terça-feira, 6 de novembro de 2012

EUVÍ: 10 erros e acertos do primeiro mandato de Obama



Acertos:




1- Sua postura

Obama, sendo o símbolo de uma novo geração, encantou o mundo com seu carisma e seu apelo à esperança e à mudança.

2- Os incentivos a indústria automobilística

Mesmo sendo considerado um ato impopular, Obama continuando as medidas que Bush implementou, ajudou a Ford, a Chrysler e a GM da falência, salvando milhões de empregos.



3- A morte de Bin Laden

Obama deu a ordem para matar o maior terrorista do mundo, mesmo sem avisa o governo paquistanês. Obama tomou sobre si a responsabilidade da operação.

4- Obamacare(lei da saúde)

Obama conseguiu socializar a saúde nos Estados Unidos, dando mais acesso para os pobres à assistencia médica.

5- Apoio ao casamento homossexual

Obama ganhou muito crédito e apoio da comunidade homossexual americana por seu apoio ao casamento gay. Suas doações de campanha subiram exponencialmente depois da declaração.

Erros: 


1- O lidar com a oposição

Obama teve 2 anos com maioria das duas casas do legislativo e escolheu isolar a oposição e implementar sua agenda de forma não bipartidária. Quando Obama perdeu a maioria no congresso, os rancorosos republicanos fizeram de sua vida um inferno. Obama falhou em unir conservadores e liberais, tendo ajudado a criar a maior disparidade ideológica da história americana.

2- O ataque ao consulado na Líbia

A Casa Branca recebeu um comunicado do embaixador na Líbia de que um possível ataque podia ocorrer no 11 de setembro. O governo nada fez e a embaixada foi invadida e o embaixador morto. Obama diz que fez tudo o que pôde.

3- A disputa sobre o teto da dívida

Obama não conseguiu se entender como a câmara de maioria republicana. Com isso a reputação dos Estados Unidos foi abalada mundo afora pela falta de conciliação entre democratas e republicanos.



4- Debate pífio

Obama fez um PÉSSIMO primeiro debate contra Romney. Romney que estava vários pontos atrás nas pesquisas, graças ao debate, voltou à disputa.

5-  Desemprego elevado

Obama não conseguiu conter o aumento do desemprego no início de seu mandato. Em 2010, o desemprego chegou a 10%. Felizmente, suas medidas têm feitos mais efeito no final de seu mandato e o desemprego está em 7,9%.

No governo Obama cerca de 4 milhões de pessoas perderam o emprego e cerca de 4 milhões arrumaram um. No total, em 4 anos Obama criou um saldo positivo de 190 mil empregos. Mas muitos não entram na conta dos desempregados por ter desistido de procurar emprego.



5,5- Dívida crescente

Obama aumentou a dívida do país em mais de 4 trilhões em 4 anos, Bush aumentou a dívida em 4 trilhões em 8 anos.

Um comentário: