domingo, 16 de dezembro de 2012

EUVÍ: Eleições 2014 - Pesquisa Datafolha indica reeleição de Dilma no 1º turno




[caption id="" align="aligncenter" width="415"] ih![/caption]

Antes de qualquer coisa, não criemos pânico!!! Se as pesquisas de 2008 estivessem certas José Serra não só seria presidente como nunca perderia uma eleição boba como foi a desse ano para prefeito. Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo indica que, se a eleição fosse hoje( E GRAÇAS A DEUS NÃO É), o PT venceria no primeiro turno – quer o candidato fosse a presidente Dilma Rousseff, quer fosse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O levantamento foi feito na quinta-feira e ouviu 2.588 pessoas em 160 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Dilma teria de 53% a 57% dos votos, conforme o cenário. Lula teria 56%(CRUZ CREDO). Os porcentuais de intenção de voto em Dilma e de Lula são equivalentes na pesquisa estimulada (quando o entrevistado escolhe um nome a partir de uma lista), mas se distanciam na espontânea. Com esse método, Dilma tem 26% e Lula, 12%.

[caption id="" align="aligncenter" width="667"] As pesquisas do mangnífico instituto Datafolha apontavam uma vitória fácil do Serra em 2009. Em 2010 Dilma venceu. Espero que em 2014 a tradição não se quebre e dessa vez o candidato do PT perca.[/caption]

Oposição - Os candidatos de oposição têm índices pífios no levantamento espontâneo. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) registra 3%. Os também tucanos José Serra e Geraldo Alckmin têm 2% e 1%, respectivamente. Marina Silva (sem partido) aparece com 1%. Outros 46% não responderam. Quando o Datafolha pergunta sugerindo cenários, os porcentuais de todos os possíveis candidatos aumentam.

Foram testadas quatro listas, sendo três com Dilma e uma com Lula. Os petistas vencem (infelizmente) em todas. O instituto testou o nome de Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do julgamento do mensalão. Barbosa pontua 9% quando a candidata do PT é Dilma. Ele empata tecnicamente com Aécio Neves. Na disputa com Lula, Barbosa tem 10% de intenções de voto.

Aposta do PSDB para 2014, Aécio Neves tem seu melhor desempenho em um cenário com Dilma e Marina. Ele fica com 14%, contra 57% de Dilma e 18% de Marina. Quando o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), aparece como candidato, ele tira votos de Aécio. Campos fica com 4%. Aécio, com 12%, Dilma, com 54%, e Marina mantém os 18%.

Cenário 1

Diúma-57cm

Marina sem partido- 18kg

Aelcil-14%

Cenário 2

Diúma-54cm

Marina sem partido- 18kg

Aelcil-12% Eduardo- 4% datafolha 2014 Voltei! Bem, nos cenários com a Dilma os demais candidatos juntos tem 32% e 34% dependendo de quem é o candidato. É óbvio, eu adoraria que a Dilma estivesse com apenas um dígito, mas o nosso país é como é e o PT merece crédito pelo que conseguiu fazer nesses últimos anos. Os tucanos realmente são um ave em extinção. O que essas pesquisam indicam é que os nomes dos tucanos ou não são conhecidos ou são tão conhecidos que ninguém quer votar neles.

Eu estranho os 10% do Joaquim Barbosa em um dos cenários. No Brasil se um juiz faz o que é devido de sua profissão e coloca bandidos na cadeia, logo alguém quer que ele se candidate a presidente.

A grande surpresa dessas pesquisas não é o bom desempenho da petista, mas o desempenho degradante dos tucanos. O que já foi o partido mais importante do Brasil hoje não consegue ser nem a segunda força numa eleição presidencial. A força de Marina Silva mostra como existe uma juventude que não possui fé alguma no PT e nos tucanos.

Acredito que se a Marina estivesse em um partido mias forte ela poderia unir o seu eleitorado progressista com um eleitorado mais conservador, uma vez que ela diz ser evangélica. No entanto, eu desacredito em tudo que a própria Marina possa fazer em benefício próprio para conseguir ser presidente, levando em consideração seus atos passados.

Eu sou uma pessoa otimista. Onde as pessoas veem uma estrela vermelha no horizonte, eu vejo uma luz no fim do túnel. O nome de Dilma não deve estar na frente devido ao seu carisma, mas devido às suas aparições midiáticas. Se deus quiser até 2014 muitas investigações ainda vão colocar o nome do PT num patamar ainda mais rasteiro. A oposição não deve tomar essa pesquisa como um atestado de fracasso, mas como um sinal de que seu estilo de oposição branda não está funcionando. Dois anos na política são uma eternidade. Até 2014 o que todos nós temos que ter em mente é que a única pesquisa que interessa é a que é feita no dia da eleição.

Um comentário: