terça-feira, 11 de dezembro de 2012

EUVÍ: Valério confessa que amigo de Lula o ameaçou de morte: "Ou se comporta, ou morre"


Marcos Valério havia afirmado que não cairia sozinho. Ele prometeu que tinha provas que ligariam Lula ao esquema do Mensalão. Agora o empresário Marcos Valério disse no depoimento prestado em setembro à Procuradoria-Geral da República que o esquema do mensalão ajudou a bancar "despesas pessoais" de Lula. Em meio a uma série de acusações, também afirmou que o ex-presidente deu "ok", em reunião dentro do Palácio do Planalto, para os empréstimos bancários que viriam a irrigar os pagamentos de deputados da base aliada. Valério ainda afirmou que Lula atuou a fim de obter dinheiro da Portugal Telecom para o PT.

No mesmo depoimento à Procuradoria-Geral da República em que afirmou que dinheiro do mensalão pagou despesas pessoais do ex-presidente Lula, o operador do esquema, Marcos Valério disse ainda ter sido ameaçado de morte por Paulo Okamotto, atual diretor do Instituto Lula e amigo do ex-presidente. "Se abrisse a boca, morreria", afirmou o empresário à PGR. As declarações de Valério foram publicadas na edição desta terça-feira do jornal O Estado de S. Paulo.

[caption id="" align="aligncenter" width="450"]marcos valerio O STF não teve pena dele e o deu uma grande pena.[/caption]

"Se abrisse a boca, morreria."


Marcos Valério



"Tem gente no PT que acha que a gente devia matar você", teria dito Okamotto a Valério, conforme as duas últimas das 13 páginas do depoimento prestado no dia 24 de setembro pelo operador do mensalão ao Ministério Público Federal. "Ou você se comporta, ou você morre", teria completado Okamotto. Valério disse à subprocuradora da República Cláudia Sampaio e à procuradora Raquel Branquinho que foi "literalmente ameaçado por Okamotto". Procurado pelo jornal, o diretor do Instituto Lula não comentou o caso nesta segunda-feira.

"Tem gente no PT que acha que a gente devia matar você."


Paulo Okamoto segundo Marcos Valério



Valério relatou que Okamotto o procurou pela primeira vez em 2005. Okamotto disse, segundo Valério, que o procurava por ordem do então presidente Lula. Os dois teriam se encontrado primeiro na casa de Eliane Cedrola. Segundo Valério, uma diretora da empresa de Okamotto. O emissário de Lula teria pedido que Valério permanecesse em silêncio e não contasse o que sabia.

Da segunda vez, o encontro ocorreu na Academia de Tênis em Brasília, onde Okamotto se hospedava, conforme Valério. Foi nessa segunda conversa, cuja data não é mencionada, em que as ameaças expressas teriam sido feitas. Na época, Okamotto presidia o Sebrae e entrou na lista de investigados por ter pago uma dívida de 29.436,26 reais contraída por Lula em empréstimo feito junto ao PT.

Valério afirma que Lula não apenas sabia do esquema como se beneficiou dele - tendo, inclusive, avalizado empréstimos ao PT. Segundo o jornal, Valério disse que os valores foram depositados na conta da empresa do ex-assessor da Presidência, Freud Godoy, conhecido como o "faz-tudo" de Lula na época –. O empresário declarou ainda que o ex-presidente deu "ok" para o PT tomar empréstimos com os bancos BMG e Rural para pagar deputados da base aliada. Pela primeira vez, ele informou ter detalhes sobre outro caso escabroso envolvendo o PT: o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em janeiro de 2002.

É bom lembrar que não seria a primeira vez que o PT poderia queimar arquivo. Celso Daniel teria morrido porque iria colocar a boca no trombone sobre os esquemas ilícitos que rolaram na eleição de Lula em 2002. Também é bom lembrar de qual foi o fim de PC Farias, o tesoureiro do Collor.

[caption id="" align="aligncenter" width="720"]lula marcos valerio Será que o PT vai matar Marcos Valério ou será que Marcos Valério vai matar o PT?[/caption]

Marcos Valério imaginava que o PT iria amenizar a sua pena, mas o STF não teve pena alguma dele e o incriminou por 40 anos. Agora o careca mais famoso do Brasil quer empurrar para trás das grades o Lula. Antes o mensalão não existia e hoje ele está cada vez mais perto do homem que nunca soube de nada.

Enquanto Marcos Valério abre o bico Lula tem que se preocupar também com a Operação Porto Seguro, que cada vez chega mais perto de seu nome através de sua suposta amante Rosemary Noronha. Já existem até denúncias que Rosemary teria entrado em Portugal com 25 milhões de reais em uma das viagens em que fez com Lula. O homem que nunca sabe de nada já até disse que não se surpreendeu com as denúncias feitas a Rosemary.

Sinceramente, pouco me importo se Lula tinha uma amante ou não. Se ele tiver uma ou mil pouco interessa a mim, mas me surpreende muito o fato do homem que nunca sabe de nada desta vez não se surpreender com essas denúncias de corrupção. Um homem que no passado já ofereceu dinheiro para a mulher abortar uma filha que hoje ele diz amar para mim é capaz de qualquer patifaria e canalhice. A maior traição de Lula não foi à Dona Maria, mas a todo o povo brasileiro. Lula deve achar que depois de 8 anos no poder deve ganhar um lugar cativo na história do Brasil, mas se Marcos Valério provar o que disse Lula pode ganhar um lugar cativo na cadeia.

[caption id="" align="aligncenter" width="624"]lula prisão O Lula não sabe de nada. Será que ele vai saber em breve como é a vida na prisão?[/caption]

Nenhum comentário:

Postar um comentário