopia. Se na vida Reagan não enxergava muito bem com seus olhos, a sua mente foi capaz de enxergar o que muitos se negaram a ver e assim conseguiu guiar seu país para o caminho do progresso econômico. Reagan foi a prova viva de que às vezes é preciso de um cego para poder enxergar o caminho que sempre está na frente de todos e ninguém quer ver.



A mãe de Reagan era uma mulher muito religiosa e ela teria o educado de uma forma bastante cristã. Reagan aprendeu desde criança todas as histórias da bíblia e mesmo não sendo uma pessoa religiosa sempre se guiou pelo que aprendeu com sua mãe. Reagan por ser de uma família pobre e trabalhadora foi um dos milhões de beneficiados pelas ações governamentais do New Deal do presidente Roosevelt. Devido ao seu passado pobre Reagan se tornou um liberal hemofilíco e democrata como ele mesmo confessaria no futuro.

Ator



Ronald Reagan ainda jovem decidiu ousar e saiu do colégio no meio da Grande Depressão para ser radialista. Ele trabalhou para custear seus estudos na Eureka College, na qual cursou economia e sociologia. Após se formar, ele se tornou locutor esportivo de rádio. Um teste em 1937 lhe valeu um contrato em Hollywood. Ao longo dos 20 anos seguintes ele apareceu em 53 filmes.. Graças ao seu carisma Reagan conseguiu bons papéis que o tornaram um ator reconhecido e famoso.

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial Reagan teria tentado se alistar, porém sua péssima visão o teria impedido de defender seu país contra as forças do Eixo. Reagan foi impedido de combater nazistas na vida real, mas durante a guerra ele aproveitou vários papéis para poder atuar como soldado americano no combate aos nazistas.



Depois da Segunda Guerra a carreira de Reagan começou a se dissolver. Os heróis que ele interpretava passaram a ser substituídos por anti-heróis como James Dean e Marlon Brando. Reagan viu seus papéis perdendo cada vez mais relevância e resolveu que deveria alçar novos voos em sua carreira. Reagan se tornou presidente do Sindicato dos Atores e isso fez com que toda a sua vida mudasse para sempre. Como presidente do sindicato Reagan se deparou com a ameaça comunista que residia em alguns setores à sua volta.







Numa ocasião houve uma greve o líder de um sindicato disse que preferiria mais a constituição da União Soviética do que a constituição americana. Essas declarações fizeram que Reagan revisse toda a sua ideologia e enxergasse no comunismo a grande ameaça que existia para o seu país. A partir daí Reagan se tornou um porta-voz da luta contra o comunismo e em consequência disso teria tido uma súbita conversão para a ideologia do partido republicano. Depois disso Reagan passou odiar o governo e ser um proclamador dos impostos mais baixos.



Reagan era casado com uma atriz chamada Jane Wymam, com quem teve uma filha biológia e um filho adotado. O casamento de Reagan estava num momento ruim por causa de um filho que ela teria perdido numa gravidez e a súbita conversão de Reagan ao conservadorismo teria sido a gota d'água para o seu divórcio. Seu filho adotado foi estuprado por um homem que tirou fotos do estupro. A ameaça do surgimento das fotos sempre foi um fantasma que Reagan temeu pelo resto de sua vida.

Reagan teria começado a ajudar membros da CIA a descobrir quem eram os atores em Hollywood que integravam a lista negra de comunistas. Ele sempre se negou a acusar outros atores nas audiências em que fez parte, mas existem evidências de que ele teria acusado muitos por debaixo dos panos. Uma atriz chamada Nancy teria entrado por engano numa dessas listas de comunistas e foi ao encontro de Reagan para que ele tentasse limpar o nome dela. Ronald teria se apaixonado por ela e eles se casaram pouco tempo depois. Ronald confessou em vida que em muitos momentos parecia para ele que a vida só teria começado de verdade depois que ele conheceu sua mulher Nancy.



Reagan sempre teve problemas em casa. Ainda criança um de seus filhos disse que nunca mais queria ir a igreja e que era ateu. Ele mais tarde se tornou bailarino e confessou que nunca sentiu que seu pai não o amasse, mas de fato ele nunca teve uma conversa franca com ele. Uma das filhas de Reagan se tornou uma liberal convicta e só teria feito as pazes com o pai quando ele já estava perto de morrer.

reagan and nancy

A carreira de Reagan estava de mal a pior e ele resolveu aceitar um contrato para se tornar porta-voz da General Eletric. Como porta-voz Reagan discursou para todos os 200.000 funcionários da empresa ao redor do país pregando a favor do conservadorismo e alertando as pessoas contra os avanços do governo. Os executivos da General Eletric não o teriam contratado para que ele fizesse palestras sobre política e sim para que ele falasse de assuntos mais amigáveis. Eles resolveram dar a Reagan uma opção. Ele poderia continuar sendo porta-voz da empresa, mas para isso deveria parar de falar de política. Reagan rejeitou a proposta e perdeu seu emprego, tendo preferido ficar com seus princípios do que com um cargo de porta-voz.







A nobreza e a veemência do discurso de Reagan fez com que ele se tornasse um apoiador fiel da derrotada campanha de Barry Goldwater a presidência em 1964. Reagan deu um discurso para a campanha de Goldwater que fez que ele se tornasse um novo símbolo do conservadorismo. No seu discurso Reagan alertava sobre os perigos reais do comunismo e como a América deveria tomar uma posição de oposição em relação ao avanço dos ideias socialistas. Tudo o que Reagan falava era o que Goldwater também afirmava, mas todos acreditaram que aquele discurso tinha mais credibilidade na voz de Reagan. Reagan entrou em evidência por causa desse discurso e muitos políticos o teriam convencido a entrar para o mundo da política.







Governador

Reagan venceu uma difícil eleição contra o governador democrata Pat Brown e teve a oportunidade de demonstrar na prática toda a sua ideologia libertária . O conservador Reagan logo se deparou com os hippies e com o movimento de contra-cultura dos anos 60 e  teve de enfrentar duros protestos de estudantes na Universidade de Berkeley logo no início de seu mandato. Reagan agiu com dureza para combater os protestantes e enviou o exército para dentro do campos depois que os manifestantes mataram duas pessoas e queimaram estabelecimentos públicos.

reagan last day

Reagan não teve vida fácil como governador. Seu legislativo democrata o forçou sempre a colocar fora da pauta de discussão suas ideias neo-liberais. Reagan foi o primeiro governador a colocar uma equipe multirracial e com homossexuais. Reagan tinha de negociar com os democratas e por isso nunca conseguiu diminuir o tamanho do governo do Califórnia. Hoje a Califórnia é um estado praticamente falido a despeito de sua pujança econômica devido ao grande déficit que o estado adquiriu conforme o passar dos anos. Durante o governo de Reagan foi assinado o "Ato de Aborto terapêutico" para banir da Califórnia as clínicas de aborto clandestinas. Reagan mais tarde se arrependeu de não ter evitado que esse ato fosse assinado, pois em consequência disso milhões de vidas teriam sido perdidas.

Reagan tentou a nomeação do partido republicano à presidência em 1968, mas perdeu para Richard Nixon. Mais tarde ele mesmo teria dito que não estava preparado naquela época para ser presidente. Reagan conseguiu se reeleger em 1970 e não tentou o terceiro mandato no ciclo político seguinte. A maior frustração de Reagan como governador foi a respeito da pena de morte, pois no período em que ele era governante a suprema côrte da Califórnia proibiu todos as penas de morte sentenciadas antes de 1972.

Em 1976 Reagan tentou a nomeação republicana mais uma vez. Mas infelizmente ele perdeu uma apertada disputa para Gerald Ford nos últimos momentos. Tendo tentado duas vezes sem sucesso a nomeação de seu partido o caminho de Reagan para a Casa Branca parecia estar se apagando por causa de sua idade já avançada, mas o destino ainda o reservava alegres surpresas.

[caption id="" align="aligncenter" width="388"] Reagan em 1976.[/caption]

Em 1980 os Estados Unidos viviam um momento de calamidade. O presidente democrata Jimmy Carter enfrentava muitas críticas devido a inflação provocada pela crise do petróleo e pelo sequestro da embaixada americana no Irã. Segundo o próprio Carter o país vivia uma "crise de confiança" e a responsabilidade seria de todos os americanos. O terreno não poderia estar mais propenso para as ideias peculiares de Reagan. Havia uma crise de confiança, mas era uma crise de confiança no governo. O discurso libertário de Reagan não poderia parecer mais adequado em 1980.

Quem disputou a nomeação republicana contra Reagan foi George H. W. Bush. Até então se tinha a noção de que se os impostos fossem diminuídos a economia poderia ser melhorada porque os investidores ficariam mais propensos a investir. O problema era que quando se diminui os impostos de forma abrupta a arrecadação desaba e isso cria enormes déficits. O plano econômico de Reagan era diminuir os impostos e que apenas com isso a arrecadação seria aumentada devido à subida do consumo. Bush alertou nas primárias republicanas que o plano econômico de Reagan era uma política de econômica baseada no vodu de tão inadequada.

Bush era tudo que Reagan dizia ser. Reagan dizia ser um homem de família, mas tinha filhos rebeldes e uma família desfuncional. Era Bush que tinha uma família tradicional. Reagan ficou conhecido no cinema como esportista, mas foi Bush que foi campeão de baseball na juventude. Reagan ficou conhecido no cinema como herói de guerra, mas foi Bush que arriscou a vida lutando na Segunda Guerra Mundial.



Tendo derrotado Bush o caminho estava livre para que Reagan conseguisse enfrentar Carter depois de duas tentativas frustradas. Reagan sabia que o destino havia criado uma das poucas situações em que seu discurso caberia como uma luva para os problemas do país. Reagan de fato foi o candidato mais ideológico a ser eleito num país que tem costume por rejeitar os extremismos.

Reagan afirmou na época que recessão era quando o seu vizinho perde o emprego, depressão é quando você perde o seu emprego e  recuperação é quando Jimmy Carter perde o emprego dele. Carter não tinha nada bom que ele poderia dizer que fez e preferiu fazer um campanha baseada no medo e na desconstrução da imagem de Reagan. Quando os dois fizeram o debate final Carter ainda estava na frente nas pesquisas. Reagan venceu o debate quando perguntou para os americanos se eles estavam melhor do que estavam a quatro anos atrás. Ele disse que se estavam melhores deveriam votar em Carter, mas se estivessem piores deveriam votar nele.







Presidente

Reagan teve uma vitória convincente contra Carter com 50,7% dos votos. O ex-ator conseguiu vencer em 44 estados com 489 dos 538 delegados eleitorais.







Nos primeiros meses de seu governo Reagan foi vítima de um atentado. Um homem dizendo querer chamar a atenção de Jodie Foster disparou uma série de tiros que acabaram acertando o presidente americano. Reagan tinha 70 anos e foi atingido pela bala na região do tórax. Ao chegar na mesa de cirurgia Reagan teria dito que esperava que todos os médicos fossem republicanos. Reagan ficou próximo da morte e sua saúde nunca mais foi a mesma depois desse incidente. O atentado fez com que Reagan ganhasse popularidade e que ele tivesse capital político para implementar a sua tão desejada queda de impostos.







Bem no início de seu governo Reagan viu uma greve dos controladores de tráfego aéreo. O ex-presidente de sindicato foi duro e disse que iria demitir quem não voltasse ao trabalho e assim fez. Reagan deu o recado de como lidaria com grevistas que colocassem a economia de seu país em risco. Ele não teve medo de demitir 11.345 controladores de tráfego e usou controladores do exército enquanto outros controladores eram contratados e treinados.







Reagan tinha muitos objetivos ao chegar a presidência, mas o principal era vencer a Guerra Fria. Quando Reagan chegou ao poder havia uma noção de que a Guerra Fria era uma guerra sem fim e que ela não poderia ser vencida. Reagan tinha em sua mente que essa era uma guerra que deveria acabar e deveria ser vencida. A União  Soviética, que já não estava bem das pernas, tinha a política de igualar os gastos militares dos americanos, mas o PIB americano era muito maior que o dos soviéticos. Reagan aumentou abruptamente os gastos militares e assim fez com que os soviéticos entrassem em colapso devido aos seus gastos militares.







Foi aí que Reagan usou sua cartada de mestre. Ele resolveu lançar o programa "Guerra nas Estrelas". O programa consistia na criação de satélites que interceptariam as bombas atômicas antes de elas chegarem ao seu destino. O programa colocaria um ponto final na tensão nuclear que existia. O problema é que o "Guerra nas Estrelas" não passava de um blefe, pois ele era impossível de ser criado com a tecnologia da época e seu próprio conceito vinha apenas da imaginação de Ronald Reagan.







Os soviéticos não estavam dispostos a entrar numa nova e cara corrida espacial. O "Guerra nas Estrelas" levou os soviéticos para a mesa de negociação numa posição de inferioridade e eles assinaram um tratado de diminuição mútua de arsenal nuclear. Para muitos a Guerra Fria acabou ali. O sempre sorridente Reagan conseguiu dar um fim honroso para uma guerra que jamais existiu de fato.

A economia em 1984 ainda estava ruim e as medidas econômicas de Reagan não pareciam surtir efeito. Mas a confiança dos americanos começou a subir depois que as medidas ecônomicas realmente foram vistas com as responsáveis pelas melhoras que estavam acontecendo no decorrer da campanha eleitoral. O desemprego ainda estava alto, mas todos os índices apontavam que a demanda por emprego estava subindo.







Em 1984 foi a vez de Reagan  concorrer a reeleição contra o democrata Walter Mondale. Depois de um primeiro debate pífio Reagan teve um segundo debate triunfal e mostrou que ainda tinha condições de vencer uma eleição. Reagan já começava a dar sinais de falta de memória e sua idade se começava a se tornar um empecilho. Reagan no segundo debate disse que não iria aceitar a idade como tema e que não iria explorar politicamente a inexperiência de seu desafiante democrata.







Reagan venceu a eleição de 1984 conseguindo um feito histórico. Ele venceu em 49 dos 50 estados americanos. Sua vitória por 58,8% contra 40,6% de Mondale demonstrou como a paisagem política do país havia mudado. Minessota foi o único estado em que ele perdeu por apenas 4 mil votos. O caminho parecia vai azul para o horizonte republicano e o ex-ator de Hollywood poderia então presumir que era manhã novamente na América.







Reagan não foi perfeito no segundo mandato e também foi pego no escândalo Irã-Contras. Reagan teria dado armas ao regime iraniano em troca de reféns e isso era contra a lei. Reagan ainda teria usado recursos do escândalo para financiar grupos rebeldes da América Central para lutar contra os regimes socialistas da região. Reagan se referia a esses grupos como "guerreiros da liberdade" e dizia que os Contras possuíam o mesmo espírito que os pais da América tinham. Quando o escândalo explodiu o ex-salva-vidas primeiro disse que não sabia do que se tratava e que jamais trocaria armas por reféns. Quando ficou claro que ele estava mentindo Reagan foi a tv pedir desculpas e afirmar que as evidências mostravam que ele e as melhores intenções dele estavam errados.







No plano econômico Ronald Reagan diminuiu os impostos dos mais ricos e criou uma recuperação econômica que o concedeu um segundo mandato. Ele conseguiu negociar com os democratas uma legislação para corte de impostos, estimulou o crescimento econômico, conteve a inflação, aumentou o emprego e fortaleceu a defesa nacional. Mesmo quando o fortalecimento das forças de defesa levaram a um grande déficit, ele se recusou a se desviar desse caminho devido a sua política externa.







Se a economia ia bem, o governo Reagan virou as costas para os mais pobres diminuindo benefícios e aumentando as disparidades entre ricos e pobres. Reagan não conseguiu em nenhum de seus oito anos de governo ter um orçamento que não fosse deficitário. Reagan também fez vista grossa para a verdadeira epidemia de AIDS que aconteceram nos anos 80. Muitos acreditam que Reagan pouco se importava com a AIDS devido ao fato dela na época atacar mais a comunidade homossexual. Outros acreditam que ele simplesmente não queria aumentar os gastos com saúde. Reagan apenas abriu os olhos para a AIDS no último ano de seu governo.







Certa vez perguntaram a Reagan se o fato dele ter sido ator o atrapalha como presidente. Ele respondeu que em alguns momentos se perguntava se era possível ser presidente sem ter sido um ator. O ex-ator sempre foi conhecido pela sua simpatia e por suas piadas. Durante o tempo em que governou sempre fez questão de dar discursos de fé e esperança sobre o futuro de seus país. Para Reagan os melhores dias da América sempre estão por vir e não existe nada que o povo não possa fazer.







O eterno inimigo do governo entrou para a história como tendo aumentado o governo. O inimigo dos impostos entrou para a história como tendo os aumentado. O inimigo das bombas atômicas entrou para a história por ter mandado construir milhares delas. O republicano radical ficou conhecido pelos seus acordos com os democratas. O homem que não foi a igreja nenhuma vez em 8 anos é lembrado como um dos  maiores símbolos dos valores cristãos. O homem que tinha um relacionamento péssimo com seus filhos é hoje o símbolo dos valores familiares. O homem que odiava o comunismo foi capaz de dar um fim a ele sem disparar uma bala.







Reagan entrou para a história não somente pelos seus grandes feitos, mas pela sensatez de ter o pragmatismo necessário para saber colocar o que é melhor na frente e as ideologias de lado. Ao terminar seu governo Reagan voltou para o seu rancho na Califórnia. O eterno herói dos conservadores acabou sendo diagnosticado com o Mal de Alzheimer e teve a coragem de escrever uma carta aberta ao povo americano se despedindo.







[caption id="" align="aligncenter" width="400"]REAGAN LAST PHOTO Última foto de Reagan.[/caption]

Reagan morreu sem poder lembrar do que fez e sem saber quem eram as pessoas que o haviam amado. Sua memória foi se apagando lentamente até que em pouco tempo ele não lembrasse mais quem era a sua esposa. Nancy Reagan já afirmou que a maior dor que sentiu foi quando seu marido não conseguiu mais lembrar dela. A pessoa que ela mais amava e com quem tinha dividido todos os melhores momentos de sua vida agora a olhava como uma estranha. Nancy perdeu a pessoa que mais amava mesmo ela estando viva.



Reagan teria esquecido ainda quem ele mesmo era antes de morrer, mas a sua memória vive ainda no coração de muitos americanos que jamais se esquecerão dele. A vida pode ter sido um pouco  ingrata para um homem que sempre quis ser o salva-vidas. O homem que sempre pensou no próximo acabou esquecendo quem ele era. O ator das telas recebeu do povo o maior papel de sua vida e ganhou como prêmio o reconhecimento da história.

Reagan_and_Gorbachev_signing

O ator  viveu esportistas, cientistas, soldados, galãs, mocinhos e vilões; mas ficará lembrado pelo papel de governante. Reagan poderia não ser um ótimo ator, mas soube ser um excelente presidente. A história de Ronald Reagan é um filme com uma história de amor. O eterno salva-vidas se aposentou da vida tendo conseguido salvar o que ele mais amava, o seu país.



Reagan conseguiu fazer de sua história um filme no qual ele era o coadjuvante e o protagonista era a América. O povo foi a sua platéia e ele conseguiu dar a ela um final feliz. Infelizmente o coadjuvante não teve um final feliz, mas ele conseguiu a maior atuação de sua vida. Reagan no final das contas foi a prova viva de que um ator não precisa de um Oscar para entrar para a  história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário